O que a Scania apresentou na BusWorld 2025
Seis dias de evento e visitantes de todo o mundo. O objetivo? Conhecer de perto o que há de mais avançado em tecnologia, eficiência e soluções de transporte de baixo carbono quando o assunto é o transporte de passageiros. Estamos falando da BusWorld Europe 2025, evento que aconteceu durante o início do mês na Europa e, claro, contou com a presença da Scania.
Entre as principais novidades, a marca apresentou uma das gamas mais completas e modernas: a nova plataforma Super, disponível nas versões a combustão e híbrida plug-in (PHEV), que foi um dos grandes destaques; e a plataforma elétrica de três eixos com piso baixo, lançada no mercado europeu em abril, no modelo Scania Irizar i3.
A Scania também surpreendeu ao anunciar a chegada de um novo ônibus totalmente elétrico, dando mais um passo em sua jornada de sustentabilidade com mais uma solução em eletromobilidade. Quem passou pelo estande pôde conhecer na prática parte dessa tecnologia durante o test drive do Irizar i6S Efficient PHEV, além de conferir de perto o Scania Touring LBG/LNG, vencedor do título de Melhor Ônibus Sustentável de 2025 no Sustainable Bus Awards.
Durante os dias de feira, a Scania participou ainda de painéis técnicos e debates sobre o futuro da mobilidade, reforçando seu compromisso com um transporte mais limpo, eficiente e inteligente — uma agenda que se conecta diretamente com os avanços que já estão acontecendo no Brasil.
Os caminhos que o Brasil já percorre
Por aqui, a transição energética também já começou. Mas, sabemos e sempre lembramos aqui que cada mercado tem o seu tempo. As soluções são desenvolvidas de acordo com a maturidade e infraestrutura de cada país, levando em conta fatores como rede de abastecimento, políticas públicas, demanda local e suporte técnico. Por isso, enquanto a Europa já conta com uma gama mais ampla de produtos elétricos e híbridos, o Brasil avança em ritmo próprio, em etapas, com a chegada de soluções pensadas para sua realidade atual, mas alinhadas à mesma estratégia global da marca.
Um exemplo disso é o ônibus K 280 4×2, movido a gás ou biometano, desenvolvido para operar no Brasil com essas fontes mais limpas de combustível e disponível para o aqui e agora da realidade das operações do nosso país. Outro marco dessa jornada foi o lançamento do primeiro ônibus 100 % elétrico da Scania no país, o K 230E B4x2LB, com autonomia entre 250 e 300 km.
Ainda de acordo com a entidade, as exportações acompanham o ritmo: foram 5.233 ônibus enviados ao exterior nos nove primeiros meses do ano, um salto de 60,6 % em relação a 2024. Esses resultados refletem um mercado em plena retomada e mostram que o transporte de passageiros no Brasil caminha, passo a passo, rumo a uma mobilidade mais limpa e eficiente.
Além disso, o cenário do transporte nacional também vive um momento positivo. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre janeiro e setembro de 2025, foram 17.690 ônibus emplacados no Brasil, o que representa uma alta de 12,2 % em relação ao ano anterior. A produção de chassis também cresceu, somando 24.040 unidades - um aumento de 13,4 %. O transporte urbano segue na dianteira, com 19.471 chassis produzidos, enquanto os modelos rodoviários tiveram alta expressiva de 48,5 %.
Durante a BusWorld, um grupo de clientes do Consórcio Scania teve a oportunidade de acompanhar de perto as inovações apresentadas em Bruxelas. A visita fez parte de uma jornada especial que incluiu experiências exclusivas e contato direto com as equipes globais da marca. Essa imersão proporcionou aos clientes vivenciarem o propósito da Scania em primeira mão: transformar o transporte em um sistema mais eficiente e sustentável.
* Press Release/Scania America Latina.




Nenhum comentário:
Postar um comentário