quarta-feira, 26 de junho de 2013

>>> NEW BUS FOR LONDON


Routemaster: Ícone reencarnado
 
Na eleição municipal de 2008 em Londres, a apertada vitória de Boris Johnson sobre o então prefeito, Ken Livingstone, foi creditada a uma série de fatores políticos relevantes. No entanto, há quem jure que um ônibus de dois andares ajudou a decidir o pleito em favor do candidato conservador: durante a campanha, Johnson atacou Livingstone pela decisão de retirar de circulação das ruas da capital o Routemaster, o icônico veículo vermelho tão associado a Londres quanto o Big Ben.
 

 
Sendo assim, BoJo não deu chance para o azar quando assumiu e imediatamente encomendou um substituto. E depois de um ano com o Routemaster 2.0 em fase de teste numa linha única, a 38, a partir de agora o ônibus passará também a fazer o trajeto entre Pimlico, no centro, e Hampstead, no norte da cidade. E vai oferecer aos turistas a chance de uma jornada diferente pelas ruas londrinas.
 
 
Isso porque o novo Routemaster (cujo nome oficial é New Bus For London), traz a mesma plataforma aberta pela qual seu antepassado ficou conhecido e amado, por permitir o embarque e desembarque mais simplificado dos passageiros. Ao mesmo tempo, tem um design com portas alternativas que permite sua operação por apenas o motoristas em horários fora do pico – a versão mais antiga obrigava a presença de um cobrador porque a plataforma não podia ser fechada.
 
 
Mas além do design nostálgico, o novo Routemaster é mais ecológico graças à tecnologia de propulsão híbrida, que resulta o dobro de eficiência em consumo de combustível em comparação com ônibus convencionais e 50% a menos de emissões de monóxido de carbono. O veículo é também o primeiro em mais de 50 anos a ser concebido especificamente tendo em vista as necessidades do trânsito londrino.
 
 
Hoje, passageiros mais curiosos podem conferir o novo ícone vermelho na rota 38, entre Victoria e Hackney. Os mais saudosistas podem matar as saudades do velho Routemaster, datado de 1954, nas rotas históricas 9 e 15, que partem de Trafalgar Square para High Street Kensington e Tower Hill. Circulam de 9h30m às 19h, com passagem de ida custando 2,40 libras esterlinas.

* F. Duarte/Yahoo Viagens.

Nenhum comentário: