sexta-feira, 14 de março de 2014

>>> FRONTIER PLATINUM


Nissan Frontier Platinum: série especial limitada traz mais tecnologia e sofisticação

Conhecida por sua força, conforto e amplo espaço interno, a picape Nissan Frontier ganha a série exclusiva Platinum, que chega agora às revendas de todo o Brasil. Com produção limitada a mil unidades, a novidade destaca-se por oferecer um dos melhores pacotes de itens de série entre as picapes equipadas com câmbio automático, motor diesel e tração 4X4. Fabricada na unidade da Aliança Renault-Nissan em São José dos Pinhais, no Paraná, o modelo tem preço de R$ 120.890.
 
 
A série especial Platinum torna ainda mais atraente a Nissan Frontier, uma picape reconhecida pela sua versatilidade e que já teve mais de 100 mil vendidas no país desde o início de sua produção local, em 2002. Sua lista de equipamentos de série inclui itens de tecnologia, segurança, conforto e design, ressaltando a mistura de robustez e sofisticação. Externamente, a Frontier Platinum traz acabamento com detalhes cromados na grade, nos retrovisores externos e nos faróis de neblina, dando ao estilo do utilitário visual elegante. Os pneus todo terreno, que calçam rodas de liga aro 16 de seis raios, possuem escrita em branco e os faróis e as lanternas têm máscara negra. O logotipo que identifica a série fica na tampa traseira.
 
 
A série especial está posicionada entre as versões SV Attack 4X4 manual e a topo de linha SL, que até agora era a única opção com câmbio automático da linha da fabricante japonesa. Ela está disponível em três cores: branco (sólida), preto e prata (metálicas).

 
O nome Platinum foi escolhido para reforçar a tecnologia de ponta desta série limitada, que traz alto valor agregado com itens disponíveis nos concorrentes somente em versões mais caras. Equipamentos como os sistemas de controle de estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control) e de tração (TCS – Traction Control System); ar-condicionado digital automático de duas zonas; câmera de ré integrada ao display do rádio de 5 polegadas; chave presencial I-key, que permite a abertura das portas com um simples toque na maçaneta. Além deles, a Frontier Platinum vem com câmbio automático de cinco velocidades com sobremarcha (overdrive), que trabalha casado ao motor turbodiesel de 2.5 16V de 190 cv; direção hidráulica com ajuste de altura do volante; travas elétricas nas quatro portas; freios ABS com Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD) de última geração; airbag duplo; cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e volante com comandos de áudio e piloto automático.

MOTORIZAÇÃO DE PONTA

Comandado por corrente, que aumenta a durabilidade, o motor da Frontier Platinum é o consagrado 2.5 16V turbodiesel de terceira geração (YDK3), que traz o que a Nissan oferece de melhor no mundo em tecnologia. Trata-se do mesmo bloco vendido no mercado europeu, um dos mais exigentes nas leis antipoluição e referência em propulsores diesel.
 
 
Como características do motor dessa geração da picape japonesa estão o uso de componentes que reduzem a fricção das partes móveis da unidade principal e também do cabeçote, o moderno sistema de injeção eletrônica de combustível de alta pressão e o filtro de partículas de diesel (DPF, em inglês). Estes equipamentos contribuem para a redução da emissão de gases poluentes, mas também trazem outros benefícios, como o aumento da potência e do torque. Na prática, torna a Frontier valente para enfrentar terrenos acidentados e fora de estrada, habilidade que a tornou uma referência em seu segmento.
 
 
Assim como todas as versões 4x4 de série da Frontier (S, SV Attack e SL), a série limitada Platinum possui motor de 2,5 litros, que desenvolve 190 cv de potência a 3.600 rpm e torque de 45,8 kgfm a 2.000 rpm. Os modelos com tração traseira da linha Frontier (S e SV Attack) têm 163 cv a 3.600 rpm e 41,09 kgfm a 2.000 rpm.

QUALIDADES RECONHECIDAS

A série Platinum mantém as qualidades que tornaram a Nissan Frontier referência em dirigibilidade e agilidade no segmento. Entre elas, o sistema Shift-on-the-Fly, que permite o acionamento da tração nas quatro rodas por meio de um botão no painel, mesmo com o carro em movimento (até 80 km/h). Esse acionamento eletrônico está disponível em três modos: 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida, sendo o último o mais indicado para superar terrenos excessivamente irregulares, arenosos ou lamacentos.
 
 
As medidas off-road mostram que a Nissan Frontier Platinum encara qualquer desafio. O ângulo de ataque é de 32º, enquanto o de saída é de 24º. A capacidade máxima de subida de rampa é de 39º e a altura livre do solo é de 220 mm, oferecendo uma condução segura e sem sustos nos pisos irregulares e não pavimentados. Os pneus todo terreno não alteram o conforto para os passageiros nem aumentam os ruídos, mas ampliam a capacidade do uso fora de estrada da Frontier.
 
 
Apesar de ter no seu DNA a capacidade para enfrentar qualquer tipo de terreno acidentado, a Nissan Frontier Platinum não dispensa o conforto para os passageiros. Com 5.230 mm de comprimento, sua distância entre-eixos é uma das maiores do segmento de picapes médias (3.200 mm), o que a faz ter um dos melhores espaços internos da categoria. Além disso, o banco traseiro tem inclinação de 23° no encosto, o que proporciona mais comodidade para quem viaja no banco de trás. A picape da Nissan mede ainda 1.850 mm de largura e 1.780 mm de altura.
 
 
Para o transporte de cargas, o utilitário oferece 454 mm de altura na caçamba, solução que aumenta a capacidade para transportar objetos – o comprimento é de 1.513 mm e a largura, 1.494 mm. Com essas dimensões, a Frontier tem capacidade de carga para até 1.030 quilos.
 
 
A suspensão foi desenvolvida pela engenharia da Nissan do Brasil para ser resistente em terrenos fora de estrada e, ao mesmo tempo, confortável. O conjunto dianteiro é independente, com braços triangulares duplos, mola helicoidal e barra estabilizadora. O traseiro possui eixo rígido com feixes de mola.
 
 
Sempre uma das principais preocupações da Nissan, a segurança dos passageiros é um dos destaques da Frontier Platinum. Na ativa, a picape conta com freios a disco nas rodas dianteiras e com os sistemas antitravamento ABS e distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) nas quatro rodas; freios traseiros a tambor autoajustáveis, com válvula sensível à carga (LSV), e com controle de tração e estabilidade (VDC). Cintos de segurança dianteiros de três pontos com pré-tensionadores, airbag duplo frontal e barras de proteção nas quatro portas atuam na segurança passiva.

* Press Release/Nissan do Brasil.

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