domingo, 22 de julho de 2018

>>> OPERAÇÃO ABACAXI


Nos anos 1950, jovens se aventuraram de jipe em viagem por 19 países

Em plena década de 1950, três jovens se aventuraram de jipe em uma viagem improvável por 19 países. O livro “Operação Abacaxi - Flashes de uma aventura” chega às livrarias e retrata a saga de três amigos que resolveram cruzar as Américas a bordo de um jipe.


O ano é 1955 e de uma reunião entre os amigos Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly, à época com apenas 19 anos, nasce a ideia de participar do oitavo Jamboree Mundial (evento máximo do Movimento Escoteiro que ocorre a cada quatro anos) que seria realizado pela primeira vez no continente americano.

O que faria toda a diferença na vida desses três jovens foi como decidiram chegar até o evento no Canadá, seguindo pelo Alasca e depois retornando ao Brasil: nada de avião ou navio, mas sim por terra, num jipe standard modelo Willys. Isso numa época sem internet, GPS e quando a telefonia ainda dava seus primeiros passos.

Sem dinheiro para a empreitada e como forma de conseguir patrocínio para a aventura, tiveram a ideia de modificar o jipe com peças produzidas por 25 fabricantes nacionais, como forma de conseguir recursos e ainda ajudar a promover a indústria automobilística brasileira – naquela época ninguém acreditava que o país pudesse fabricar veículos aqui.

Curioso e difícil de acreditar e que revela as dificuldades enfrentadas pelos inexperientes viajantes, serviu para dar nome ao livro que chega às livrarias e que conta a viagem desses três jovens aventureiros e sonhadores que durou 1 ano e 12 dias e percorreu quase 73 mil quilômetros, passando por 19 países: “Operação Abacaxi - Flashes de uma aventura”.

Editado pela Overlander e narrado por Hugo Vidal, um dos viajantes originais, hoje com 85 anos, o livro é muito mais do que o retrato de uma aventura quase impossível para a época, mas sim uma obra repleta de curiosidades, belas imagens e uma história de inspiração que valoriza a importância do companheirismo, de batalhar pelo que realmente quer e até de se encontrar uma vocação profissional.

* Redação/Carpress.

Nenhum comentário: