quinta-feira, 22 de novembro de 2018

>>> VOLVO NA MINERAÇÃO


Volvo fornecerá solução
com caminhões autônomos
para mineradora na Noruega

A Volvo Trucks acaba de assinar um acordo histórico com a Brønnøy Kalk AS, uma das mais importantes mineradoras da Noruega. Caminhões Volvo FH autônomos vão transportar calcário de uma mina a céu aberto até um porto nas proximidades.


A solução para a Brønnøy Kalk AS consiste no transporte de calcário por seis caminhões autônomos em um trecho de cinco quilômetros. Os veículos vão transitar por meio de túneis entre a mina e o triturador. Vários testes foram realizados com sucesso ao longo de 2018. A solução estará totalmente operacional até o fim de 2019.


“Estamos desenvolvendo soluções com o nível de automação adequado à necessidade específica de cada cliente. No Brasil, já há caminhões Volvo com tecnologia autônoma na colheita de cana-de-açúcar. Agora, com esta nova inciativa na Noruega, na aplicação de mineração, a Volvo vai aos poucos tornando a tecnologia de caminhões autônomos uma realidade comercial. O objetivo inicial é dar apoio aos motoristas em operações repetitivas, cansativas ou de risco, em áreas confinadas, sem trânsito aberto de outros veículos ou pedestres”, afirma Alan Holzmann, diretor de planejamento de produto da Volvo Trucks na América Latina.

Solução comercial por tonelada

O contrato na Noruega segue outros projetos bem-sucedidos recentes de automação com caminhões Volvo, na mineração, colheita de cana-de-açúcar e coleta de lixo. Mesmo assim, esta solução comercial representa um passo importante para a Volvo Trucks. Em vez de comprar caminhões autônomos a Brønnøy Kalk está adquirindo uma solução para o transporte de calcário entre dois pontos.


"Este é um passo importante para nós", ressalta Raymond Langfjord, diretor administrativo da mina. "A concorrência no setor é alta. Buscamos sempre aumentar nossa eficiência e produtividade e temos uma visão clara do aproveitamento de novas oportunidades em tecnologia e soluções digitais. Procuramos um parceiro confiável e inovador que compartilhe nosso foco em sustentabilidade e segurança. Com os autônomos, nossa competitividade aumentará muito", acredita.


"Temos orgulho de apresentar uma solução autônoma que resolverá os desafios de nossos clientes em segurança, confiança e rentabilidade", afirma Claes Nilsson, Presidente Mundial da Volvo Trucks. As necessidades globais de transporte estão mudando continuamente em um ritmo muito rápido. A indústria está exigindo soluções novas e avançadas. Nosso objetivo é liderar o desenvolvimento de produtos e serviços para responder a essas demandas", continua Claes.

Caminhões Autônomos, uma realidade

"É emocionante chegar a este ponto em que apresentamos novas soluções autônomas", celebra Sasko Cuklev, diretor de soluções autônomas da Volvo Trucks. Trabalhando em área confinada, num caminho pré-determinado, saberemos como aproveitar ao máximo a solução e adaptá-la às necessidades específicas do cliente. Trata-se de uma colaboração efetiva para desenvolver novas soluções, proporcionando mais flexibilidade e eficiência, bem como o aumento da produtividade”, assegura Cuklev.


Segundo o acordo, o cliente contrata um serviço de transporte e paga por tonelada entregue.

* Press Release/Grupo Volvo América Latina.

Nenhum comentário: