segunda-feira, 12 de abril de 2021

>>> ÍCONE OFF-ROAD


Ford Bronco: O nascimento de um ícone off-road

O segmento de SUVs vai ganhar em breve um modelo totalmente novo no Brasil, mas que já traz uma longa tradição na bagagem. É o Bronco, veículo que entre outras curiosidades foi o primeiro a ser chamado oficialmente de utilitário esportivo e se tornou um clássico cult nos Estados Unidos. Conheça um pouco dessa rica história.


Na década de 40, os jipes (ou veículos GP, “general purpose”) de uso militar ficaram famosos pela robustez e versatilidade. Depois, ganharam popularidade também para uso civil, mas deixavam a desejar nos aspectos de conforto, direção, ruídos e vibrações.


Donald Frey e Lee Iacocca, os mesmos criadores do Mustang, viram aí a oportunidade de lançar um veículo que combinasse essa robustez com um padrão maior de conforto. Assim nasceu o Bronco, que foi lançado nos Estados Unidos como modelo 1966, aproveitando a experiência adquirida pela marca na produção de veículos 4x4 para o exército.


Os primeiros esboços do Bronco, com o icônico formato quadrado, faróis redondos e duas portas, foram criados por Mckinley Thompson, o primeiro designer afro-americano a trabalhar na Ford. A linha oferecia três modelos: Wagon (fechado), Roadster (aberto, sem portas e capota) e Utilitário Esportivo (com caçamba estilo picape). Todos tinham tração 4x4, transmissão manual de três velocidades e motor de seis cilindros com 105 cv. Pouco depois, passou a oferecer também um motor V8 de 200 cv.


O Bronco virou imediatamente o carro preferido nas corridas off-road, vencendo várias provas. A mais famosa foi a Baja 1000, da qual se tornou em 1969 o primeiro veículo de série campeão geral – feito até hoje não igualado. O veículo permaneceu essencialmente o mesmo até 1973, quando ganhou direção hidráulica e transmissão automática como parte da “revolução do Bronco”.


Em 1978, o Bronco de segunda geração foi totalmente redesenhado para oferecer um off-road de raiz, mas com boa performance também na estrada. Baseado na plataforma da Série F, trazia mais espaço e conforto para os passageiros, ar-condicionado e rádio AM/FM como opcionais e dois motores V8, pela primeira vez sem uma opção V6. Com mais de 180.000 unidades vendidas nos primeiros dois anos, foi um grande sucesso.


Na terceira geração, de 1980 a 1986, o Bronco tornou-se menor, mais leve e eficiente no consumo de combustível, usando a plataforma da F-150 mais curta com motores V6 e V8. A mudança foi providencial, diante da segunda crise do petróleo e alta no preço dos combustíveis. Foi também a primeira a ter suspensão dianteira independente.


O Bronco II, irmão menor do Bronco, foi lançado em 1983 como modelo 1984. Em vez da Série F, ele se baseava na plataforma da Ranger e tinha quatro opções de motor V6. Em 1990, foi descontinuado para dar lugar ao Ford Explorer no segmento.


O Bronco de quarta geração, de 1987 a 1991, teve a frente redesenhada e ganhou recursos mais modernos, como injeção eletrônica, freios traseiros ABS e, a partir de 1988, duas transmissões manuais de cinco velocidades.


A geração final do Bronco, de 1992 a 1996, teve mudanças mínimas na carroceria e no estilo, mas foi aprimorada com vários recursos de segurança e funcionalidade. Foi a primeira a trazer airbags para o motorista, cinto de segurança de três pontos e, em 1994, ar-condicionado livre de clorofluorcarbonetos (CFCs).

Ford Expedition

O último Bronco saiu da linha de montagem em 12 de junho de 1996. O gosto dos consumidores americanos estava mudando e o robusto SUV de duas portas foi substituído na linha Ford pelo Expedition de quatro portas.


Durante 30 anos, o Bronco teve 1.148.926 unidades produzidas e se tornou um clássico cult celebrado no cinema e na música. Ficou conhecido como um veículo capaz de ir a qualquer lugar, que dá aos proprietários uma maneira de expressar sua personalidade e estilo. Em 2004, a Ford exibiu o Bronco Concept, uma visão da futura família global que chega agora para dar continuidade a essa herança.

* Press Release/Ford Motor Company Brasil.

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