terça-feira, 26 de julho de 2022

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Opel Kadett e Opel Astra: tradição em station wagons na Europa

Desde os anos 60, cerca de 25 milhões de automóveis Opel Kadett e Opel Astra foram vendidos – 5,8 milhões deles na versão station wagon. É um número impressionante e um forte desempenho. Alinhados de ponta a ponta, todos os modelos compactos da Opel construídos até hoje quebrariam a marca mágica dos 100.000 quilômetros e formariam uma linha de veículos que poderia dar duas voltas e meia ao redor do globo. Os compactos da Opel tornaram a mobilidade pessoal possível para muitos, especialmente em tempos economicamente difíceis. Com cada geração de modelo, a Opel também tornou as tecnologias dos segmentos de veículos mais elevados acessíveis a muitos compradores de automóveis – como todos os produtos Opel têm feito há 160 anos, desde máquinas de costura e bicicletas a motos e automóveis. Ao mesmo tempo, o fabricante continua a combinar inovações de classes mais altas com design dinâmico.


A introdução do novo Astra Sports Tourer no ano do jubileu da Opel marca o início de uma nova era na história dos station wagons de classe compacta da marca. O novo Astra Sports Tourer é a primeiro modelo Opel a apresentar a nova face da marca Opel Vizor e o cockpit digital Pure Panel, bem como um elegante acabamento de pintura em dois tons como opção. Além disso, continua a ofensiva elétrica da Opel. O novo Astra Sports Tourer é o primeiro station wagon Opel a ser eletrificado – já agora como híbrido plug-in e no próximo ano também como versão elétrica a bateria.

Mas tudo começou com o Kadett A Caravan em 1963. A Opel apresentou o seu primeiro station wagon de classe compacta e rapidamente se tornou líder no segmento de mercado. A partir de então, um carro “como uma van” fazia parte de cada nova geração do Kadett e do Astra. O Astra H (2004-2010) foi o último compacto da Opel a ostentar o nome Caravan até o final da produção. Nesse meio tempo, as propriedades mudaram cada vez mais de ferramentas típicas de artesãos para companheiros de estilo de vida. Assim, todas os station wagons Astra são designados Sports Tourer desde 2010.

Kadett A a Astra L – uma história de sucesso ao longo de 11 gerações

1963-1965: Opel Kadett A
Espaçoso como um autocarro: O primeiro CarAvan


O Opel Kadett Caravan revolucionou a classe dos compactos em 1963. Um bagageiro grande, muito espaço para seis pessoas graças a uma terceira fila de bancos, um motor novo e dinâmico e baixos custos de manutenção constituíram a receita do sucesso do Kadett A. A Opel construiu cerca de 650.000 até 1965. Os contornos eram modernos, a linha de cintura era baixa, as janelas panorâmicas proporcionavam boa visibilidade e uma faixa decorativa ao longo da lateral acentuava a forma alongada. Os para-lamas dianteiros afunilavam-se nos faróis. O espaço interior impressionou os proprietários de carros pequenos convencionais. O porta-malas era um compartimento de bagagem real, e a tampa do tanque de combustível estava do lado de fora! “ Opel Kadett , em resumo: OK”, escreveu a equipa de publicidade da Opel, incapaz de resistir também a uma crítica aos seus concorrentes em Wolfsburg. “Você nunca sente cheiro de gasolina no porta-malas”, eles disseram com uma piscadela. Com seu moderno motor dianteiro refrigerado a água, o Kadett tinha outra grande vantagem de design sobre o Fusca. A unidade de quatro cilindros de 993 cc desenvolveu 40 cv.

1965-1973: Opel Kadett B Caravan
Força em números: O Kadett é uma história de sucesso de exportação


B segue A, e uma nova série já substituiu o primeiro modelo em 1965. A nova versão tinha mais de quatro metros de comprimento e, portanto, muito maior que seu antecessor. A Caravan com a sua área de carga de 1,57 metros de comprimento está disponível desde o início das vendas com a opção de duas ou quatro portas. Quanto à sua figura elegante – seus colegas no exterior inspiraram os designers. Não só o comprimento foi aumentado - assim também foi a potência. Os engenheiros da Opel aumentaram o diâmetro da unidade de quatro cilindros em 3 mm. A unidade básica de 1.078 cc desenvolveu 45 hp. Também estava disponível um motor 1.1 S de alta compressão com 55 cv. O Kadett rapidamente se tornou um sucesso, com mais de 2,6 milhões de unidades produzidas de setembro de 1965 a julho de 1973. E seu sucesso certamente não se limitou ao seu país de origem.

1973-1979: Opel Kadett C
Sólido como uma rocha: Qualidade em todas as formas


A família Kadett C tinha muitas caras: um carro familiar inteligente, um aspecto chique com uma porta traseira prática ou um coupé desportivo competitivo (GT/E) em pintura de guerra. O Caravan veio primeiro como duas portas e depois quatro portas em 1976. Um total de 1,7 milhão deles foram construídos entre 1973 e 1979. A tração traseira Kadett C estreou em agosto de 1973 com um design limpo corpo e um novo eixo dianteiro de duplo braço triangular. O motor mais popular foi o 1.2 com 60 cv e modestos 88 Nm de torque. Os recursos de design característicos incluíam uma grade do radiador plana, um capô do motor com o vinco da marca e um para-choque dianteiro em forma de spoiler. “O Kadett não só tinha boa dirigibilidade, como também é conscientemente projetado e feito de forma limpa. Requer pouca manutenção, é fácil de reparar e econômico para operar.

1979-1984: Opel Kadett D Caravan
Remake/remodelação: Espaço em abundância


A quarta geração do Kadett do pós-guerra introduziu uma nova era na classe dos compactos na Opel. No IAA de 1979, o primeiro modelo de tração dianteira da Opel com motor transversal de quatro cilindros estreou como o Kadett D de aparência moderna. A embalagem era realmente convincente. O recém-chegado de 4,20 metros de comprimento era apenas um pouco mais longo que seu antecessor, mas oferecia muito mais espaço do que muitos de seus rivais. Mas não foi apenas o layout do trem de força e o chassi com eixo de torção na traseira que rompeu com a tradição: o Kadett recebeu um novo motor OHC de 1,3 litro que gerava 60 ou 75 cv. Além do espaçoso volume de carga de até 1.425 litros, a Opel oferecia apenas versões fastback. Para as famílias, havia uma Caravan com outro nome: “Voyage Berlina”. Outras modificações técnicas incluíram um chassi mais baixo, novos amortecedores de direção e freios a disco ventilados internamente na frente. Um total de 2,1 milhões de unidades Kadett D foram produzidas de 1979 a 1984.

1984-1991: Opel Kadett E Caravan
Fora do túnel de vento: Carro do Ano


O segundo Kadett de tração dianteira, construído de 1984 a 1991, foi nomeado “Carro do Ano 1984” e foi um vencedor absoluto. Vendendo um total de 3.779.289 carros em sua vida, foi o Opel mais vendido até agora e um verdadeiro campeão mundial de aerodinâmica. Com base na engenharia de seu antecessor, o Kadett E foi definido para uma carreira estelar. Com um coeficiente de arrasto de 0,39, o Kadett D já era o melhor de sua classe, mas esse valor não era nada comparado ao seu sucessor. Depois de passar 1.200 horas de ajustes finos no túnel de vento, a variante de cinco portas alcançou um sensacional 0,32 (Caravan 0,35). Os compradores adotaram a nova forma após apenas alguns meses, abrindo caminho para uma nova história de sucesso que forneceu ao Kadett E 625.000 novos registros em toda a Europa em 1987. As versões station wagon de duas e quatro portas já tinham subido ao topo da classe. Em 1987, dois motores a diesel Caravan de 54 cv partiram em uma viagem de 30.000 quilômetros do Alasca à Terra do Fogo – ambos chegam com segurança ao destino final. A partir de abril de 1989, todos os Kadetts a gasolina são vendidos com catalisador na Alemanha.

1991-1997: Opel Astra F Caravan renascido: Kadett torna-se Astra


Cerca de 4,13 milhões de Astra F foram construídos entre 1991 e 1997, tornando-o no modelo Opel mais vendido de todos os tempos. Trabalho de desenvolvimento focado na combinação de design moderno com mais espaço interior, maior conforto e maior ênfase na proteção ambiental. O sucessor do Kadett assumiu o nome de seu modelo irmão britânico (a quarta geração do Kadett foi vendida no Reino Unido como Vauxhall Astra desde 1980). A Caravan é uma variante popular desde o início. A Opel também lançou uma ofensiva de segurança com sua nova estrela. Todos os Astras ofereciam um sistema de cinto ativo com tensores nos cintos de segurança dianteiros e ajustáveis ​​em altura, bem como proteção lateral incluindo reforços de tubo de aço duplo em todas as portas. Pela primeira vez, todos os motores vieram com conversores catalíticos.

1998-2004: Opel Astra G Caravan
Totalmente galvanizado: no novo milênio


Na primavera de 1998, o Astra foi oferecido desde o início como um hatchback de três e cinco portas. Design independente progressivo, chassis dinâmico e tecnologia de motorização, bem como quase o dobro da rigidez de torção e flexão do seu antecessor, foram apenas algumas das características do Opel Astra de segunda geração completamente novo. O corpo totalmente galvanizado do novo modelo desempenhou um papel fundamental na retenção de alto valor. O volume do bagageiro aumentou para 1630 litros; compradores particulares preferem o Caravan Club altamente equipado com até 115 cv. A segurança ativa foi aprimorada com um aumento de 30% na saída de luz dos faróis de halogênio H7 transparentes e o chassi Dynamic Safety (DSA) completamente redesenhado. Combinou conforto com manuseio ágil e seguro, mesmo sob carga total. A distância entre eixos era cerca de onze centímetros mais longa, permitindo mais espaço interior, em particular mais espaço para os joelhos na parte traseira e um maior volume de bagageira de até 1.500 litros. O station wagon compacto mais rápido da marca - o Astra OPC Caravan - chegou às ruas em 2002; o modesto familiar causou muitas surpresas ao percorrer a Autobahn a velocidades de até 240 km/h.

2004-2010: Opel Astra H Caravan
Faróis e suspensão adaptáveis: Um conceito vencedor


Com doze motores que variam de 90 a 240 cv e sete variantes de carroceria, a escolha de modelos para o Astra H que vendeu mais de 2,7 milhões de unidades foi excepcional. Quando foi lançado em março de 2004, a terceira geração do Opel Astra ostentava um design progressivo, alta dinâmica de condução e muitas inovações técnicas, ganhando imediatamente vários testes de comparação em publicações especializadas em automóveis. Os destaques tecnológicos do Astra incluíram o sistema de chassis adaptativo IDSPlus com Controle de Amortecimento Contínuo (CDC) eletrônico, apenas encontrado na classe de luxo e carros desportivos exclusivos, bem como o sistema de faróis dianteiros adaptáveis ​​(AFL) com luz de curva dinâmica. O Astra também ostentava altos níveis de segurança. A Caravan oferecia muito espaço aos passageiros.

2010 – 2015: Opel Astra J Sports Tourer
O primeiro Sports Tourer


Arte escultural combinada com precisão alemã – o station wagon dinâmico é lançado um ano após o seu irmão de cinco portas e pela primeira vez leva a placa de identificação Sports Tourer. O Opel Astra J não só incorpora a nova filosofia de design da marca, como também mantém o inteligente sistema Flex-Fold, até 1500 litros de espaço útil, e auxilia os condutores com um conjunto de tecnologias que já deram uma contribuição importante para o sucesso do modelo. A câmera frontal reconhece os sinais de trânsito e informa o motorista sobre limites de velocidade ou proibições de ultrapassagem. Ele também avisa os motoristas se eles correm o risco de sair da pista. Com o sistema de faróis AFL+, o Astra pode olhar ao virar da esquina e, se necessário, até escurecer automaticamente as luzes ou mudar para os máximos. Com um chassi que pode ser aprimorado pela tecnologia adaptativa FlexRide, o Astra Sports Tourer pode usar seus talentos dinâmicos ao máximo. Os condutores do Astra também beneficiam de uma nova geração de bancos dianteiros desenvolvidos de acordo com as últimas descobertas em ergonomia de segurança, que receberam o selo de qualidade dos especialistas médicos da organização AGR (Campanha para Costas Mais Saudáveis).

A partir de 2016: Opel Astra K Sports Tourer
Eficiência pura


Até 190 kg mais leve, significativamente mais espaçoso por dentro, apesar das dimensões quase idênticas, e mais eficiente graças ao uso exclusivo de motores de nova geração – o Opel Astra Sports Tourer foi um salto quântico no desenvolvimento e imediatamente eleito “Carro Europeu do Ano 2016”. O Astra K continuou a tradição dos seus antecessores. O novo Sports Tourer também se destacou pela tecnologia de iluminação. Foi o primeiro carro a introduzir a tecnologia de matriz LED adaptável e completa IntelliLux LED ® – até agora reservada para modelos de luxo e premium de classes mais altas – no segmento compacto. Os sistemas de assistência ao motorista de nova geração também incluíam o Assistente de Sinalização de Trânsito, o Assistente de Manutenção de Faixa com Aviso de Saída de Faixa, juntamente com a Indicação de Distância Seguinte e o Alerta de Colisão Dianteira com Frenagem Iminente de Colisão. Além disso, o novo Astra K mais uma vez entregou o bem-estar com bancos dianteiros ergonômicos recentemente projetados, também certificados pela organização AGR. Esses novos bancos dianteiros podem até ser aprimorados com uma função de ventilação e massagem.

A partir de 2022: Opel Astra L Sports Tourer
Eletrificando: Station Wagon elegante com Opel Vizor e Pure Panel

Com a estreia mundial do novo Astra no outono de 2021, a montadora alemã abriu o próximo capítulo – o modelo compacto está disponível pela primeira vez eletrificado, como cinco portas e Sports Tourer. A Opel vai oferecer o Astra Sports Tourer como híbrido plug-in e a partir de 2023 também como carrinha elétrica a bateria. Variantes com motores a gasolina e diesel altamente eficientes combinados com transmissões automáticas de seis e oito velocidades completam a linha.


O novo Opel Astra Sports Tourer é também uma afirmação de design da marca. Dinâmico como nunca antes, com superfícies planas e tensas, desintoxicadas de elementos supérfluos e com a nova cara da marca – o Opel Vizor. Além disso, o novo e prático Astra Sports Tourer também exibe o talento típico da marca para embalagens eficientes. Enquanto o comprimento total é 6,0 cm menor que o do modelo anterior, a distância entre eixos é 7,0 cm maior – pontos de bônus para conforto e volume de bagagem. No interior, a interface humana ( HMI ) Pure Panel totalmente digital oferece aos clientes uma experiência pura e intuitiva.

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