segunda-feira, 15 de agosto de 2022

>>> MERCEDES-BENZ O 500


Ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganham novas tecnologias e se consolidam como os mais seguros no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil tem consolidado os ônibus O 500 rodoviários como os mais completos em segurança no mercado. Reafirmando esse posicionamento do produto, a marca lançou 10 novos recursos tecnológicos na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, que ocorreu entre 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na capital paulista.


Entre as novidades destacam-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.

O sistema de frenagem de emergência (ABA 5) intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade dessa tecnologia. Primeiramente, o ABA 5 emite um alerta visual e sonoro para o motorista. Se não há reação, o sistema automaticamente realiza uma leve intervenção nos freios ou pode chegar até a uma frenagem de emergência, se for o caso. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente. Além disso, os freios permanecerão acionados após a parada total do ônibus, até que o motorista efetue algum comando no pedal de freio ou acelerador.


No caso do assistente de ponto cego (SGA), o sistema identifica o que acontece do lado direito do ônibus, detectando carros, motos, veículos em geral, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. A atuação do SGA resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.

Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.

“Com esses dez novos itens, agora são 21 recursos tecnológicos de segurança disponíveis para os ônibus rodoviários da família O 500”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, nós efetivamente oferecemos aos clientes os ônibus mais completos do mercado e é isso que estamos mostrando na Lat.Bus, tanto no nosso estande, quanto no test-drive para demonstração real do sistema de frenagem de emergência ABA5 no O 500 RSDD. Aliás, este modelo também se destaca pelo novo motor com tecnologia BlueTec 6, solução da marca para atendimento à legislação de emissões Proconve P8, equivalente ao Euro 6, que entra em vigor no Brasil em 2023”.

“Os avanços constantes em tecnologia de segurança para ônibus rodoviários reafirmam o compromisso da Mercedes-Benz com os motoristas e os passageiros e com todo o ecossistema do transporte responsável”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus. E só chegamos até aqui porque pensamos no coletivo”.

Pacote de segurança com 21 itens de avançadas tecnologias

A linha de chassis Mercedes-Benz O 500 para ônibus rodoviários inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. A oferta inclui versões de tração 4x2, 6x2 e 8x2, tanto para carroçarias convencionais, como para High Decker e Double Decker.

O notável pacote de avançadas tecnologias dos ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 ganhou 10 novos recursos na linha 2023:

- ABA5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência da Mercedes-Benz que detecta ciclistas e pedestres em movimento;
- SGA, assistente de ponto cego, que alerta o motorista quanto à presença de obstáculos do lado direito do veículo;
- IHC, controle inteligente de farol alto, o qual garante maior visibilidade e segurança para outros veículos na via;
- Transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas;
- Sistema auxiliar de freio Intarder, Retarder de última geração;
- Freio de estacionamento com comando eletrônico;
- ESS, sinalização de parada de emergência;
- Aviso de atar cinto de segurança para o motorista;
- Sistema de freio de porta aberta, que somente libera os freios com a porta de entrada fechada;
- Preparação para inibidor de partida.

11 itens de segurança já disponíveis para chassis de ônibus O 500 rodoviários:

- ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo;
- LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa;
- TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus;
- Piloto automático de velocidade;
- Sistema de auxílio em rampa;
- Top-Brake – sistema auxiliar de freio;
- Sistema anti-tombamento;
- EBS – sistema eletrônico de freios;
- ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente;
- ESP – controle eletrônico de estabilidade;
- Freio a disco ou tambor.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

Nenhum comentário: