quarta-feira, 28 de junho de 2023

>>> FORD E-100 ELÉTRICA


Empresa dos EUA transforma Ford E-100 1974 em furgão elétrico

Há algo de mágico nos carros clássicos com tecnologia moderna sob a pele, especialmente quando a conversão é bem feita. Este é o caso da Ford E-100 Van retratada nas fotos abaixo, que recebeu um transplante de trem de força da Tesla pela empresa Conductive Classics, com sede em Idaho.


Começando com o veículo doador, a segunda geração do Ford E-100 estreou em 1968, mas o modelo utilizado no projeto vem do último ano de produção em 1974, pouco antes da chegada da terceira geração totalmente redesenhada em 1975. Apesar de sua idade, a van parecia estar em boas condições com um tom laranja intacto, cromados brilhantes e listras pretas. Um ótimo ponto de partida.



A conversão elétrica começou removendo o motor a combustão. As baterias montadas no piso da van, o único motor elétrico e a suspensão traseira foram todos provenientes de um Tesla Model 3 Long Range. O mesmo se aplica às rodas dianteiras e aos freios, enquanto a porta de carregamento ao lado das lanternas traseiras foi feita sob medida.


A empresa não revelou as especificações do eletromod, mas como o trem de força é originário do Model 3 já temos uma ideia. O acabamento Long Range pré-2020 do EV veio com uma bateria de 75 kWh oferecendo um alcance EPA entre 500–530 km, enquanto o motor elétrico produzia 283 cv (211 kW / 287 PS). A "aerodinâmica de tijolo" do Ford E-100 e a bateria usada provavelmente limitarão a faixa de emissão zero, mas não o suficiente para arruinar a experiência. Além das credenciais de desempenho significativamente melhoradas, a van eletrificada também oferecerá melhor manuseio graças à suspensão moderna, freios mais fortes e centro de gravidade mais baixo.


A Conductive Classics está localizada em Boise, Idaho, e realiza projetos eletromod com preços a partir de US$ 45.000. Antes do Ford E-100 Van 1974, eles haviam convertido um impressionante Ford Galaxy 1964 e um Chevrolet Apache 1958.

***

Nenhum comentário: