segunda-feira, 18 de setembro de 2023

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Volkswagen Passat ganha nova geração, mas deixa de lado a versão sedã

A Volkswagen matou o Passat na maioria dos mercados ao longo dos últimos anos, só que ele seguirá vivo na Europa por mais alguns anos. A nova geração foi apresentada oficialmente com uma grande mudança: o sedã realmente saiu de linha e será vendido somente na variante station wagon.


Usando a mesma plataforma MQB Evo que o Golf e o próximo Tiguan, o novo Passat Variant 2024 é consideravelmente maior do que seu antecessor. Agora mede 4.917 mm de comprimento, o que são 144 mm a mais. A largura aumentou 20 mm para 1,852 mm, enquanto a altura é a mesma, com 1,506 mm. Já o entre-eixos foi alongado em 50 mm, passando a medir 2,841 mm.


Embora não seja revolucionário, o estilo apresenta uma pequena evolução, pois há algumas mudanças, fazendo com que o novo Passat fique mais alinhado com o design dos veículos elétricos da Volkswagen. Como de costume, a aparência externa dependerá da versão: Passat, Business, Elegance e R-Line. Rodas de até 19 polegadas serão oferecidas, juntamente com faróis de LED Matrix recém-desenvolvidos e LEDs dinâmicos na traseira, onde uma barra de luz foi instalada.


O interior representa uma mudança completa em relação ao Passat anterior, já que a VW eliminou a maior parte dos controles físicos. O acesso a quase todas as funções disponíveis será feito pela tela sensível ao toque, que mede generosas 12,9 polegadas, mesmo no modelo básico. Por um custo adicional, a multimídia pode ser ampliada para 15 polegadas. Um painel de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas é de série, portanto a marca alemã está se despedindo dos bons e velhos mostradores analógicos que eram oferecidos na geração passada.


Ao mover o seletor de marchas para a coluna de direção (onde normalmente ficaria os comandos dos limpadores de para-brisa), os engenheiros conseguiram liberar espaço entre os assentos para aumentar a capacidade de carga, da mesma forma que no ID.7. Espelhando ainda mais o sedã elétrico, há um novo interruptor no lado esquerdo para controlar os piscas e os limpadores. O conforto na frente pode ser aumentado ao optar pelos novos assentos aquecidos, ventilados e massageadores com ajuste elétrico em 14 direções.

O salto de tamanho mencionado anteriormente não só aumentou o espaço para as pernas, mas também a capacidade do compartimento de bagagem em 40 litros para 690 litros com os bancos traseiros levantados. Dobre o banco e o volume saltará para 1.920 l ou 140 litros a mais do que no Passat Variant anterior.

A linha de motores é abrangente e inclui uma unidade híbrida-leve a gasolina pela primeira vez na história do Passat. Trata-se de um 1.5 eTSI com tecnologia de desativação de cilindros e 150 cv de potência. Em seguida, vem um 2.0 TSI de 204 cv na versão com tração dianteira e uma configuração mais potente com 265 cv e tração integral 4Motion.


Para quem ainda ainda quiser um motor a diesel em 2024, a VW oferecerá o 2.0 TDI em três níveis de preparação: 122 cv e 149 cv nos modelos de tração dianteira e 193 cv com tração integral. Todas as versões a gasolina e a diesel do novo Passat usam uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.


Há também os híbridos plug-in comercializados como modelos "eHybrid". A variante básica oferece 204 cv, enquanto o modelo mais potente produz 272 cv, tornando-o o Passat mais potente que o dinheiro pode comprar. Esses dois PHEVs têm um 1.5 turbo combinado ao DSG de 6 marchas e uma bateria de 19,7 kWh que fornece até 100 quilômetros de autonomia elétrica.


Com a nova geração do Passat, a VW implementou o suporte para carregamento rápido em corrente contínua a 50 kW para recarregar a bateria de 10 a 80% em aproximadamente 25 minutos. Com a bateria carregada e um tanque cheio de gasolina, será possível dirigir por cerca de 1.000 km antes de precisar reabastecer.


Sua estreia aconteceu no Salão de Munique e o VW Passat 2024 está programado para ser vendido no primeiro trimestre do próximo ano. Ele não será mais fabricado na Alemanha, pois a produção está sendo transferida para Bratislava, na Eslováquia, onde será montado junto com o novo Skoda Superb.

* Adrian Padeanu/Motor 1.

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