Düsseldorf, o berço do Mercedes-Benz Sprinter
Em mais de 325 mil metros quadrados, imensos espaços dão vida a um dos veículos comerciais mais icônicos da Mercedes-Benz. A fábrica de Düsseldorf, o berço das Sprinter, local onde se produz os modelos fechados da Sprinter – da clássica van de painel à eSprinter – e que são exportados para diversos países ao redor do globo.
Um passeio pelos corredores demonstra até que ponto os métodos digitais moldam o trabalho diário. Sistemas de transporte autônomos movem componentes de uma estação para outra, drones realizam voos de inspeção e um cão-robô de quatro patas auxilia na manutenção preventiva. A transição para a produção sem papel também já foi implementada: os dados dos veículos aparecem diretamente nas telas das linhas de produção – economizando cerca de 24 toneladas de papel por ano.
A usina produz CO₂ neutro desde 2022. Isso é possível graças ao fornecimento de 100% de eletricidade verde certificada. Além disso, a usina utiliza tecnologia LED , mobilidade elétrica em sua frota de veículos e medidas para conservar a água. Seu compromisso com a biodiversidade também é notável: um projeto para reintroduzir falcões-peregrinos foi lançado em 2010. Campos de insetos com plantas especialmente plantadas agora ajudam a atrair abelhas e outras espécies para o local.
Embora a Sprinter e a eSprinter dominem o mercado atualmente , os preparativos para a próxima geração de vans já estão a todo vapor. No futuro, Düsseldorf produzirá veículos baseados na nova Arquitetura Elétrica para Vans (VAN.EA) e na Arquitetura de Combustão para Vans (VAN.CA )– versões conversíveis). Isso garantirá que a fábrica continue a desempenhar um papel fundamental na rede global de produção de vans Mercedes-Benz a longo prazo.
* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário