terça-feira, 3 de outubro de 2023

>>> DAF XB


DAF lança na Europa série completa de caminhões vocacionais de nova geração

A DAF apresenta a nova geração de caminhões DAF XB, uma série completa de veículos de distribuição na classe de 7,5 a 19 toneladas. A nova série de modelos inclui uma gama abrangente de veículos elétricos a bateria para apoiar as empresas de transporte na sua transição para emissões zero. O novo DAF XB combina a menor pegada ambiental com eficiência, segurança e conforto líderes na sua classe.


Com a sua série completa de caminhões XD, XF, XG e XG + de nova geração inteiramente novos para aplicações de distribuição, longo curso e vocacionais, a DAF estabeleceu novos padrões em eficiência e emissões, segurança e conforto do condutor ao longo dos últimos 18 meses. A Nova Geração XB – incluindo o caminhão de construção XBC – completa a extensa e multipremiada gama de produtos da DAF.

A DAF foi o primeiro fabricante europeu de caminhões a oferecer uma gama de eléctricos a bateria ao mercado e expandiu ainda mais a sua liderança ambiental com os modelos XD e XF Electric da Nova Geração.

Agora, a DAF amplia ainda mais a sua oferta de produtos de “emissões zero” com o novo DAF XB Electric, que é perfeitamente adequado para distribuição sustentável no centro da cidade e regional. Ao lado das versões de 16 e 19 toneladas, está disponível uma versão de 12 toneladas com rodas de 17,5” e apenas um degrau de entrada. As distâncias entre eixos começam em 4,2 metros.


O motor elétrico do XB Electric fornece 120 ou 190 kW de potência nominal dependendo da especificação e um torque nominal de 950 e 1.850 Nm respectivamente (2.600 e 3.500 Nm de pico). Para obter o menor impacto ambiental possível e a maior durabilidade, a DAF aplica conjuntos de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP - Lithium Ferro Phosphate) isentos de cobalto e magnésio, de alta densidade energética e com um conteúdo energético bruto de 141 a 282 kWh. Estes permitem ao XB Electric autonomias de até 350 quilômetros ultrassilenciosos e com “emissão zero”; mais do que suficiente para as necessidades dos operadores de transporte de distribuição urbana.

Uma característica especial do novo DAF XB Electric é o “Sistema de Carregamento Combinado”. Isto permite que o caminhão seja carregado através da rede elétrica normal e é ideal quando o caminhão regressa à base no final do dia. O carregamento rápido das baterias (650 V DC, 150 kW) de 20% a 80% levará apenas 40 a 70 minutos, dependendo da especificação.

Para apoiar de forma ideal os clientes na transição para o transporte rodoviário com emissões zero, a oferta abrangente da DAF também inclui uma vasta gama de soluções de carregamento, aconselhamento sobre planeamento de rotas e carregamento, e a prestação de formação dedicada aos motoristas para tirarem o melhor partido dos seus veículos.


Além do inovador trem de força totalmente elétrico a bateria, o novo DAF XB está disponível com motores PACCAR PX-5 de 4,5 litros e 4 cilindros e PACCAR PX-7 de 6,7 litros e 6 cilindros com potências de 124 kW (170 cv) a 227 kW ( 310 cv). Os motores modernos e potentes desenvolvem o binário máximo a baixas rotações, suportando reduções de velocidade e eficiência de combustível líder na sua classe.

Os motores PACCAR PX-5 e PX-7 estão preparados para a aplicação de HVO, reduzindo as emissões de CO 2 em até 90%.

Os DAF XB com motores PX-5 e PX-7 são oferecidos em combinação com uma transmissão PowerLine totalmente automática de 8 velocidades, que oferece uma distribuição de marchas e passos ideais. A mudança Powershift sem qualquer interrupção de torque permite mudanças suaves e resposta rápida do acelerador, resultando em conforto e dirigibilidade excepcionais. Além disso, a transmissão proporciona excelente manobrabilidade em baixa velocidade graças ao recurso de impulso de movimento ao liberar o pedal do freio.

Transmissões manuais de 6 e 9 velocidades também estão disponíveis para a série DAF XB, enquanto caixas de câmbio Allison totalmente automáticas podem ser encomendadas para aplicações especiais.


A melhor eficiência do veículo na sua classe também é alcançada através da extensa gama de distâncias entre eixos (até 6,9 metros) e comprimentos de chassis, permitindo superestruturas com mais de 9 metros. Isso garante a melhor configuração do veículo para o trabalho. As taras baixas resultam em cargas úteis mais elevadas para um rendimento ideal por quilômetro. Além disso, o chassis da série XB apresenta um novo padrão para uma excelente facilidade de utilização pelos construtores de carroçarias. A novidade são os layouts de chassi predefinidos com tanques de combustível, sistemas de exaustão, baterias e tanques de ar reposicionados, especificamente destinados a caminhões basculantes.

O novo caminhão de distribuição DAF XB está disponível com um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor para segurança e conforto do condutor líderes na sua classe.

O sistema AEBS ( Advanced Emergency Braking System ) está equipado com um radar e uma câmara, sinalizando os pontos vulneráveis ​​da estrada à frente do veículo ( Drive-off Assist ). O gravador de dados de eventos grava imagens e dados quando o aviso de freio AEBS é ativado e o DAF Turn Assist avisa caso os ciclistas estejam nos pontos cegos dos veículos. A nova Detecção de Sonolência DAF avalia o estado de alerta do condutor e avisa quando é necessária uma pausa.


Além disso, cada XB vem com Reconhecimento de Limite de Velocidade que informa o condutor sobre os limites de velocidade reais, enquanto o Assistente de Mudança de Faixa passiva ajuda a evitar manobras perigosas, alertando para mudanças de faixa potencialmente não intencionais.

A excelente visão direta é obtida pelo posicionamento baixo da cabine, pelos grandes para-brisas e janelas laterais e pelas linhas baixas das janelas. Como opção, uma janela de visualização do meio-fio está disponível para uma visão desobstruída dos outros usuários da estrada do lado do acompanhante. O design fino dos novos espelhos permite a combinação perfeita de visão direta e indireta.

Com o XB, a DAF prova mais uma vez a sua excelente reputação na fabricação de caminhões que são também os favoritos dos condutores. As confortáveis ​​cabines diurnas, diurnas estendidas e longa têm degraus de entrada perfeitamente posicionados, portas de abertura ampla e uma posição de cabine baixa para excelente acessibilidade. Os confortáveis ​​bancos apresentam o mesmo estofamento em tecido macio dos caminhões DAF XD, XF, XG e XG + , com os quais a Nova Geração XB também compartilha o alto nível de ajuste e acabamento, o novo volante e o atraente display digital de 12 polegadas no painel. Ele mostra rapidamente todas as informações relacionadas ao veículo e é configurável de acordo com a preferência do motorista.

Juntamente com a série XB para aplicações em estrada, a DAF também apresenta a série XBC, que se destaca quando as coisas ficam difíceis, por exemplo, no segmento da construção. O XBC tem um chassis de 19 toneladas e apresenta uma elevada distância ao solo de 255 milímetros, um grande ângulo de aproximação de 25 graus, uma placa de radiador frontal em aço para proteger o compartimento do motor e um para-choques robusto em aço cinzento.


A nova série DAF XB – que entrará em produção no quarto trimestre de 2023 – representa uma nova série de caminhões de distribuição líderes na sua classe, oferecendo uma solução personalizada para todas as aplicações urbanas e regionais. A gama inclui motores elétricos ultramodernos com “emissões zero”, demonstrando a liderança ambiental da DAF. Juntamente com os novos padrões de eficiência, segurança e conforto do condutor, a série DAF XB está preparada para o trabalho.

* Press Release/Grupo Paccar.

Nenhum comentário: