quarta-feira, 16 de outubro de 2024

>>> ARTZ 924 WAGON


Artz 924 Wagon, o carro familiar mais rápido da Alemanha nos anos 80

No início da década de 1970, a VW decidiu desenvolver um sucessor para seus modelos icônicos, o que levou a uma parceria estratégica com a Karmann em 1971. Essa colaboração teve como objetivo criar um novo carro esportivo, internamente designado como EA 398. No ano seguinte, a Porsche se juntou à iniciativa, assumindo o projeto sob o codinome EA 425.


Os requisitos da VW para o novo carro esportivo enfatizavam assentos traseiros espaçosos adequados para crianças, amplo espaço para bagagem e o uso de componentes mecânicos existentes dos modelos VW e Audi (motor EA 831 e transmissão 016). No comando do design estava Harm Lagaay, que se juntou à Porsche em 1971. Trabalhando ao lado do designer-chefe Tony Lapine, Lagaay foi fundamental na formação da identidade visual distinta do EA 425.

Quando a Volkswagen decidiu encerrar o projeto EA 425, ela estendeu uma oferta à Porsche para comprar de volta o design e fabricar o veículo na fábrica da Audi em Neckarsulm. Em 1973, a Porsche era uma força dominante nas corridas, tendo infundido considerável expertise no EA 425.


A decisão de adotar uma configuração de motor dianteiro e transmissão traseira para o 928 e o EA 425 foi tomada em 1972. No entanto, foi o 924 que surgiu como o primeiro Porsche transaxle, alcançando uma distribuição de peso ideal. Esse layout contribuiu para sua reputação como um dos carros de rua com melhor dirigibilidade que a marca já havia produzido.

Estreando em um lançamento para a imprensa em novembro de 1975, o Porsche 924 foi revelado no pitoresco porto de La Grande Motte, Camargue, no sul da França, em vez de em um salão do automóvel tradicional. Inicialmente, o 924 estava disponível apenas na Europa. 

Quando a produção do 914 chegou ao fim, a Porsche ofereceu aos clientes americanos o modelo G 912: um 911 equipado com um motor de quatro cilindros, produzindo apenas 2.092 unidades de maio de 1975 a julho de 1976, até que o 924 pudesse ser introduzido no mercado dos EUA.


Em 1978, para o ano modelo 1979, o 924 Turbo, chamado internamente de 931, foi introduzido na Europa. Ele tinha 170 cv de potência e acelerava de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos, o que significava que era um carro realmente rápido. A velocidade máxima era de 230 km/h.

Artz 924 Wagon

O personalizador de carros Günter Artz prefere elegância e discrição. Pinturas brilhantes e spoilers grandes não são seu estilo. No entanto, suas criações estão entre os carros mais emocionantes da Alemanha. Suas especialidades: misturar VWs com carros esportivos de ponta e criar peruas esportivas.


Para Günter Artz, este carro é uma de suas criações de maior sucesso: um Porsche 924 Turbo com carroceria de station wagon. O design prático se encaixa tão bem no popular carro esportivo que parece que deveria ter sido uma opção de fábrica.


Tudo começou em 1979 com o Artz Sciwago, um VW Scirocco com nome inteligente, uma traseira inclinada e um amplo e versátil espaço de carga que impressionava pelo seu design equilibrado e atraente.


O bom gosto do conhecedor de carros é ainda mais aparente no Porsche 924 Turbo Wagon. No entanto, este projeto estava longe de ser simples, pois o teto fortemente inclinado do original exigiu ajustes meticulosos e afinação intensiva, particularmente na seção central da carroceria.
As armações das portas e os pilares centrais tiveram que ser levantados, a janela lateral maior abaixada e a porta traseira, junto com a janela traseira, ajustadas sob medida. Para o novo teto, Artz moldou manualmente a chapa de metal sobre um modelo de madeira.


Como resultado, o carro de teste, ainda equipado com o motor EA 831 170 PS 924 Turbo, atingiu uma velocidade máxima de 225 km/h, um pouco menos que seus habituais 230 km/h. Isso foi possível, em parte, aos atraentes alargadores de para-lamas e às rodas mais largas da versão 924 Carrera GT.


O Porsche 924 Turbo Wagon, produzido em uma tiragem limitada de 20 unidades, teve um custo adicional de 20.000 DM, elevando o total para 60.000 DM. Esse era o preço para possuir um shooting brake exclusivo na década de 1980.

* Wolfgang König/Auto Motor Und Sport.

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