terça-feira, 1 de outubro de 2024

>>> DAIMLER BUSES NA IAA


Daimler Buses na IAA Transportation 2024

A Daimler Buses fez o lançamento mundial do Mercedes-Benz eCitaro K, a versão curta de 10,63 metros do consagrado ônibus elétrico eCitaro, na IAA Transportation 2024. Esta é a maior feira internacional de veículos comerciais, que foi realizada entre 17 e 22 de setembro, em Hannover, na Alemanha. O ponto forte do eCitaro K é sua capacidade de percorrer vias estreitas em subúrbios e cidades antigas, operando com um número limitado de passageiros.


A Daimler Buses também levou para o evento novidades e destaques dos sistemas de segurança e assistência que, mais uma vez, definem o padrão para ônibus rodoviários. Nesse sentido, apresentou, pela primeira vez, o novo Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach. Já o Setra MultiClass híbrido S 510 LE também foi destaque no IAA. O ônibus interurbano compacto não é apenas facilmente manobrável, mas também ganha evidência pelo seu alto nível de conforto e um sistema de direção extremamente eficiente. Outra novidade na IAA foi o amplo pacote de serviços da Daimler Buses para clientes de ônibus rodoviários.

Till Oberwörder, CEO da Daimler Buses: “Estamos conduzindo ativamente a transformação para o transporte de passageiros localmente neutro em CO2. Com nosso novo eCitaro K, temos cinco ônibus urbanos eletrificados em nosso portfólio, o que nos permite cobrir praticamente todas as aplicações relevantes no transporte público. Além disso, oferecemos, junto com nossa subsidiária Daimler Buses Solutions GmbH, soluções para a operação de uma frota de ônibus urbanos elétricos”.

Lançamento mundial do Mercedes-Benz eCitaro K

E-mobility compacta

A Daimler Buses está expandindo a linha de modelos Mercedes-Benz eCitaro e, com o novo eCitaro K de 10,63 metros de comprimento, oferece agora uma versão curta do consagrado ônibus totalmente elétrico de piso baixo. Essa linha conta com o eCitaro de 12,14 metros de comprimento e com o eCitaro G articulado de 18,13 metros de comprimento. Com seu tamanho compacto, o eCitaro K é um ônibus para uso em serviço público com todas as qualidades de seus irmãos maiores. Com uma distância entre eixos de 4.398 milímetros, menor que o eCitaro em cerca de 1,5 metro, o eCitaro K oferece excelente manobrabilidade.


O eCitaro K está disponível com um mínimo de quatro e um máximo de seis baterias, com uma capacidade total de até 588 kWh. Na configuração máxima, o eCitaro K atinge uma autonomia superior a 300 quilômetros sob condições favoráveis durante toda a vida útil da bateria. Para rotas mais longas, o eCitaro K permite carga intermediária de energia elétrica por meio do uso de pantógrafo.

O novo eCitaro K está disponível com duas ou três portas. O layout do salão de passageiros é idêntico ao do Citaro e do eCitaro, assim os passageiros não precisam se adaptar e o motorista também não. O cockpit e o conceito operacional desse ônibus urbano correspondem aos já conhecidos no eCitaro, garantindo trocas rápidas de motorista, como de costume. Como seus irmãos mais longos, o eCitaro K também é movido pelo eixo portal elétrico ZF AVE 130 com dois motores, cada um com uma saída máxima de 125 kW. Ele também foi equipado com os mais recentes sistemas de segurança e assistência.

O Mercedes-Benz eCitaro K está disponível opcionalmente com câmeras em vez dos espelhos externos retrovisores. As vantagens do sistema MirrorCam ganham destaque: um campo de visão estendido para o motorista através das janelas e visibilidade significativamente melhor para a traseira no escuro, graças à amplificação de luz residual. Comparado com os espelhos convencionais, o MirrorCam pouco ou apenas ligeiramente se projeta além das bordas do veículo. Isso significa manobras ainda mais fáceis e menos danos.

Novo chassi de ônibus articulado elétrico “eO500UA” para a América Latina


A Daimler Buses adicionará uma variante articulada ao seu portfólio elétrico para o mercado latino-americano. O chassi de ônibus articulado a bateria eO500UA de 18 metros de comprimento se juntará ao modelo eO500U, que está disponível desde 2022. O novo chassi oferecerá capacidade para até 120 passageiros, bem como autonomia de cerca de 250 quilômetros. O início da produção em série está planejado para 2026. Para efeito de comparação, o eO500U tem até 13,2 metros de comprimento, oferece capacidade para até 86 passageiros e também tem autonomia de até 250 quilômetros. Em linha com a atual versão, o novo chassi de ônibus articulado está sendo desenvolvido diretamente no Brasil, especialmente projetado para cidades latino-americanas e produzido na unidade da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, estado de São Paulo.

Novos sistemas de segurança e assistência em ônibus da Daimler Buses

Desde julho de 2024, o “Regulamento Geral de Segurança” (GSR-B) atualizado da União Europeia é obrigatório para todos os ônibus recém-registrados. Os atuais sistemas de segurança e assistência das marcas Mercedes-Benz e Setra não só atendem a aos requisitos do GSR, como algumas funções vão além do nível exigido. Eles formam o novo padrão em todas as variantes de veículos e representam mais valor agregado para os ônibus urbanos, interurbanos e rodoviários da Mercedes-Benz e da Setra.


Um bom exemplo de ir além da simples conformidade com o GSR é o Active Brake Assist 6 (ABA 6). O sistema é capaz de atuar ao identificar pedestres e ciclistas até uma velocidade de 60 km/h – para o ABA 5, isso já ocorria a 50 km/h. O sistema de segurança ABA 6 é capaz de reagir a ciclistas e pessoas que estão atravessando a rua, se aproximando do ônibus ou caminhando na faixa do veículo, utilizando para isso a frenagem automática de emergência. O reconhecimento das marcações da via permite o mapeamento ideal de objetos e, assim, pode reduzir alarmes falsos. Mesmo em curvas típicas de rodovias com um raio de aproximadamente 260 metros, o sistema consegue reagir de forma confiável aos veículos da frente, bem como aos obstáculos parados. A prevenção de acidentes é possível em velocidades de até 90 km/h e até 70 km/h em curvas com um raio de aproximadamente 260 metros ou mais. Em condições ideais, a gravidade de um acidente pode ser significativamente reduzida em velocidades mais altas.


O Sideguard Assist 2 agora monitora não apenas o lado do passageiro da frente, mas também o lado do motorista e, portanto, vai além do nível exigido pelo GSR. Para garantir uma ampla visão frontal e lateral, uma combinação de cinco sensores de radar de curto e longo alcance e uma câmera são usados para o Sideguard Assist 2 e o novo Frontguard Assist. Em velocidades acima de 40 km/h, o Sideguard Assist 2 também assume o papel de assistente de mudança de faixa.

Para evitar acidentes ao arrancar, como, por exemplo, em semáforos ou pontos de ônibus, o novo Frontguard Assist da Daimler Buses se revela uma funcionalidade muito útil. O sistema detecta e avisa sobre potenciais colisões com usuários desprotegidos da via nas imediações da frente do veículo.

O assistente de velocidade inteligente Traffic Sign Assist compara a velocidade atual do veículo com a velocidade permitida e avisa o motorista se esta for excedida. O sistema é capaz de lidar com as diferentes sinalizações em toda a Europa. O Traffic Sign Assist pode, portanto, reduzir o risco de acidentes causados por excesso de velocidade e desatenção. Ele também reduz o risco de multas por excesso de velocidade.

O sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPM) agora também faz parte do equipamento padrão em todos os modelos de ônibus da Daimler Buses. O TPM evita danos aos pneus exibindo qualquer perda de pressão. Definir a pressão correta dos pneus também diminui o desgaste e o consumo de combustível. Além disso, o TPM também monitora a temperatura dos pneus e avisa o motorista se for detectado superaquecimento.

O equipamento padrão também inclui o Attention Assist (AtAs), bem como uma interface para o uso de testadores de álcool no local de trabalho do motorista. O mesmo se aplica à câmera de ré anteriormente opcional.

Segurança é sinônimo de Mercedes-Benz Tourismo Safety Couch

A introdução dos novos sistemas também é uma oportunidade para a Daimler Buses continuar sua longa tradição de alto nível de segurança dos seus ônibus. O Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach fará sua primeira aparição pública na IAA Transportation 2024. Esta sexta edição do Safety Coach agora ostenta o maior número de sistemas de segurança e assistência até o momento na longa linha de seus antecessores e, consequentemente, agrega todo o crédito ao nome Safety Coach.


O novo e ainda mais potente assistente de frenagem de emergência Active Brake Assist 6 também está a bordo, assim como o Sideguard Assist 2, o totalmente novo Frontguard Assist e o novo Traffic Sign Assist, que avisa o motorista sobre excesso de velocidade. Além dessas funções, Lane Assist (SPA), Tyre Pressure Monitoring (TPM), Adaptive Cruise Control (ART) com função stop-and-go adicional, Attention Assist (AtAs), Brake Assist (BA), Continuous Brake Limiter (DBL), Electronic Stability Program (ESP), sensor de chuva/luz e o sistema de câmera 360° estão todos incluídos.

O Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach também pode ser equipado com o sistema opcional de câmeras digitais em lugar dos retrovisores convencionais. Os benefícios do MirrorCam incluem o campo de visão estendido para o motorista, visibilidade significativamente melhor no escuro, menos sujeira, menos danos nas manobras e uma redução adicional no consumo de combustível graças a uma seção frontal menor.

Setra MultiClass LE: linha interurbana ampla com quatro modelos

Setra MultiClass – este nome sempre foi um pilar fundamental dessa marca de ônibus da Daimler Buses, pois ele tradicionalmente abrange com sucesso todo o segmento do transporte de ônibus interurbano. O novo MultiClass LE agora oferece uma gama particularmente ampla de quatro modelos em vez dos três modelos oferecidos anteriormente. Como veículos de entrada baixa (LE), o quarteto combina dois mundos: a conveniência do piso baixo e a viagem confortável. Consistentemente projetado com piso baixo até um pouco à frente do eixo traseiro, sua entrada e saída rápidas e extremamente acessíveis na seção dianteira são impressionantes. Três pequenos degraus levam à seção traseira no salão de passageiros.

A tecnologia de tração e chassi baseada em ônibus rodoviários define novos padrões de conforto, mesmo em viagens longas. Na IAA Transportation 2024, o Setra S 510 LE híbrido está sendo lançado como representante do novo Setra MultiClass LE.

O Setra MultiClass LE compreende ônibus de serviço programado com comprimentos entre 10,51 e 14,52 metros. A combinação da tecnologia de piso baixo com várias opções de equipamentos e diferentes configurações de portas, plataformas, assentos, cockpits, motores e transmissões significa que o novo Setra MultiClass LE também é ideal para uso no tráfego urbano. Esta nova geração de ônibus prova seu valor em aplicações clássicas de ônibus regulares e escolares, bem como fretamento.

O novo Setra MultiClass LE quase não conhece limites no que diz respeito ao design do salão de passageiros: a gama de possibilidades inclui uma seção dianteira totalmente rebaixada, plataformas de 210 milímetros de altura à esquerda ou à direita ou plataformas em ambos os lados. As opções de assentos são igualmente diversas, com configurações que vão desde um modelo urbano até turismo. Estão disponíveis três variantes para o posto do motorista do novo Setra MultiClass LE: Cockpit City (urbano), Cockpit Basic City (urbano/interurbano) ou Cockpit Basic (interurbano).

O sistema de acionamento do Setra MultiClass LE é baseado em componentes comprovados e econômicos que foram exaustivamente testados. Um motor compacto OM 936 de 6 cilindros em linha com uma cilindrada de 7,7 litros funciona na traseira dos modelos de dois eixos. Está disponível em duas variantes de potência: 220 kW (299 cv) com 1.200 Nm de torque e 260 kW (354 cv) com 1.400 Nm de torque. O MultiClass LE é ainda mais econômico com o OM 936 em conjunto com o módulo híbrido opcional.

O modelo mais sofisticado de três eixos, o Setra S 518 LE, está equipado com o motor OM 470 de 6 cilindros em linha com uma cilindrada de 10,7 litros. Ele tem potência de 290 kW (394 cv) e um poderoso torque de 1.900 Nm.

Todos os modelos Setra MultiClass LE vêm equipados, de série, com os mais recentes sistemas de segurança e assistência, como Sideguard Assist 2, Frontguard Assist, Traffic Sign Assist, Attention Assist (AtAs) e Tire Pressure Monitoring (TPM). O assistente de freio Preventive Brake Assist 2, especialmente desenvolvido para ônibus de serviço regular, também está disponível como opcional. O sistema de assistência avisa o condutor em caso de colisão com objetos parados ou em movimento, e aciona automaticamente a frenagem parcial.

O Setra MultiClass LE também pode ser equipado opcionalmente com o sistema de câmera MirrorCam em vez dos retrovisores externos convencionais. O sistema de câmeras oferece um campo de visão ampliado, melhor visibilidade traseira no escuro e facilita as manobras, já que as câmeras se estendem apenas um pouco além das bordas do veículo.

Um pacote amplo de serviços para ônibus rodoviários


Os clientes de ônibus das marcas Mercedes-Benz e Setra se beneficiam dos serviços abrangentes oferecidos pela Omniplus, a marca de serviços da Daimler Buses. A Omniplus possui a maior rede de serviços específicos para ônibus da Europa, com soluções que incluem não só manutenção e reparos, mas também fornecimento de peças de reposição, por exemplo. Contratos de serviços personalizados proporcionam segurança e transparência de custos, assim como os diversos e continuamente expandidos serviços digitais do Omniplus On.


A Daimler Buses está agregando alguns desses serviços já existentes e valiosos a uma nova oferta integrada – o Coach Service Bundle. Este pacote de serviços permite que os clientes de ônibus se concentrem em seu negócio principal e recebam serviços perfeitamente coordenados de uma única fonte com qualidade comprovada. O pacote oferece um veículo novo com um contrato de serviço bem alinhado, além de serviços digitais e ofertas de treinamento.

A implementação do Coach Service Bundle terá início com um mercado piloto na Polônia, no final de 2024, com outros mercados a seguir.

Tudo novo: Active Brake Assist 6, Sideguard Assist 2, Frontguard Assist e Traffic Sign Assist

A lista dos sistemas de segurança e assistência instalados no ônibus de teste já deixa claro que o Safety Coach faz jus ao seu nome. O novo e ainda mais potente assistente de frenagem de emergência Active Brake Assist 6 também está a bordo, assim como o Sideguard Assist 2, o totalmente novo Frontguard Assist e o novo Traffic Sign Assist, que avisa o motorista sobre excesso de velocidade. Os sistemas também incluem Lane Assist (SPA), Tyre Pressure Monitoring (TPM), Adaptive Cruise Control (ART) com função adicional stop-and-go, Attention Assist (AtAs), Brake Assist (BA), Continuous Braking Limiter (DBL), Electronic Stability Program (ESP), sensor de chuva/luz e o sistema de câmera 360°. A maioria dos novos e avançados sistemas de assistência também faz parte do equipamento padrão para todos os ônibus recém-registrados da marca Mercedes-Benz.

Design típico da marca, com acabamento atraente em pintura Yellowstone


O ônibus rodoviário de dois eixos com comprimento de cerca de 12,30 metros ostenta novos e potentes faróis de LED e novas lanternas traseiras. A pintura Yellowstone é marcante e elegante. O veículo de teste tem decoração especial Safety Coach. A decoração de seta antracite apontando na direção de viagem, combinada com a seta distinta destacada em vermelho cardeal na altura do eixo traseiro, destaca as linhas dinâmicas da carroçaria e, ao mesmo tempo, expressa de forma impactante a segurança do Tourismo Safety Coach ao viajar.

Cockpit Premium Comfort Plus, elegante e facilmente funcional

O veículo de teste apresenta uma especificação de equipamento de alta classe. Isso já é evidente no cockpit Comfort Plus de alta qualidade. O volante multifuncional no veículo de teste tem acabamento em couro. Atrás dele, os instrumentos e controles são dispostos claramente. O novo sistema multimídia Coach Infotainment Series com rádio DAB+, monitor de 7 polegadas – bem como controle por toque, voz e botão – combina navegação, entretenimento e telefonia.

As luzes diurnas, faróis baixos e altos, faróis de neblina e luzes de ré são todos projetados com tecnologia LED de longa duração e à prova de falhas. Ao manobrar à noite, a iluminação surround – com luzes LED diretamente na frente do eixo traseiro – fornece suporte adicional. O sistema de câmera 360°, com câmeras nos quatro lados do ônibus, fornece uma visão panorâmica perfeita de uma perspectiva aérea e, portanto, segurança adicional ao manobrar e também em espaços estreitos.

O ônibus de teste é equipado com o sistema de câmera MirrorCam opcional em vez de espelhos externos convencionais. As imagens das câmeras são transmitidas para monitores de 15 polegadas montados na parte interna das colunas A. Uma câmera adicional e um segundo monitor compacto garantem a visão do canto dianteiro direito do veículo.

Design contemporâneo do salão de passageiros com bancos Luxline

Os passageiros entram no Mercedes-Benz Tourismo através de portas largas. O piso com aparência de madeira é convidativo e aconchegante. Cortinas amarelas dão um toque especial de cor ao interior. Há 44 assentos disponíveis para passageiros. As superfícies do assento e do encosto dos confortáveis bancos Luxline são estofadas em tecido cinza discreto. Os apoios laterais na cor antracite e os apoios de cabeça pretos produzidos de um material composto de couro e fibra completam a impressão harmoniosa. O debrum lateral em amarelo forte cria um contraste de cores eficaz. A estrela da Mercedes-Benz está embutida na superfície do encosto.

Entretenimento com rede de alto nível

O novo Coach Infotainment Series está no centro dos eletrônicos de entretenimento do Mercedes-Benz Tourismo Safety Coach. O novo sistema acomoda todas as mídias de última geração: recepção de rádio DAB+, streaming de áudio Bluetooth, conexão de smartphone via Bluetooth, USB e HDMI (como para um laptop). A operação é possível por toque no monitor de 7 polegadas no cockpit, mas também por controle de voz ou com botões tradicionais e controles giratórios. O motorista também pode controlar o volume e as funções do telefone usando os botões no volante multifuncional.

Uma rede Wi-Fi com conexão à Internet está disponível no salão de passageiros. Dois monitores grandes (21,5 pol./54,4 cm) oferecem uma imagem brilhante em qualidade Full HD. Portas USB estão disponíveis em cada assento duplo para que os passageiros possam carregar seus dispositivos.

Cozinha compacta para alimentos e bebidas

Uma espaçosa geladeira na parte frontal do veículo de teste pode ser carregada com um grande suprimento de bebidas para os passageiros. Outra geladeira está localizada na cozinha compacta atrás da entrada central, que é equipada com uma cafeteira de 40 xícaras, aquecedor de água, grelhador e pia. Um compartimento para armazenamento de suprimentos de cozinha é fornecido acima da entrada. O espaço multiuso atrás da entrada central pode ser usado como espaço de armazenamento adicional. Ele pode ser facilmente carregado por fora através da aba e é acessível internamente por uma porta persiana. Uma lixeira na entrada central com triagem dupla e um contêiner no compartimento de bagagem tratam convenientemente os resíduos. O lavabo/toalete na entrada central é equipado para as funções necessárias. O toalete pode ser alternado entre água e descarga química.

Bagageiro espaçoso com portas articuladas

A capacidade do compartimento de bagagem do veículo de teste é generosa, mesmo com o toalete integrado a bordo. Até 8,7 m³ de bagagem podem ser armazenados atrás das portas articuladas à direita e à esquerda. Isso corresponde a 197 litros de espaço de bagagem por passageiro. Esse tamanho também é suficiente para grandes bagagens. As portas articuladas do compartimento de bagagem podem ser travadas separadamente, à esquerda e à direita, por meio do sistema de travamento central. Compartimentos de armazenamento adicionais podem ser encontrados à esquerda e à direita acima do eixo traseiro.

Top de linha: motor, transmissão e eixo traseiro com a estrela Mercedes-Benz

O sistema de transmissão perfeitamente harmônico do Mercedes-Benz Tourismo consiste em componentes de uma única fonte. O motor, a transmissão e o eixo de tração ostentam a estrela da Mercedes-Benz e são todos componentes específicos para ônibus.

O veículo de teste é equipado com o motor de ponta da linha Tourismo. O motor de 6 cilindros em linha Mercedes-Benz OM 470 compatível com a norma Euro 6 fornece 335 kW (456 cv) a partir de uma cilindrada de 10,7 litros e fornece torque máximo de 2.200 Nm. Isso resulta em desempenho superior do veículo de dois eixos, juntamente com uma eficiência excepcional. Além do design comparativamente compacto e leve, os benefícios do motor incluem sua elasticidade surpreendente, alto poder de tração em baixas rotações e capacidade de resposta imediata. O sistema de controle de emissões combina tecnologia SCR com injeção de ARLA, recirculação de gases de escape resfriados, conversor catalítico de oxidação, filtro de partículas e conversor catalítico SCR.

A potência é transferida pela transmissão PowerShift de oito velocidades Mercedes-Benz GO 250-8 totalmente automatizada. Com seu espaçamento progressivo de engrenagens e grande amplitude entre marchas, a transmissão é precisamente configurada para uso em ônibus.

A relação de transmissão final do veículo de teste de i=3,583 corresponde a uma velocidade do motor de exatamente 1.189 rpm a uma velocidade de 100 km/h na marcha mais alta. Com essa relação, o High Decker é extremamente econômico no consumo de combustível e silencioso em estradas, se beneficiando de suas grandes reservas de potência em declives.

A aerodinâmica excepcional do Mercedes-Benz Tourismo, com seu coeficiente de arrasto excepcional de Cd=0,33, assegura o baixo consumo de combustível. O rebaixamento automático da carroçaria em velocidades acima de 79 km/h também contribui para isso. Equipada como padrão, essa função reduz a área frontal e, portanto, o arrasto aerodinâmico. Motoristas e passageiros nas fileiras de bancos dianteiros também se beneficiam da aerodinâmica do Tourismo, que produz ruído de vento excepcionalmente baixo.

PPC e EDF dão suporte ao condutor e minimizam o consumo

O Predictive Powertrain Control (PPC) contribui para uma eficiência ainda maior e, ao mesmo tempo, mais tranquilidade ao volante. O controle de cruzeiro antecipatório conhece a posição atual do ônibus e o perfil de altitude da rota à frente. Com base em vários parâmetros, o PPC não apenas regula a velocidade, mas também intervém na transmissão e seleciona proativamente a marcha certa na hora certa. Além disso, o PPC também usa a tecnologia EcoRoll, que, quando apropriado, coloca a transmissão em ponto morto, permitindo que o ônibus deslize sem perdas por arrasto, reduzindo assim o consumo de combustível.

O motorista recebe mais suporte do Eco Driver Feedback: o EDF avalia o estilo de direção do condutor do ônibus com base em vários parâmetros e fornece feedback e sugestões individuais. Ele, portanto, conhece seu desempenho atual e recebe sugestões concretas para melhorias, se necessário.

A Daimler Buses está expandindo a linha de modelos Mercedes-Benz eCitaro. Com o Mercedes-Benz eCitaro K de 10,63 metros de comprimento, oferece agora uma versão curta do consagrado ônibus totalmente elétrico de piso baixo, além do eCitaro de 12,14 metros de comprimento e do eCitaro G articulado de 18,13 metros de comprimento. Com um raio de giro de apenas 17,28 metros, o novo eCitaro K se sente em casa em vias estreitas e sinuosas em subúrbios e cidades antigas, operando com um número limitado de passageiros. No entanto, o compacto eCitaro K também demonstra suas vantagens aos domingos, em horários de menor movimento ou como reforço durante os horários de pico. Com uma capacidade de transporte de até 84 passageiros, ele também está apto para maiores demandas de transporte.

Apesar de seu tamanho compacto, o Mercedes-Benz eCitaro K é um ônibus de serviço público completo com todas as qualidades de seus irmãos maiores. Com uma distância entre eixos de 4.398 milímetros, menor que o eCitaro em cerca de 1,5 metro, o eCitaro K oferece excelente manobrabilidade.

Cinco baterias para autonomia adequada

Assim como nos outros modelos da família eCitaro, o raio de operação do eCitaro K é grande – graças às últimas gerações altamente eficientes de baterias NMC e gerenciamento térmico. Cinco pacotes de baterias com uma capacidade total de energia de 491 kWh, distribuídos pelo teto (três pacotes) e traseira (dois pacotes), garantem autonomia apropriada para um ônibus de duas portas. O veículo foi projetado para carregamento plug-in na garagem e pode ser configurado de forma flexível em diferentes posições com tomadas de carregamento acima do eixo dianteiro à direita e na traseira à esquerda.

Sistemas de assistência e segurança inigualáveis, com câmera 360°

A segurança é sempre prioridade máxima nos ônibus Mercedes-Benz e é por isso que o modelo de estreia foi equipado com o novo sistema de câmera 360°. Ele fornece assistência crucial aos motoristas quando manobras precisas são necessárias, como na garagem ou ao longo de vias estreitas de uma rota, bem como quando há carros estacionados na faixa de ônibus. Vale a pena considerar o assistente de frenagem ativo Preventive Brake Assist 2, já que o Sideguard Assist 2, o Frontguard Assist, o Tyre Pressure Monitoring System TPM, o Traffic Sign Assist e o Attention Assist são padrão em todos os ônibus da Daimler Buses.

A segurança e o suporte para o motorista também incluem o limite de velocidade opcionalmente acionável de 33 km/h e o Acoustic Vehicle Alerting System.

* Press Release/Grupo Daimler.

Nenhum comentário: