Hyundai Creta 2025 ganha novo design e motor turbo
A “nova Hyundai” lança no Brasil o Creta 2025, o produto mais importante da marca em nosso mercado. Nessa nova fase da montadora, após assumir todas as operações no Brasil com veículos nacionais e importados, faz parte o novo SUV, que chega com preços a partir de R$ 141.990.
A importância do modelo para a Hyundai e que ele disputa entre os SUVs mais vendidos do Brasil, segmento mais aquecido e desejado pelo consumidor. Em 2023, foi o carro mais vendido da categoria no segmento varejo e trava uma disputa acirrada com o Volkswagen Creta. E isso como o visual anterior, que era alvo de polêmica pelas suas linhas.
Externamente, o Creta se destaca pelo conjunto óptico totalmente em LED, que inclui faróis, lanternas e setas sequenciais. A dianteira é marcada pela grade robusta em black piano com elementos retangulares e pelas luzes diurnas (DRL), também em LED. Há ainda um novo skid plate, na parte inferior do para-choque. Na lateral, o carro mantém as linhas atuais, mas ganha novas rodas de liga-leve com desenho diamantado aro 16, 17 ou 18, de acordo com a versão.
A traseira também evoluiu bastante, onde que era um dos pontos de maior crítica do modelo. O Creta 2025 segue a mesma receita da dianteira, com uma faixa horizontal de LED que percorre a extensão do veículo, conferindo uma sensação de continuidade ao conjunto visual. Há também novos para-choque e tampa do porta-malas.
No interior, o carro também recebe mudanças significativas. O painel e console central é totalmente novo da parte do ar-condicionado para acima. O Creta 2025 oferece agora painel de instrumentos digital, com uma tela de 10,25 polegadas, em todas as versões. Essa peça é integrada à multimídia de 10,25, dando aspecto “dual screen” ao SUV.
O modelo ganha ainda luz ambiente, nova combinação de cores e acabamentos no painel. Os bancos revestidos em couro estão disponíveis em diferentes opções de cores, como o marrom e preto, presente nas versões de topo, e o couro cinza dual tone em algumas configurações intermediárias. O carro segue com itens disponíveis em algumas versões como o teto solar panorâmico.
Na versão com apelo esportivo N Line, o Creta 2025 tem algumas mudanças no design. Há um filete prateado na dianteira, enquanto a traseira conta com detalhes exclusivos mais envolventes inspirados na “N”, a divisão de performance na marca. O Creta N Line conta ainda com saída dupla de escapamento e detalhes em vermelho no interior.
Além do visual, o Hyundai Creta 2025 passa a oferecer nova opção de motor na versão top de linha. Sai o veterano 2.0 aspirado e entra uma opção turbinada, que coloca o modelo entre os mais potentes da categoria. Agora é o Gamma 1.6 Turbo GDI a gasolina, que entrega 193 cavalos a 6.000 rpm e um torque de 270 Nm a partir de 1.700 rpm.
Esse motor, com injeção direta de combustível é disponível apenas com gasolina e é acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem (7DCT), com sete marchas. Segundo a Hyundai, o motor 1.6 T permite ao Creta atingir uma velocidade máxima de 210 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.
O Creta 2025 segue ainda com o motor Kappa 1.0 Turbo GDI Flex, que tem uma potência de 120 cv a 6.000 rpm, tanto para etanol quanto para gasolina. Ele gera um torque de 175 Nm disponível a partir de 1.500 rpm, o que favorece uma boa resposta em baixas rotações, ideal para o uso urbano.
Esse motor é combinado com uma transmissão automática de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h com esse motor ocorre em 11,6 segundos, com uma velocidade máxima de 175 km/h. O motor 1.0 Turbo Flex atinge médias de 13,5 km/l na estrada com gasolina, enquanto o motor 1.6 Turbo a gasolina registra 12,7 km/l no mesmo tipo de percurso, segundo o Inmetro.
O SUV mede 4,33m de comprimento, 1,79 m de largura e tem 1,62 m de altura, com um entre-eixos de 2,61 m. O porta-malas segue com 422 litros. de capacidade. O banco do motorista pode vir com ventilação e o carro tem seis airbags em todas as versões.
O Hyundai Creta 2024/2025 vem equipado freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, controle de estabilidade eletrônico (ESP) e assistente de partida em rampa (HAC). O Creta também oferece freios a disco nas quatro rodas, além de airbags frontais, laterais e de cortina em todas as versões.
Outros destaques são o assistente de permanência em faixa (LKA), o sistema de frenagem autônoma (FCA), que detecta veículos, pedestres e ciclistas, e o sistema de monitoramento de ponto cego (BCA), que aumenta a segurança em mudanças de faixa. O SUV ainda conta com o detector de fadiga (DAW) e o alerta de tráfego cruzado traseiro (RCCA). Assistente de ponto cego, tráfego cruzado e alerta de saída segura são novidades na linha 2025.
* Thiago Ventura/CNN Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário