Salão de Munique: ID.CROSS Concept é novo SUV elétrico da Volkswagen
A Volkswagen, maior fornecedora de carros elétricos na Alemanha e na Europa em 2025, vai apresentar um SUV elétrico compacto durante o IAA Mobility, o Salão de Munique, entre 8 e 14 de setembro. O ID. CROSS Concept traz uma proposta que se adequa tanto para o uso na cidade quanto para viagens longas.
“Desde o início, meu objetivo foi moldar a melhor versão da marca Volkswagen de todos os tempos. O conceito ID. CROSS demonstra que estamos realmente entregando, com um novo design, muitas tecnologias antes vistas apenas em classes superiores, melhor usabilidade e qualidade e, finalmente, novamente com o nome ‘certo’. Com essa nova geração da Volkswagen, estamos cumprindo nossas promessas”, afirma Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, chefe do Brand Group Core e membro do Conselho de Administração do Grupo.
Quatro novos carros elétricos
Após o ID.2 all, o ID. GTI Concept (baseado no ID.2 all) e o ID. EVERY1, o ID. CROSS Concept é o quarto carro conceito compacto eletrificado. As versões de produção desses novos modelos da Volkswagen chegarão ao mercado europeu a partir de 2026.
A estreia mundial do novo ID. Polo, versão de produção do ID.2 all, está prevista para o primeiro semestre de 2026. O ID. Polo GTI será apresentado logo em seguida. Ambos os modelos estarão em exibição no IAA Mobility, ainda camuflados. Dois nomes lendários da Volkswagen, Polo e GTI, entrarão assim no mundo da mobilidade elétrica. A estreia mundial da versão de produção do ID. CROSS será em 2026. A versão de produção do ID. EVERY1, que também estará em Munique, mas ainda como carro conceito, será lançado em 2027.
Todos os quatro novos modelos ID. fazem parte de uma campanha de produtos do Brand Group Core (SEAT & CUPRA, ŠKODA, Volkswagen, e Volkswagen Veículos Comerciais), na qual as marcas do grupo lançarão novos modelos no segmento de entrada da mobilidade elétrica. O Brand Group Core utiliza sinergias e economias de escala de forma direcionada para oferecer carros elétricos particularmente atraentes na Europa, tanto tecnicamente quanto em termos de preço.
Icônico e amigável
O ID. CROSS Concept, apresentado na cor verde Urban Jungle, reflete uma nova linguagem de design da marca, com proposta de promover um visual amigável. “Chamamos nossa nova linguagem de design de ‘Pure Positive’. Ela se baseia em três pilares: estabilidade, simpatia e um ‘ingrediente secreto’, digamos assim. Ela caracterizará todos os novos carros da Volkswagen no futuro. Apostamos em uma clareza pura e com poder, junto com estabilidade visual e uma personalidade positiva e simpática do carro.
As linhas e superfícies chamativas do ID. CROSS Concept seguem este propósito. Elas moldam um SUV que é um criador de tendências, não um seguidor, e que aponta a identidade da marca para o futuro”, explica Andreas Mindt, chefe de design da Volkswagen. A personalidade positiva do ID. CROSS Concept é imediatamente reconhecível em áreas como a dianteira e a traseira. Os detalhes e a assinatura em LED 3D, dão a impressão de que o carro está “sorrindo”.
Mindt acrescenta que um Volkswagen deve ser simpático, inconfundível e inspirar com suas linhas. “Por isso nos inspiramos em ícones da Volkswagen, como o Golf e a Kombi no ID. CROSS Concept – e isso seria o ‘ingrediente secreto’. Isso pode ser visto, por exemplo, nas características colunas C e na linha de janelas completamente reta. Poucas marcas de volume no mundo podem contar com um legado tão forte. E isso sempre estará em nossa caixa de ferramentas na jornada rumo ao futuro”.
Compacto: cabe em qualquer vaga
O SUV conceito exibido no Salão de Munique tem 4,16 metros de comprimento e 2.60 m de entre-eixos. O ID. CROSS Concept tem 1,83 m de largura e 1,58 m de altura. Dessa forma, é possível notar que o futuro SUV elétrico tem um tamanho semelhante ao do atual VW T‑Cross europeu. No entanto, o conjunto de rodas e pneus do carro conceito são maiores: os designers desenvolveram uma roda de liga leve de 21 polegadas, chamada Balboa, especificamente para o ID. CROSS Concept. Em cooperação com a Goodyear, foram projetados pneus especiais nas medidas 235/40 R21 para o carro conceito, que continuam o design da roda na lateral do pneu.
Pequenino e também gigante
O interior do ID. CROSS Concept foi feito para ser generoso com o espaço interno, com um volume de porta-malas acima da média, de 450 litros. Um compartimento adicional (25 litros) sob o capô oferece ainda mais espaço para as bagagens. A largura e o design arejado do interior criam uma maior sensação de espaço. Por outro lado, o ID. CROSS Concept é perfeitamente adaptado para uso urbano devido às suas dimensões externas compactas. Dessa forma, o SUV compacto é um veículo versátil, adequado para famílias e amigos, e pensado para o uso em viagens longas.
Oásis interior com ambiente estilo lounge
O interior do ID. CROSS Concept foi projetado como um oásis de bem-estar. Isso faz a cabine ser impressionante pela excelente qualidade dos materiais e sensação tátil, incluindo superfícies revestidas de tecido. Modos pré-configurados de luz, som e clima (Atmospheres) transformam o interior Vanilla Chai (um tom quente de bege) em um lounge que oferece máximo conforto.
As plantas projetadas nas telas e plantas reais no console central flutuante visualmente reforçam o efeito de bem-estar. Outro destaque são os assentos especialmente projetados, e que podem ser completamente rebatidos, para criar uma área de descanso no estilo da saudosa Kombi.
Tudo à vista e sob controle
O inovador cockpit com ergonomia bem pensada e operação intuitiva garantem atenção focada durante a condução. No ID. CROSS Concept, a Volkswagen criou uma interação harmoniosa entre telas com estruturas de menu intuitivas, controle por voz natural e botões para funções diretas. O volante multifuncional com controle por botões foi completamente redesenhado. As duas telas centrais do ID. CROSS Concept estão dispostas em um eixo visual: os instrumentos digitais têm 11 polegadas, enquanto a tela sensível ao toque central do sistema de infotainment (13 polegadas).
MEB+ – a próxima etapa da evolução elétrica
Tecnicamente, o ID. CROSS Concept com tração dianteira é baseado na matriz modular de propulsão elétrica MEB, que será continuamente desenvolvida no futuro com melhorias no MEB+, entre outras coisas, em termos de motores, baterias e software. “A MEB receberá uma nova geração de software a partir do próximo ano, que trará uma melhoria funcional perceptível de muitos sistemas para nossos clientes. Esse desenvolvimento adicional do sistema modular típico da Volkswagen traz funções de segmentos de veículos superiores, como o Travel Assist aprimorado. O MEB+ é, portanto, a chave técnica para oferecer veículos elétricos, como a versão de produção do ID. CROSS Concept e o novo ID. Polo, com características de produto acima da média a preços acessíveis”, diz Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento.
Novo sistema de propulsão
O ID. CROSS Concept apresenta um sistema de propulsão de última geração, recém desenvolvido. Dois módulos centrais compõem esse sistema: o motor elétrico com eletrônica de potência integrada ao sistema do eixo dianteiro, e a bateria de alta voltagem posicionada de forma plana no piso tipo sanduíche.
O motor elétrico do carro conceito gera uma potência de 211 cv (155 kW) e movimenta as rodas dianteiras. A autonomia estimada, segundo o ciclo WLTP, para o novo ID. CROSS Concept é de até 420 km. Dois outros valores são importantes para ciclistas e fãs de motorhomes compactos: o engate traseiro foi projetado para suportar uma carga de até 75 kg – suficiente para transportar duas bicicletas elétricas. O peso máximo de reboque é de até 1.200 kg (com freio, em inclinação de 8%).
* Press Release/Volkswagen do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário