sexta-feira, 31 de outubro de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> HONDA ZR-V 2026


Honda apresenta a renovada linha 2026 do ZR-V

Elegante e esportivo, com um interior espaçoso e repleto de tecnologia, o ZR-V foi desenvolvido sem concessões, visando ao equilíbrio entre conforto, robustez e dirigibilidade, para atender plenamente aos anseios de clientes que buscam excelência, inclusive nos detalhes. Sua linha 2026 chega com um pacote ainda mais atraente de itens de série, reforçando sua excelente relação custo-benefício.


Integrante da família de SUVs da Honda no Brasil, o ZR-V posiciona-se entre os consagrados HR-V e CR-V. Ele preserva o DNA que tornou esses SUVs referência em eficiência, dinâmica, confiabilidade e alta tecnologia voltada à segurança e ao bem-estar de seus usuários.

O prazer ao dirigir é um dos grandes destaques do ZR-V. Baseado na plataforma global usada no Civic, o modelo apresenta refinado comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedã, aliados à robustez e conforto dos SUVs.

Com uma lista de equipamentos agora ampliada na linha 2026, o ZR-V proporciona elevada segurança, conectividade e conveniência aos ocupantes. As dimensões externas superiores, o amplo espaço interno, a alta qualidade e o refinamento dos materiais também são destaques do novo SUV da Honda.

A presença marcante é uma das principais características do ZR-V. O design apresenta uma silhueta arrojada e imponente, com uma linha de cintura que começa no capô alongado e segue harmoniosamente até a ondulação dos para-lamas traseiros, adicionando força ao visual ao mesmo tempo em que agrega elegância e fluidez à carroceria. O conjunto ótico frontal com faróis full LED e as lanternas traseiras amplas exaltam a largura do modelo.

Na dianteira, a expressiva grade é ladeada por tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras, melhorando a eficiência aerodinâmica. A aparência limpa e sofisticada do teto se deve à tecnologia de soldagem a laser, que eliminou a necessidade de molduras longitudinais. Outro detalhe de relevância estética e perfeccionismo aerodinâmico vem dos limpadores de para-brisa, que se escondem sob a linha do capô quando não estão em uso.

Na traseira, o aerofólio dá suave continuidade ao teto, exaltando a leveza do conjunto e as formas esportivas do ZR-V, com a extremidade das lanternas traseiras moldada para melhorar a aerodinâmica.

O caráter sofisticado do ZR-V é destacado por detalhes em preto brilhante aplicados na grade frontal (um forte elemento estético, com singular formato de colmeia), na região das portas e nos para-choques dianteiro e traseiro. Além de um novo desenho, as rodas de liga leve cresceram na linha 2026, passando a ter aro de 18 polegadas, com pintura na cor preta e superfície diamantada, reforçando a elegância e esportividade.

Na cabine do ZR-V, estética e funcionalidade, com um genuíno toque de sofisticação. Materiais de elevada qualidade nos revestimentos internos e têm como característica a maciez ao tato que resulta em conforto e sensação de requinte.

O desenho curvilíneo do exclusivo console central flutuante do ZR-V abriga a alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento de maneira ideal para facilitar o uso. O volante multifuncional regulável em profundidade e altura é revestido em couro macio e oferece uma agradável sensação ao motorista, sendo dotado de controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no raio direito. O volante conta com paddle-shifts para troca de marchas.

Os ocupantes dos bancos dianteiros desfrutam do sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico, e resulta em grande conforto especialmente em longos trajetos. O motorista também dispõe de múltiplos ajustes elétricos no banco. Aqueles que viajam atrás desfrutam de uma estrutura otimizada para proporcionar uma postura relaxante. O revestimento dos bancos é de couro de alta qualidade, que pode ser preto ou cinza, dependendo da cor da carroceria.

A atenção para um acabamento requintado e perfeita ergonomia oferece uma experiência envolvente para todos os ocupantes. O motorista se beneficia de um ponto de visão elevado, característico dos SUV, mas que no ZR-V foi maximizado pelo recuo das colunas A e pelo posicionamento dos limpadores de para-brisa situados fora do campo de visão quando desligados. A visibilidade ainda é favorecida pelos espelhos retrovisores montados na porta. Estes, por sua vez, trazem outra novidade na linha 2026: rebatimento elétrico, que pode ser consoante ao travamento das portas ou por meio de botão situado na região do apoio de braço da porta dianteira esquerda, bem ao alcance da mão do motorista.

A horizontalidade do painel do ZR-V é evidenciada pelo elemento com textura de colmeia, que cria uma linha divisória entre o sistema multimídia e os controles da climatização, ocultando as saídas de ar que se integram discretamente ao painel. Especial atenção foi dada à operação dos controles, incluindo força e resposta tátil de botões, hastes de comando e interruptores. Diversas áreas de armazenamento de objetos, ideal para itens como chaves, controles remotos de garagem, garrafas, smartphones e até mesmo tablets e pequenas bolsas estão espalhadas por toda a cabine.

Entre os diversos itens de conforto e bem-estar, podemos destacar o teto-solar elétrico e o sistema de ar-condicionado digital dual zone, enquanto no âmbito da praticidade, o ZR-V oferece chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas (com acionamento por toque).

As generosas dimensões do ZR-V (4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 2.655 mm de entre-eixos) resultaram em uma cabine confortável e espaçosa, com excelente habitabilidade para todos os ocupantes. Quando o assunto é espaço para bagagem, o porta-malas se caracteriza pela amplitude da tampa de acesso e baixa altura do plano de carga em relação ao solo, o que facilita a acomodação e retirada de itens volumosos ou pesados. Os encostos dos bancos traseiros são divididos no padrão 60/40, possibilitando versatilidade na acomodação de bagagem. Uma vez rebatidos, os encostos criam um piso plano contínuo, proporcionando um volume de carga total de 1.306 litros até o teto e 885 litros até a linha inferior dos vidros. Com os bancos em posição normal, a capacidade é de 389 litros.

A tecnologia segue integrada de forma inteligente à cabine do ZR-V. O painel tem uma tela TFT digital colorida e personalizável de 7 polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. São múltiplas as funções selecionáveis ​​pelo usuário, como configurações do Honda SENSING, informações do veículo e muito mais.

O sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9 polegadas também tem novidade na linha 2026: é compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem-fio. Todo o hardware segue com os mesmos excelentes atributos: botão de volume físico, ícones grandes e fáceis de reconhecer e menus intuitivos. Uma superfície horizontal plana ocupa a extensão inferior da tela e serve de ponto de apoio para a mão, facilitando a operação por toque com o carro em movimento.

Todos os ocupantes do ZR-V podem carregar seus smartphones simultaneamente. O modelo possui carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira.

Para completar a oferta tecnológica, o ZR-V também possui o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. De uso intuitivo, o sistema entrega informações, segurança e controle do veículo de um modo prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

As principais funções do myHonda Connect são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), dados de últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, bastando baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços. Já o pacote Plus é pago e dá acesso a todas as funcionalidades, porém a Honda disponibiliza aos seus clientes uma degustação gratuita de um ano.

A dinâmica extremamente refinada, com a perfeita relação entre conforto e performance, é destaque no ZR-V. Baseado na plataforma do Civic, o modelo apresenta comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedã, uma característica exclusiva do ZR-V no segmento de SUVs.

Diversos itens dos sistemas de direção e suspensão são herdados do Civic. O sistema de direção elétrica assistida eletronicamente por pinhão duplo (EPS) fornece excelente feedback e melhor estabilidade em linha reta. Um sensor de torque mede o esforço no volante feito pelo motorista e uma central eletrônica determina o nível de assistência elétrica específica para a ocasião, resultando em uma sensação de direção natural e contínua. É um sistema refinado, que proporciona absoluto conforto e segurança em manobras, mas mantém uma comunicação muito direta com o motorista.

O ZR-V tem suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink, ambas com subframe de alumínio, priorizando leveza e resistência. O subframe dianteiro e os amortecedores traseiros são oriundos do Civic, enquanto o subframe traseiro e as pinças de freio frontais são herdadas do CR-V. Na suspensão como um todo foram usados componentes elásticos de baixo atrito para otimização do funcionamento e redução do índice de NVH – Noise, Vibration, Harshness (ruído, vibração e aspereza).

Aliás, a preocupação com a contenção de ruídos é marcante no ZR-V. Diversos pontos da carroceria recebem a aplicação de materiais fonoabsorventes com características específicas para barrar sons de diferentes frequências e intensidades. Além disso, o modelo possui para-brisa acústico, com uma membrana de polímero com elevada capacidade de isolamento sonoro.

O Honda ZR-V é equipado com o motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, que proporciona um excelente equilíbrio entre performance e consumo de combustível. O motor, com potência de 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm, possui duplo comando no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo é de 10,4 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.

A transmissão do tipo CVT foi ajustada para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração. A sensação de rápida resposta ao acelerador foi aprimorada pelo Step-Shift, que simula mudanças de marcha em situações de condução esportiva. Com o acelerador pisado a fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança e, consequentemente, de esportividade. Já o EDDB (Early Downshift During Braking) visa conter o ganho de velocidade em descidas. Em declives, ao detectar o acionamento do freio, o CVT automaticamente fixa uma das marchas simuladas, promovendo o efeito de freio-motor. A ação do EDDB amplia a segurança sem afetar o consumo.

A segurança, um dos pilares da Honda, está diretamente ligada à aplicação de elevada tecnologia. O ZR-V está equipado com o Honda SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia nas informações detectadas pela câmera de visão grande angular e um microprocessador de imagem de alta velocidade. As principais funções do Honda SENSING são:

- ACC - Controle de cruzeiro adaptativo – auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. No ZR-V, o sistema atua junto ao Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;

- CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão – aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes;

- LKAS - Sistema de permanência em faixa - detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção para manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;

- RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista - detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes;

- AHB – Farol alto automático - comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

O ZR-V possui ainda diversos outros importantes equipamentos de segurança: 8 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), assistente de controle de descida (HDC), assistente de partida em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), alerta de pressão dos pneus (TPMS), monitor de atenção do motorista, LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, entre outros.

O ZR-V será oferecido em três opções de cores: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Preto Cristal Perolizado. A cor do revestimento interno varia em função da cor da carroceria. Para as cores externas Azul Aurora Perolizado e Cinza Titanium Perolizado o interior será Cinza Claro. Para o Preto Cristal Perolizado, o revestimento interno será preto.

O modelo possui garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem. A linha 2026 do ZR-V já está disponível na rede de concessionárias Honda de todo o Brasil.

* Press Release/Honda do Brasil.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

>>> GALERIA #0138


Volkswagen Kombi Pickup (1974)















***

>>> GWM WEY 07 2026


GWM lança o Wey 07, SUV híbrido plug-in de luxo com seis lugares e experiência de primeira classe

A GWM anuncia a chegada do Wey 07 ao Brasil, um SUV híbrido plug-in de luxo com seis lugares que combina performance, sofisticação e alta tecnologia embarcada. Desenvolvido sobre a arquitetura inteligente Hi4, o modelo representa o ápice da engenharia, entregando potência, eficiência e uma experiência única de condução aos motoristas.



O Wey 07 estreia no Brasil em versão única, com um conjunto de equipamentos completo e acabamento premium, focado no segmento de luxo eletrificado. As vendas começaram em 23 de outubro, com preço de R$ 429 mil.


O novo SUV chega com potência combinada de 517 cv e torque de 820 Nm, aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos e tração integral inteligente (AWD) que se adapta automaticamente às condições do terreno.



“O Wey 07 representa o próximo passo da GWM no Brasil, ampliando nossa presença no segmento de luxo eletrificado. É um produto que reúne desempenho, conforto e tecnologia de forma única, reafirmando nosso compromisso em oferecer experiências premium aos nossos clientes”, destaca Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.



O Wey 07 é equipado com a arquitetura híbrida inteligente Hi4, que combina um motor a gasolina 1.5 turbo com dois motores elétricos (um dianteiro e um traseiro, ambos independentes), proporcionando tração integral com distribuição de torque variável entre os eixos. O conjunto entrega 517 cv de potência total e 820 Nm de torque, garantindo aceleração instantânea e retomadas robustas.


A Transmissão Dedicada Híbrida (DHT de 4 marchas) foi desenvolvida pela própria GWM para maximizar a eficiência energética e o conforto de rodagem. O sistema opera em múltiplos modos automáticos, sempre em conjunto com os dois motores elétricos: EV, HEV, Esporte, Eco, AWD, Neve, Areia, Lama e Normal, adaptando-se a diferentes estilos de condução e tipos de terrenos.


Esse powertrain trabalha em sintonia com uma bateria de lítio de alta tensão com capacidade de 42,5 kWh, permitindo que o SUV tenha uma autonomia elétrica de 128 km, segundo o Inmetro. Como virou tradição entre os híbrida da GWM, o Wey 07 possui a opção de recarga rápida e lenta. No modo DC (corrente contínua), a potência é de até 60 kW, permitindo que a bateria seja carregada de 30% a 80% em apenas 26 min, enquanto que no modo AC (corrente alternada), a bateria vá de 15% a 100% em cerca de 6h30min graças à potência admitida de até 6,6 kW.

Dimensões

Com 5,15 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,80 metro de altura e entre eixos de 3,05 metros, o Wey 07 oferece proporções imponentes e excelente aproveitamento de espaço interno.

A capacidade do porta-malas é de 239 litros com todas as fileiras em uso, chegando a 1.040 litros com a terceira rebatida. O modelo conta com capacidade de reboque de até 750 kg e altura livre do solo de 180 mm, com inclinação máxima de rampa de impressionantes 60% (31°), alinhando robustez, estabilidade e conforto em todos os cenários de uso.

Suspensão e conforto dinâmico

O Wey 07 traz suspensões independentes na dianteira (McPherson) e traseira (multi-link de 5 braços), ambas com barras estabilizadoras e buchas hidráulicas, além de braço oscilante dianteiro e chassi auxiliar traseiro, que favorece a absorção e aumenta o isolamento das vibrações, mantendo o equilíbrio entre conforto e estabilidade.

Interior

Projetado para oferecer o mesmo conforto da primeira classe de um avião, o interior do Wey 07 combina design minimalista e materiais nobres. Os bancos dianteiros contam com 12 ajustes elétricos, 8 modos de massagem (com três níveis de intensidade), aquecimento, ventilação e memória de posição.

O assento do passageiro da primeira fileira oferece ainda o exclusivo recurso Gravidade Zero, que automaticamente reclina o banco até a posição de 110°, o chamado Ângulo Dourado, que alivia a pressão na coluna de tal modo que cria a sensação de estar flutuando. Por isso, o cinto de segurança é totalmente integrado ao assento para garantir não apenas o máximo conforto de ajuste ao corpo, mas principalmente toda a segurança necessária.

A segunda fileira traz bancos com 10 ajustes elétricos, apoios de pernas e lombar, dois modos de massagem com dois níveis de intensidade, ventilação e aquecimento independentes, persianas retráteis para privacidade e uma mesinha retrátil (posicionada atrás do encosto do banco do motorista).

A terceira fileira é projetada com um “layout de teatro”, com altura mais elevada em relação a segunda fileira, para permitir uma visão ampla do veículo e criando a sensação de amplitude para os usuários. Além disso, possui saídas de ar dedicadas, assegurando conforto real para todos os ocupantes.

A exclusividade do interior é complementada por iluminação ambiente inteligente, teto solar elétrico panorâmico elétrico e acabamento premium em legítimo couro Nappa – marca exclusiva com reputação mundial que utiliza apenas a camada mais macia do couro – nas opções Marfim ou Preto.

Painel inteligente e conectividade

O Wey 07 é equipado com a nova plataforma digital Coffee OS 3, sistema operacional inteligente desenvolvido pela GWM. O cockpit digital combina um painel de instrumentos Full HD de 12,3”, central multimídia de 14,6” e um head-up display de 25”, que projeta informações a até 4,5 metros de distância.

Compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, esse sistema permite personalização da interface, comandos de voz em português e exibe um modelo 3D interativo do veículo na tela da central multimídia com acesso rápido a funções como teto solar, ar-condicionado e portas.

O modelo ainda oferece Wi-Fi que permite conectar até 8 dispositivos, atualizações remotas (OTA) e controle completo via aplicativo My GWM, que permite verificar status da bateria, travamento das portas, climatização e localização do veículo e ainda ativar recursos do Wey 07 à distância, como abrir a tampa elétrica do porta-malas, acionar o ar-condicionado de fora do veículo, fechar as janela e teto solar, entre outros.

Segurança e assistência à condução

O Wey 07 incorpora o pacote de segurança mais avançado da GWM, com 22 sensores (5 radares, 12 ultrassônicos e 5 câmeras), entregando um sistema de condução semiautônoma de nível 2+. O sistema inclui controle de cruzeiro adaptativo inteligente (ICC), assistente de faixa, frenagem autônoma de emergência, estacionamento automático e visão panorâmica 540° com chassi transparente.

A carroceria de alta resistência e o conjunto de 6 airbags com cortinas estendidas asseguram máxima proteção. O Controle Integrado de Frenagem (IBC) proporciona respostas rápidas e suaves, enquanto o sistema de reconhecimento de fadiga e distração do motorista reforça a segurança proporcionada ao motorista.

Conforto acústico e refinamento


O isolamento sonoro do Wey 07 foi projetado com atenção a cada detalhe. O modelo conta com vidros duplos acústicos nas duas primeiras fileiras, para-brisa laminado de alta densidade, manta acústica em 96% do assoalho e pneus com camada interna de redução de ruído, mantendo o ambiente silencioso mesmo a 120 km/h.

Exterior

Com linhas elegantes e proporções imponentes, o design do Wey 07 expressa o padrão de alto luxo que a GWM oferece no veículo. A dianteira minimalista abriga faróis Full LED matriciais com regulagem automática e Indicador de Direção Sequencial. As lanternas traseiras também possuem iluminação Full LED, Indicador de Direção Sequencial e luz de neblina traseira.

O conjunto inclui rodas de 21 polegadas, maçanetas retráteis, rack de teto aerodinâmico, porta-malas com abertura elétrica por sensor e porta de recarga iluminada.

O modelo estará disponível em seis cores exclusivas: Azul Cianita, Branco Pérola, Solar Gold, Preto Khalifa, Verde Esmeralda e Verde Turmalina, com interiores em Marfim ou Preto, variando de acordo com a combinação definida para cada versão.

Entretenimento e experiência a bordo


O sistema de som Hi-Fi de 1.670 W RMS com 16 alto-falantes proporciona uma experiência imersiva, com palco sonoro central, tweeters de alta frequência e subwoofer dedicado.

O SUV também traz Thermal Box inteligente, com função de aquecimento e refrigeração entre -6°C e 50°C, além de carregador sem fio de 50W, múltiplas entradas USB-A e USB-C e ar-condicionado digital de três zonas com controle sensível ao toque.

Versatilidade e inovação

O Wey 07 também oferece função Vehicle-to-Load (V2L), que permite utilizar a bateria de alta tensão para alimentar equipamentos elétricos externos de até 3.300 W, como cafeteiras, laptops ou grelhas, tornando o modelo ideal para lazer e viagens.

* Press Release/Great Wall Motor Brasil.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1987 Chevrolet G10 Custom

***

terça-feira, 28 de outubro de 2025

>>> VOLVO FH 2026


Linha Volvo FH 2026 chega com I-Torque, novidade que traz mais força nas subidas e até 3% de economia

Numa evolução de sua consagrada tecnologia de Aceleração Inteligente, a Volvo lança agora o I-Torque, com benefícios ao desempenho e à economia de combustível. Através do aprimoramento dos algoritmos de inteligência artificial (IA) dos caminhões, na linha 2026 o sistema passa a atuar de forma constante em toda a viagem, entregando o torque de forma inteligente e ajudando o motorista a economizar combustível.


“Com o refinamento da IA a performance de nossos caminhões vai ficando cada vez mais aprimorada. Na linha 2026, nossa engenharia conseguiu extrair ainda mais força dos veículos em momentos críticos, como em subidas e ultrapassagens. Mas, mesmo assim, reduzimos o consumo de combustível”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

Batizada de I-Torque, essa nova tecnologia gerenciada pela IA Volvo atua entregando força de forma inteligente ao longo do trajeto. O torque é a força que move o caminhão, essencial para colocá-lo em movimento e mantê-lo em velocidade constante. Em trechos planos, a exigência é menor. Já em subidas, o peso da carga exige mais torque para subir com velocidade e sustentar a marcha adequada. “A IA monitora posição do pedal do acelerador, topografia da estrada, peso transportado e velocidade do veículo. Com estas informações, mantemos o torque em níveis ideais, promovendo uma condução econômica e um transporte mais eficiente”, assegura Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo. A tecnologia está disponível nos motores de 420, 460, 500 e 540 cv.


Para economizar combustível é importante aproveitar o embalo, o peso da carga e acelerar nos momentos certos. O I-Torque facilita a condução, independente da experiência e perfil de cada motorista. “Numa subida, por exemplo, essa novidade traz força máxima para manter a velocidade, segurar marcha alta e vencer o trecho o mais rápido possível. E tudo acontece automaticamente, sem o motorista ter que apertar alguma tecla ou monitorar o painel. É simples. Basta acelerar buscando a velocidade desejada”, garante Júlio Lodetti, engenheiro de vendas da Volvo.

A nova tecnologia pode trazer redução de até 3% no consumo de combustível, especialmente em composições maiores e em topografias desafiadoras. É mais uma das evoluções de tecnologia da Volvo em benefício da economia de diesel. A cada lançamento, a marca tem avançado de forma consistente nesse quesito. “Na última década, reduzimos o consumo em mais de 15%, dependendo do tipo de operação e configuração de veículo. O I-Torque é mais um passo nessa direção, equilibrando a forma de condução sempre para o nível dos melhores motoristas”, afirma Valério.


Além do I-Torque, a linha Volvo 2026 traz outras novidades. A ergonomia para o motorista foi aprimorada, com a redução dos comandos na coluna de direção. Os novos modelos trazem apenas duas alavancas, que reúnem funções como setas, piloto automático, freio motor, dentre outras.

Outro aprimoramento está nas engrenagens da transmissão I-Shift, que passaram a receber um polimento como acabamento de superfície para mais suavidade no funcionamento e aumentar ainda mais a durabilidade.

Evolução também no I-See, a consagrada inteligência artificial que determina as melhores marchas utilizando dados de conectividade avançada. Agora, a tolerância para manter marchas ficou 10 km/h maior, trazendo ganhos em economia.


Os aprimoramentos da linha 2026 devem garantir ainda mais mercado ao Volvo FH, caminhão pesado mais vendido no Brasil há sete anos consecutivos. “O FH é um símbolo de alta produtividade, robustez e segurança nas mais variadas operações de transporte. Com o I-Torque, a inteligência artificial traz mais uma evolução e o FH segue como referência em tecnologia de vanguarda, sempre à frente do seu tempo”, finaliza Alcides Cavalcanti.

* Press Release/Volvo América Latina.

>>> AUDI SQ6 SPORTBACK e-TRON


Novo Audi SQ6 Sportback e-tron chega no Brasil

A Audi do Brasil anuncia a chegada do novo SQ6 Sportback e-tron à rede com mais de 40 concessionárias da marca das quatro argolas em todo o Brasil. O modelo integra a série de 13 lançamentos da fabricante no País em 2025 como parte da renovação global de seu portfólio de veículos. Com seu design alinhado à nova identidade visual da Audi, o veículo utiliza a inovadora plataforma premium para veículos elétricos (PPE) e amplia a família Q6 e-tron no Brasil, que estreou por aqui no segundo semestre do ano passado. Desempenho esportivo, ampla lista de equipamentos de série e autonomia para percorrer longas distâncias no modo puramente elétrico são alguns dos inúmeros atributos do modelo, que tem preço de R$ 684.990,00. O veículo completa a linha 100% elétrica da Audi, que também conta com os modelos A6 Sportback e-tron, Q6 e-tron, Q6 Sportback e-tron, Q8 e-tron, Q8 Sportback e-tron, SQ8 Sportback e-tron, e-tron GT e RS e-tron GT.


"O novo SQ6 Sportback e-tron chega para ampliar a nossa gama de veículos 100% elétricos. Com visual esportivo e interior sofisticado, o modelo esbanja uma dinâmica de condução primorosa sem abrir mão da eficiência e sustentabilidade", destaca Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

O novo Audi SQ6 Sportback e-tron oferece uma potência de até 517 cavalos, no modo launch control, além de 795 Nm de torque. A aceleração é realizada em apenas 4,3 segundos, e a velocidade máxima é de 230 km/h – limitada eletronicamente. Graças à tração integral quattro totalmente elétrica, o veículo é capaz de enfrentar com desenvoltura e estabilidade qualquer tipo de terreno, sem comprometer o conforto dos ocupantes, desde valetas, lombadas e buracos das grandes cidades até as rodovias e estrada de terra nos fins de semana.

Construído sobre a moderna Plataforma Elétrica Premium (PPE, na sigla em inglês), o modelo oferece ainda suspensão pneumática adaptativa S, a qual regula o nivelamento e amortecimento do veículo para aprimorar a experiência de condução, combinando conforto e precisão. No coração do modelo está a bateria de íons de lítio de 800 volts, integrada na parte inferior da carroceria, com carregamento rápido e eficiente - a velocidade de recarga em estação ultrarrápida é de 10% a 80% em apenas 20 minutos. A autonomia total é de 428 quilômetros, segundo o Inmetro.

O visual do esportivo 100% elétrico abraça a nova linguagem visual minimalista da marca das quatro argolas, com traços mais fluídos e orgânicos, vincos menos proeminentes e conjunto ótico afilado. Linha de cintura elevada, coluna D mais volumosa e proporções ideais conferem ao veículo um visual irresistível.

Na dianteira, o Singleframe completamente fechado e invertido segue a linguagem de design dos modelos 100% elétricos da Audi, projetando uma presença confiante e poderosa. Faróis Matrix LED com luzes diurnas e assinaturas personalizáveis - são oito possibilidades - fornecem ao modelo um visual ainda mais marcante.


De perfil, o caimento mais acentuado do teto cria uma silhueta atlética e esportiva. Na traseira, as entradas de ar proeminentes e o spoiler com luz de frenagem irradiam potência, enquanto a faixa luminosa das lanternas digitais OLED de segunda geração demonstra o design progressivo da Audi. Com suas proporções perfeitas, o novo Audi SQ6 Sportback e-tron representa a evolução no design da família e-tron.

Projetado de dentro para fora, o modelo apresenta um novo conceito de cabine, acolhedora e com foco nas necessidades dos usuários, combinando um design tridimensional com alto contraste a uma arquitetura espacial que oferece tecnologia, estética e sustentabilidade em perfeita simbiose. As saídas de ar-condicionado horizontais e estreitas contribuem harmoniosamente para o visual. Um conjunto de controles está integrado na maçaneta da porta do lado do motorista e combina perfeitamente com o cockpit. Ele possui as funções mais importantes, como configurações de espelhos, funções de assento e porta e configurações de luz e visibilidade.


Graças à nova plataforma PPE, desenvolvida especialmente para a mobilidade elétrica, o modelo também oferece um espaço interno generoso para o uso diário, com diversos nichos e porta-objetos. O console central possui dois porta-copos, uma bandeja e duas entradas para carregamento de smartphones. Como é característico dos veículos elétricos sem túnel central, há espaço extra para as pernas e joelhos, priorizando a mobilidade dos ocupantes. O porta-malas do Audi SQ6 Sportback e-tron oferece porta-malas com espaço de até 499 litros e 64 litros na frente, alcançando um espaço total de até 1.361 litros, com os assentos traseiros rebatidos. Os bancos traseiros rebatem-se individualmente (40:20:40).

O interior é dominado pelo “palco digital” com o display panorâmico Audi MMI e o display do passageiro dianteiro. Os monitores integrados transmitem à cabine uma sensação de espaço e frescor. O display panorâmico Audi MMI de 14,5 polegadas apresenta design curvo e contempla a tecnologia OLED, compondo a cabine ao lado do Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas. A iluminação ambiente faz com que a tela curva pareça flutuar à noite. Para o passageiro dianteiro, o palco digital é complementado individualmente por um display MMI de 10,9 polegadas, que está perfeitamente integrado ao design do painel. Um modo de privacidade permite que o passageiro desfrute das funcionalidades da tela sem distrair o motorista. Ao mesmo tempo, permite ao passageiro auxiliar o condutor, por exemplo, na navegação e controle de mídias.


O head-up display com realidade aumentada representa um avanço significativo na tecnologia e mostra informações relevantes como velocidade e ícones de assistência e navegação. A imagem virtual cria a impressão de que os itens exibidos estão flutuando a até 200 metros de distância e interagem com o ambiente. O motorista consegue entender o funcionamento das telas também em condições de baixa visibilidade. Além disso, o novo head-up display também oferece duas opções de jogos operados pelos shift-paddles do volante, os quais funcionam somente enquanto o veículo está parado – em carregamento, por exemplo – ampliando as opções de entretenimento a bordo.

Internamente, há luzes ambientes interativas (IAL, na sigla em inglês) que auxiliam o modelo na interação com motorista e passageiros em três funções centrais. Entre elas, a função de boas-vindas, a indicação de quando o veículo está trancado e destrancado. O IAL também auxilia na segurança: por exemplo, representa os piscas dinâmicos. No entanto, o IAL continua sendo um display adicional e não substitui os alertas no cockpit virtual. Ele também ilustra outras informações, como exibição do nível de carga e progresso do carregamento, mostradas como uma luz pulsante.

O sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D oferece a máxima precisão acústica. A música é ouvida exatamente como foi gravada – para uma experiência sonora natural e impressionante. Um amplificador altamente eficiente está no coração do Bang & Olufsen Premium Sound System. Ele aciona 16 alto-falantes com 705 watts. Os alto-falantes de graves nas portas dianteiras ficam em uma caixa separada, causando menos vibração nas partes próximas e garantindo que o som seja reproduzido com grande precisão.

Isso melhora a qualidade do som e reduz a propagação do som fora do veículo. A dissociação do alto-falante também proporciona graves precisos e volumosos. Com esse interior multifacetado, que a Audi reconhece como “o centro da vida e das experiências dos nossos clientes”, o modelo satisfaz as necessidades dos seus usuários por meio de design e tecnologia de formas nunca antes possíveis.

O modelo oferece de série uma ampla lista de itens de série. Entre os equipamentos de conforto, estão ar-condicionado automático de três zonas com programação de climatização do interior do veículo; bancos dianteiros superesportivos, com ajustes elétricos e lombar, função massagem e memória para o motorista, em combinação Dinâmica e couro com inscrição "S"; pacote de luzes ambiente Plus (interativas); porta-malas com abertura/fechamento elétrico e sistema hands-free; e volante em couro, multifuncional com shift-paddles, aquecimento e inscrição "S".

Externamente, o modelo traz espelhos retrovisores externos e eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, antiofuscantes e com memória; frisos decorativos das janelas na cor preto brilhante; pintura full-body (arcos dos para-lamas na cor do veículo); teto solar panorâmico; tração quattro, e rodas de alumínio Audi Sport de 21 polegadas, com pneus 255/45 R21 (dianteiros) e 285/45 R21 (traseiros). O modelo conta com capas do espelho retrovisor externo em cor alumínio fosco, kit exterior S com detalhes do para-choque em alumínio fosco, pinças de freio na cor preta com logotipo S (dianteiro) e suspensão esportiva pneumática a ar.

Os itens de tecnologia e segurança incluem airbags dianteiros, laterais dianteiros e traseiros e cortina; Audi Drive Select; assistente de troca de faixa (Side Assist), alerta de trafego reverso, exit warning e assistente de conversão em marcha ré; câmeras top-view 360°; controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de emergência e sistema de frenagem autônoma (AEB); faróis Full LED Matrix com setas dinâmicas, apresentação de luzes, assinaturas ópticas personalizáveis do DRL (via MMI) e lavador de farol; park assist plus com sensores estacionamento dianteiro e traseiro; e Simulação de som externo e-tron Sport.

Adicionalmente o SQ6 Sportback e-tron possui lanternas traseiras OLED de segunda geração com 60 segmentos de luz cada, que incluem assinaturas personalizáveis e alerta de proximidade traseira. Para otimizar o carregamento, o veículo oferece acesso para carregamento do lado do motorista e do passageiro com abertura elétrica; Audi compact charger com potência de até 11 kW com suporte de parede e kit de cabos para uso residencial e industrial.

A Plataforma Elétrica Premium (PPE, na sigla em inglês) foi projetada exclusivamente para veículos elétricos e desenvolvida pela Audi na arquitetura de 800 Volts, o que proporciona ao modelo excelente autonomia e alta performance de recarga, com picos de 270kW DC (carregador de carga rápida, que fornece energia em corrente contínua). O tamanho da bateria e a distância entre-eixos dos veículos também são escaláveis. Isso permite incluir modelos SUV e CUV, bem como modelos Sportback ou Avant, que fazem parte do segmento principal da gama da Audi.

O SQ6 Sportback e-tron está disponível nas cores Azul Plasma, Azul Ascari, Branco Geleira, Cinza Imã (sólida), Cinza Manhattan e Cinza Daytona. Internamente, os assentos recebem a tonalidade preta com costura na cor cinza rocha. As dimensões são de 4.771 mm (comprimento), 2.193 mm (largura), 1.628 mm (altura), e 2.893 mm (entre-eixos). O porta-malas traseiro tem capacidade total de 499 litros (1361 litros com os bancos rebatidos) e o porta-malas dianteiro conta com 64 litros de capacidade.

* Press Release/Audi do Brasil.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

2004 Dodge RAM SRT 10

***

>>> PULSE ABARTH STRANGER THINGS


Pulse Abarth ganha edição especial Stranger Things

A Fiat, marca que é líder de mercado e que carrega em seu DNA o espírito inovador e ousado, é uma das parceiras comerciais da 5ª e última temporada de Stranger Things , série que é um dos maiores sucessos na Netflix. E para celebrar a parceria entre as duas marcas, uma que é referência em mobilidade e outra em entretenimento, a Fiat lança a edição especial do Pulse Abarth Stranger Things. Os apaixonados pela série agora poderão levar para casa um pedaço desse universo misterioso e eletrizante do “mundo invertido” em um modelo que une performance e estilo. Ao todo, serão 511 unidades - referência ao número do protagonista Eleven - disponíveis para os fãs da marca e da série.


Assim como Stranger Things revela um “mundo invertido”, a Fiat também tem o seu: a Abarth, que é uma divisão esportiva da marca, onde a alta performance, intensidade e a emoção tomam conta do volante. O Pulse Abarth Stranger Things é uma tradução perfeita dessa dualidade, sendo um carro que combina potência e design com o espírito provocante da série.

A série especial, desenvolvida exclusivamente em alusão à produção da Netflix, conta com diversos detalhes especiais que remetem à história. Na parte interna, o Pulse Abarth Stranger Things ganhou vinil e costura preta como acabamento, placa com a numeração do carro, easter egg no painel de portas do motorista, além de bancos com bordado Stranger Things.


Já no exterior, a série especial ganhou faixa adesiva nas laterais que representa as garras do Demogorgon, o monstro da série, acabamento do skidplate (grade inferior), cortina de ar e retrovisores em vermelho ou preto (dependendo da cor da carroceria), placa com o nome da série no motor, soleira de porta Stranger Things e nova serigrafia nos vidros, com três easter eggs de detalhes icônicos sobre a série.


"A Fiat se orgulha de participar dos momentos que marcam gerações e, com certeza, Stranger Things é um desses fenômenos. O Pulse Abarth está conectado com o universo da série com seu DNA subversivo, representando o mundo invertido na personalidade do modelo, com ajustes sob medida para uma direção provocante e equipamentos exclusivos. A edição especial do Pulse Abarth carrega toda a sinergia presente nessa parceria, que é apenas uma das ativações que preparamos. Ao longo das próximas semanas, teremos outras iniciativas que reforçam esse universo e aprofundam ainda mais a conexão da marca com os fãs da série”, comenta Alessandra Souza, vice-presidente de Marketing & Comunicação de Marca da Stellantis para a América do Sul.


A série Stranger Things, lançada pelo serviço de streaming em julho de 2016, reúne milhões de fãs ao redor do mundo e é um dos maiores fandoms do serviço de streaming. Reconhecida por um enredo envolvente, ela se passa na década de 1980 e conta com personagens que, apesar de jovens, enfrentam os desafios do “mundo invertido” com coragem. A primeira parte da 5ª temporada estreia no dia 26 de novembro.


O lançamento da nova temporada de Stranger Things e da edição especial do Pulse Abarth vem acompanhada de uma série de ações e campanhas de marketing que serão divulgadas nas próximas semanas.


O Pulse Abarth Stranger Things estará disponível para compra no dia 30 de outubro. A edição especial também será comercializada na Argentina e México.

* Press Release/Grupo Stellantis.

>>> SCANIA NA BUSWORLD


O que a Scania apresentou na BusWorld 2025

Seis dias de evento e visitantes de todo o mundo. O objetivo? Conhecer de perto o que há de mais avançado em tecnologia, eficiência e soluções de transporte de baixo carbono quando o assunto é o transporte de passageiros. Estamos falando da BusWorld Europe 2025, evento que aconteceu durante o início do mês na Europa e, claro, contou com a presença da Scania.


Entre as principais novidades, a marca apresentou uma das gamas mais completas e modernas: a nova plataforma Super, disponível nas versões a combustão e híbrida plug-in (PHEV), que foi um dos grandes destaques; e a plataforma elétrica de três eixos com piso baixo, lançada no mercado europeu em abril, no modelo Scania Irizar i3.


A Scania também surpreendeu ao anunciar a chegada de um novo ônibus totalmente elétrico, dando mais um passo em sua jornada de sustentabilidade com mais uma solução em eletromobilidade. Quem passou pelo estande pôde conhecer na prática parte dessa tecnologia durante o test drive do Irizar i6S Efficient PHEV, além de conferir de perto o Scania Touring LBG/LNG, vencedor do título de Melhor Ônibus Sustentável de 2025 no Sustainable Bus Awards.


Durante os dias de feira, a Scania participou ainda de painéis técnicos e debates sobre o futuro da mobilidade, reforçando seu compromisso com um transporte mais limpo, eficiente e inteligente — uma agenda que se conecta diretamente com os avanços que já estão acontecendo no Brasil.

Os caminhos que o Brasil já percorre

Por aqui, a transição energética também já começou. Mas, sabemos e sempre lembramos aqui que cada mercado tem o seu tempo. As soluções são desenvolvidas de acordo com a maturidade e infraestrutura de cada país, levando em conta fatores como rede de abastecimento, políticas públicas, demanda local e suporte técnico. Por isso, enquanto a Europa já conta com uma gama mais ampla de produtos elétricos e híbridos, o Brasil avança em ritmo próprio, em etapas, com a chegada de soluções pensadas para sua realidade atual, mas alinhadas à mesma estratégia global da marca.

Um exemplo disso é o ônibus K 280 4×2, movido a gás ou biometano, desenvolvido para operar no Brasil com essas fontes mais limpas de combustível e disponível para o aqui e agora da realidade das operações do nosso país. Outro marco dessa jornada foi o lançamento do primeiro ônibus 100 % elétrico da Scania no país, o K 230E B4x2LB, com autonomia entre 250 e 300 km.

Ainda de acordo com a entidade, as exportações acompanham o ritmo: foram 5.233 ônibus enviados ao exterior nos nove primeiros meses do ano, um salto de 60,6 % em relação a 2024. Esses resultados refletem um mercado em plena retomada e mostram que o transporte de passageiros no Brasil caminha, passo a passo, rumo a uma mobilidade mais limpa e eficiente.

Além disso, o cenário do transporte nacional também vive um momento positivo. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre janeiro e setembro de 2025, foram 17.690 ônibus emplacados no Brasil, o que representa uma alta de 12,2 % em relação ao ano anterior. A produção de chassis também cresceu, somando 24.040 unidades - um aumento de 13,4 %. O transporte urbano segue na dianteira, com 19.471 chassis produzidos, enquanto os modelos rodoviários tiveram alta expressiva de 48,5 %.


Durante a BusWorld, um grupo de clientes do Consórcio Scania teve a oportunidade de acompanhar de perto as inovações apresentadas em Bruxelas. A visita fez parte de uma jornada especial que incluiu experiências exclusivas e contato direto com as equipes globais da marca. Essa imersão proporcionou aos clientes vivenciarem o propósito da Scania em primeira mão: transformar o transporte em um sistema mais eficiente e sustentável.

* Press Release/Scania America Latina.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> HONDA WR-V 2026


Honda apresenta o novo WR-V

O Honda WR-V 2026 chega para completar o consagrado lineup de SUVs da marca – ao lado do HR-V, ZR-V e CR-V – reforçando a gama reconhecida de utilitários esportivos da marca. Em projeto inédito, o WR-V representa um verdadeiro upgrade no segmento de entrada dos SUVs, posicionando-se como nova referência.


Desde o início do projeto, o objetivo foi entregar ao consumidor brasileiro algo que superasse suas expectativas, antecipando desejos e necessidades que serão plenamente atendidos por este novo SUV da Honda.

O design, sempre um aspecto fundamental, priorizou um visual marcante, com linhas robustas e imponentes. As dimensões da carroceria conferem ao WR-V um porte sólido e espaço interno incomparável, conciliando conforto, segurança e versatilidade – atributos essenciais para o uso múltiplo que caracteriza os SUVs.

A dinâmica do Honda WR-V é outro ponto de destaque. A elevada rigidez torcional da estrutura, combinada ao sistema de direção assistida EPS e ao ajuste preciso de suspensões resultou em um comportamento estável, com elevado grau de desempenho e conforto, inclusive em condições de uso severo.

O motor que equipa as versões EX e EXL é o 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, com transmissão CVT. Trata-se de um conjunto mecânico já conhecido, presente no City e e nos HR-V EX e EXL, mas com calibrações específicas para o WR-V, mantendo suas reconhecidas qualidades de economia, desempenho e robustez.


A segurança, valor essencial para a Honda, também é destaque no novo WR-V. Ambas as versões contam com o pacote Honda SENSING, enquanto a plataforma de conectividade myHonda Connect é exclusiva da versão EXL.


Produzido na moderna fábrica de Itirapina (SP), com motor produzido na unidade de Sumaré, (SP) — ambas abastecidas com a energia elétrica produzida pelo parque eólico Honda Energy em Xangri-Lá (RS) —, o novo Honda WR-V oferece a qualidade construtiva da qual os clientes Honda não abrem mão. O WR-V também é respaldado pela confiabilidade da marca, pós-venda exemplar e elevado valor de revenda, características comuns a todos os modelos da Honda.

Design marcante com interior integrado

O conceito do Honda WR-V estabeleceu parâmetros de design para as porções frontal, lateral e a traseira, cuja linguagem se estende para o interior, criando uma harmonia de estilo que se converte em forte personalidade.






As linhas retas da carroceria definem um caráter marcante, destacando a robustez do design. O capô plano e alongado, a frente imponente e a linha de cintura lateral elevada transmitem a sensação de cabine protegida, enquanto a traseira alta, conectando as lanternas bipartidas, reforça a percepção de porte elevado — uma característica essencial dos SUVs.

A elegância do conjunto óptico dianteiro, com design afilado que integra as luzes diurnas (DRL) aos indicadores de direção, conta com tecnologia LED para os faróis alto e baixo. As luzes de posição e de freio cumprem a função de assinatura luminosa, em LED. Essa assinatura é criada por duas linhas paralelas de largura distintas, percorrendo a parte superior no porta-malas, se unindo à porção instalada na carroceria, formando uma espécie de bumerangue apontado para fora. A iluminação de pisca também fica nessa parte da lanterna.

O design da cabine segue o mesmo conceito da carroceria, valorizando linhas retas e elementos que destacam a horizontalidade. O painel de instrumentos TFT de 7”, as molduras das maçanetas, os difusores de ar e o contorno do painel central abaixo da central multimídia touchscreen de 10” são os principais pontos criados a partir de linhas retas.

Materiais suaves ao toque e um elevado padrão de acabamento conferem ao WR-V um nível de requinte presente em ambas as versões, EX e EXL. Os bancos com sistema de estabilização corporal foram projetados para oferecer excelente apoio, assegurando que até mesmo longas viagens sejam cumpridas com total conforto.

O conforto interno é amplificado pela generosa volumetria da cabine, cuja largura, altura do teto e generosa distância entre-eixos assegura espaço ímpar no segmento. O porta-malas, com 458 litros com bancos em posição normal de uso, pode chegar a 1.466 litros com o rebatimento dos encostos. O WR-V chega com a melhor relação do segmento entre volume do porta-malas e distância entre-eixos, que é o principal balizador de espaço interno na cabine.

Powertrain consagrado, dinâmica superior

Em ambas as versões, o Honda WR-V é equipado com o motor quatro-cilindros em linha aspirado de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC – Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control. O sistema i-VTEC permite a variação da amplitude e da duração da abertura das válvulas de admissão, otimizando o desempenho em diferentes regimes de rotação. Há ainda o VTC (de variable timing control), sistema operado hidraulicamente que controla a sincronização (avanço ou retardo) do comando de admissão. Atuando juntos, I-VTEC e VTC priorizam consumo e emissões em baixas rotações e o desempenho em giros elevados, otimizando assim o funcionamento do motor em toda sua faixa útil de rotação.


Com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, o motor do WR-V se destaca pela alta eficiência em termos de economia de combustível, que pode ser etanol ou gasolina com gerenciamento do sistema flex. Dotado de injeção direta de combustível, o motor 1.5 DI i-VTEC tem potência máxima de 126 cv a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgf.m a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgf.m a 4.600 rpm (gasolina). De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Honda WR-V tem consumo urbano/rodoviário de 8,2/8,9 km/l (com etanol) e, respectivamente, de 12,0 e 12,8 km/l (com gasolina).

A transmissão CVT – Continuously Variable Transmission – que equipa o Honda WR-V é reconhecida pelas suas características de durabilidade e eficiência. É possível utilizá-la tanto em modo plenamente automático como, conforme a preferência ou conveniência, usar os paddle shifts situados no volante, pelos quais é possível selecionar sete marchas. Quando o acelerador é levado ao fundo (kick-down), a função Step Shift é ativada, fazendo com que a central de gerenciamento eletrônico do câmbio CVT opere as trocas de marchas, entregando ao piloto uma sensação de maior esportividade. Há ainda o sistema EDDB, de Early Down-Shift During Braking. Em um trecho de descida de serra, por exemplo, é normal que, com o câmbio em drive, a velocidade vá aumentando por conta da inclinação. Quando o EDDB detecta que o motorista está freando para conter esse ganho de velocidade por conta da inclinação, o CVT assume uma relação que resulta em uma aplicação de freio-motor, aumentando a segurança sem afetar o consumo de combustível.

O WR-V utiliza uma carroceria inédita, projetada com elevada rigidez estrutural, o que resulta em dirigibilidade superior. A alta estabilidade decorre da resistência à deformação nas áreas de ancoragem da suspensão. A proteção aos ocupantes também é beneficiada em função da rigidez estrutural. Na área aberta da carroceria que recebe a tampa do porta-malas, por exemplo, a estrutura tem a função de direcionar a energia de um eventual impacto na traseira para zonas de absorção, protegendo os passageiros acomodados no banco traseiro.

Outro destaque é o desempenho no quesito NVH (Noise, Vibration and Harshness), que visa a redução de ruídos, vibrações e asperezas. Pontos estratégicos da carroceria recebem materiais isolantes e vedantes, enquanto o conjunto motor-transmissão incorpora elementos que minimizam vibrações e ruídos, elevando o padrão de conforto a um nível de referência no segmento.

As suspensões — dianteira MacPherson e traseira por eixo de torção — foram cuidadosamente ajustadas para atender às condições de uso no Brasil, equilibrando conforto e estabilidade. O vão livre elevado, de 223 mm, e a distância entre-eixos de 2.650 mm garantem tranquilidade ao trafegar por vias irregulares e excelente estabilidade direcional. O sistema de direção EPS (Electric Power Steering), com diâmetro de giro reduzido de 10,4 m e alta precisão de resposta, contribui decisivamente para a excelente experiência ao volante do Honda WR-V 2026.

Segurança e conectividade

O Honda WR-V segue o padrão de todos os automóveis da marca, colocando a segurança ativa e passiva como absoluta prioridade. Para tal, ambas as versões do
WR-V 2026 têm como equipamento de série o Honda SENSING, um completo sistema de tecnologias de segurança e assistência ao motorista baseado nas imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) instalada no topo do para-brisa. O Honda SENSING tem as seguintes funções:

ACC – Controle de cruzeiro adaptativo: permite manter distância segura em relação ao veículo à frente;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão: frenagem ao detectar eventual colisão frontal. Identifica pedestres e veículos (inclusive bicicletas e motocicletas);
LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa: Ajusta a direção para permanência do veículo centralizado nas faixas de rodagem;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista: Ajusta a direção ao detectar eventual saída de pista;
AHB – Ajuste automático de farol: Comutação automática dos fachos baixo e alto dos faróis.

Além do Honda SENSING em todas as versões, o WR-V ainda dispõe dos seguintes dispositivos de segurança: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), Isofix e Top Tether (fixação de assentos infantis), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.

Além do painel com tela TFT de 7” HD colorida, que oferece informações completas ao motorista, e da avançada central multimídia touchscreen de 10” com sistema de infotenimento de última geração, o Honda WR-V 2026 na versão EXL conta com o myHonda Connect — um aplicativo desenvolvido para proporcionar maior comodidade por meio de serviços que elevam a segurança e a qualidade de vida do condutor e dos demais ocupantes.

Entre as funcionalidades do myHonda Connect, destacam-se: consulta ao status do veículo, acionamento remoto do motor e do ar-condicionado, localização do carro com suporte de mapa, recebimento de alertas, agendamento de revisões, entre muitas outras possibilidades que tornam a experiência a bordo ainda mais completa e conectada.

Equipamentos e cores

O Honda WR-V oferece uma completa lista de equipamentos de segurança, conforto e conveniência em ambas as versões.

Honda WR-V EX: faróis Full LED, botão de partida (Start/Stop Engine), rodas de liga leve aro 17”, ar-condicionado digital com ajuste automático de temperatura na dianteira e dupla saída na traseira, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, Smart Entry, central multimídia 10” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 7”, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, antena tipo tubarão, câmera de ré multivisão, sensores de estacionamento traseiros.


HONDA WR-V EXL: os equipamentos acima mais: barras longitudinais no teto, faróis de neblina em LED, bancos e volante revestidos em couro, carregador por indução, apoio de braço central com porta-copos no banco traseiro.

As cores disponíveis para o Honda WR-V 2026 são: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Azul Cósmico e Cinza Basalto (metálicas), Branco Topázio, Preto Cristal e Azul Aurora (perolizadas).

* Press Release/Honda do Brasil.