sexta-feira, 18 de abril de 2025

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> VOLVO A30 ELECTRIC


Volvo CE exibe na Europa o primeiro caminhão articulado elétrico do mundo, com zero emissões

Num momento marcante na inovação sustentável, este ano a Volvo CE exibiu exclusivamente máquinas elétricas no stand da marca em Bauma. “Levar à feira uma linha de zero emissões é um marco em nosso compromisso em promover mudanças. Esse portfólio de produtos e serviços evidencia que estamos ao lado de nossos clientes para apoiá-los em cada etapa de sua jornada de transformação. Estamos comprometidos com nossas ambições de descarbonização”, assegura Melker Jernberg, presidente da Volvo CE.


O destaque da linha exposta pela Volvo CE no evento é o inédito caminhão articulado A30 Electric, primeira máquina elétrica produzida em série em seu segmento. O modelo estará disponível para locação na Europa em 2026, assim como o A40 Electric, versão de maior porte. São produtos para operações em pedreiras, mineração e construção, conciliando alta produtividade com uma operação mais sustentável.


Além das máquinas elétricas, a Volvo CE apresentou também opções de motores a combustão com baixas emissões para todos os modelos expostos na feira. Eles trazem avanços de até 15% em eficiência de combustível, com produtividade excepcional. A oferta de múltiplas tecnologias assegura versatilidade para atender a uma ampla gama de requisitos dos clientes, em qualquer fase que eles estejam em sua jornada de descarbonização.


Em complemento à linha de máquinas com zero emissões, a Volvo CE apresentou na feira de Bauma novos serviços. As novidades incluem uma atualização no conjunto de ferramentas digitais da marca, como uma nova ferramenta de ticket de carga para faturamento simplificado, além de dois novos serviços: Operações de Site, para monitoramento de frota independente da marca, e Otimização do Site, serviço de consultoria para clientes atingirem novos níveis de eficiência em sua operação.

Além do novo articulado A30 Electric, os destaques da Volvo CE em Bauma incluem: 

- Escavadeira elétrica EC230 com autonomia ampliada;
- Gama atualizada de equipamentos elétricos compactos;
- Unidade de potência PU500 otimizada. Permite carregamento móvel rápido de máquinas, caminhões e equipamentos elétricos Volvo e de outras marcas;
- EWR150 Electric, primeira escavadeira de rodas a bateria da marca;
- EW240, escavadeira que trabalha conectada à rede elétrica.

Além de equipamentos de construção, a Volvo levou à feira de Bauma produtos e serviços de diversas áreas de negócio: Volvo Trucks (caminhões), Volvo Penta (motores industriais) e Volvo Financial Services (serviços financeiros), todas atuando de forma conjunta para oferecer uma solução integrada de marca.

* Press Release/Volvo Construction Equipment.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

>>> GALERIA #0130

 

Volkswagen Kombi Custom (1960)





















***

>>> AUDI RS 6 AVANT GT NO BRASIL


Audi do Brasil confirma chegada do RS 6 Avant GT ao País

A Audi do Brasil anuncia o lançamento do exclusivo superesportivo RS 6 Avant GT ao País. A edição limitada de 660 unidades do modelo em todo o mundo - serão 10 unidades direcionadas ao mercado brasileiro - oferece um visual inédito, com spoilers, difusores e para-choques exclusivos, além do uso de fibra de carbono em elementos espalhados por toda a carroceria. Novas rodas de 22 polegadas, bancos em concha especiais e detalhes exclusivos como a numeração da série especial (0 a 660) no console central tornam o veículo uma lenda antes de sua estreia.


“Quem já teve o deleite de acelerar o RS 6 Avant sabe que guiou um carro excepcional, fora de série. E como lapidar esse verdadeiro hors-concours sobre rodas? O desafio foi à altura do ícone, e estamos muito orgulhosos em trazer ao Brasil o fruto desse projeto. A versão limitada RS 6 Avant GT certamente irá conquistar o coração dos seu seleto grupo de clientes”, destaca Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Os primeiros esboços do RS 6 Avant GT remontam ao conceito RS 6 GTO, de 2020, desenvolvido pelas mãos de doze jovens sob a supervisão de mecânicos e pintores automotivos da marca das quatro argolas, que trabalharam em conjunto por seis meses com o apoio da Audi Design. Eles tiraram a maior parte de sua inspiração do lendário carro de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. O resultado final do projeto demonstra o potencial dos jovens talentos e como eles podem contribuir com a fabricante, mesmo durante o processo de aprendizado.


O novo Audi RS 6 Avant GT se destaca das outras versões esportivas da linha, como o RS 6 Avant e o RS 6 Avant Performance, graças à sua aparência ainda mais impressionante, baseada no conceito RS 6 GTO. Essa inspiração se torna evidente já na dianteira, com a ampla grade frontal singleframe e as entradas de ar em acabamento preto brilhante, formando uma peça uniforme que faz o veículo parecer ainda mais baixo e largo. Lâminas verticais e colmeia com desenho exclusivo no para-choque, assim como o capô fabricado em fibra de carbono com acabamento exclusivo, completam o visual dianteiro.

Na lateral, saídas de ar posicionadas atrás das exclusivas rodas de 22 polegadas de seis raios reduzem a pressão do ar no arco da roda e melhoram o resfriamento do freio. Assim como o capô, os para-lamas também são feitos inteiramente de fibra de carbono, pela primeira vez na história da marca das quatro argolas. Inserções nas saias laterais e capas de espelhos retrovisores em carbono brilhante completam o perfil dessa máquina sobre rodas.

Na traseira, inserções na tampa do porta-malas, nomenclatura, logotipo e difusores em preto brilhante com refletor centralizado verticalmente faz o carro parecer ainda mais largo. Acima do vidro traseiro, destaque para a asa dupla inspirada no automobilismo - herança do protótipo desenvolvido pelos aprendizes. Pela primeira vez na história do RS 6 Avant, os trilhos do teto foram removidos para criar uma silhueta ainda mais plana e esportiva. Além disso, há freios de cerâmica com pinças de freio vermelhas como item de série.


A carroceria do modelo recebe uma combinação exclusiva de cores: a tonalidade externa em Arkona White é acompanhada de inserções nas tradicionais cores Audi Sport - preto, cinza e vermelho - e rodas especiais na cor branco brilhante especialmente desenhadas para esta versão.

O RS 6 Avant GT sai da linha de produção com o pacote de design RS plus como padrão. A cabine tem o preto como tonalidade predominante, realçada por diversos detalhes que trazem requinte e exclusividade ao modelo, como por exemplo as costuras aparentes em colorações complementares como vermelho e cobre, além das combinações de materiais e texturas pensadas nos mínimos detalhes para reforçar ainda mais a sofisticação a bordo, transmitindo aos ocupantes a sensação de vestirem um terno de alta costura para uma festa de gala. Além disso, o modelo oferece teto solar panorâmico que amplia a luminosidade na cabine.

Encaixes precisos, revestimentos nobres e a identificação "RS 6 GT" por todo o interior, como no console central, tapetes e assentos, reforçam a exclusividade do modelo. Os novos bancos tipo concha RS oferecem a combinação de couro dinâmica e costura em favo de mel com costura aparente em tonalidade cobre. Os cintos de segurança chamam a atenção com sua cor vermelho carmesim, e como destaque especial, o console central apresenta o número de série do carro limitado a 660 unidades.


Incluído pela primeira vez no mercado brasileiro nessa geração do modelo, o novo Audi RS 6 Avant GT é equipado com o inédito sistema de som Bang&Olufsen 3D ADVANCED, com dois auto-falantes direcionais e motorizados no painel frontal e 19 auto-falantes com imãs de Neodymium High-quality.

O novo RS 6 Avant GT é equipado com o consagrado motor 4.0 TFSI biturbo, V8, otimizado para entregar ainda mais performance. No total, o modelo desenvolve 630 cavalos de potência e 830 Nm de torque máximo. A potência é fornecida à tração integral permanente quattro por meio da caixa de câmbio Tiptronic padrão de oito velocidades com tempos de troca otimizados.

O poderoso conjunto mecânico garante ao modelo números de superesportivo de pistas de competição: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada com primazia em apenas 3,3 segundos. Já a aceleração de 0 a 200 km/h ocorre em apenas 11,5 segundos. A velocidade máxima padrão é de 305 km/h.

Assim como o RS 6 Avant Performance, o RS 6 Avant GT usa a versão mais recente do diferencial central de bloqueio. Especialmente leve e compacto, ele distribui a potência do motor para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60. Se ocorrer deslizamento, mais torque de transmissão é aplicado automaticamente ao eixo com melhor tração - até 70% pode fluir para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro. O diferencial central retrabalhado melhora a dinâmica de direção, garantindo maior precisão e controle nas curvas em alta velocidade.


Para distinguir ainda mais a edição especial de outros modelos da linha RS, o diferencial esportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente ajustado para o RS 6 Avant GT. Os novos parâmetros focam em maior agilidade e viés traseiro no modo de direção "dinâmico". Os clientes se beneficiam de um manuseio esportivo, neutro e altamente preciso com o auxílio da suspensão esportiva RS plus com Dynamic Ride Control (DRC).

Por fim, os novos pneus Continental “Sport Contact 7” de 22 polegadas (285/30 R22) e alto desempenho garantem a aderência necessária para uma condução dinâmica e esportiva em diferentes circunstâncias da via. Além disso, a distância de frenagem é até dois metros menor com os novos pneus ao frear de 100 a 0 km/h.

Outro diferencial do novíssimo RS 6 Avant GT em relação ao RS 6 Avant é que ele não é totalmente montado na linha de produção da marca na cidade de Neckarsulm, na Alemanha. Após as etapas de construção da carroceria e oficina de pintura, as 660 unidades da série especial serão encaminhadas para outra linha de montagem perto dali, em Böllinger Höfe, onde os e-tron GT quattro e RS e-tron GT são fabricados em pequenos lotes de produção.

Essa instalação é altamente flexível e única dentro do Grupo, oferecendo as melhores condições para lapidar os últimos detalhes de montagem do Audi RS 6 Avant GT, que é realizada em sua etapa final por sete funcionários experientes em três estações de montagem configuradas especialmente para esta edição especial. Cada veículo passa um dia inteiro por lá, e todos os elementos exclusivos do modelo são instalados manualmente, incluindo o capô, para-lamas, painéis laterais, asa dupla, para-lamas dianteiros e traseiros, e a suspensão ajustável.


Vale destacar que a produção em Böllinger Höfe é neutra em carbono líquido. Para atingir isso, a Audi usa eletricidade verde e calor de fontes renováveis – um marco importante tanto para a marca das quatro argolas. As emissões de CO² que a Audi ainda não pode evitar por meio de fontes de energia renováveis são compensadas usando créditos de carbono de projetos ambientais certificados. A empresa está, portanto, fazendo uma contribuição significativa para a meta de zerar as emissões de carbono até o ano de 2050.

* Press Release/Audi do Brasil.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1979 Chevrolet Silverado K10

***

>>> SKYWORTH SUMMER


Chineses da Skyworth criam cópia bizarra da Volkswagen Kombi com motor PHEV

A indústria automotiva chinesa evoluiu muito em design e tecnologia, mas nem sempre escapa das comparações com modelos famosos do passado. É o caso da Skyworth Summer, uma van recém-registrada que mistura o visual da icônica Kombi da Volkswagen com elementos de vans americanas, como a Chevrolet Astro. Para completar a receita inusitada, o modelo conta com motorização híbrida plug-in e porte significativamente maior que o da perua original alemã.


Chamada de Summer, a curiosa van que mais parece uma cópia saída de jogos de videogame apareceu em registro oficial no MIIT, uma agência do governo da chinês que regula a indústria de comunicações e tecnologia da informação do país e é responsável pelo vazamento de vários futuros lançamentos do país que passam pelo processo de registro de patente.


Apesar do visual lembrar bastante a perua alemã na parte dianteira, as classificações do órgão chinês mostram que as duas são bem diferentes em tamanho e proporções. No caso da Summer, seu comprimento total ultrapassa os 5,29 metros de comprimento, enquanto o entre-eixos possui 3,25 metros. São dimensões bem maiores que a Kombi original, que possuía 4,50 metros e 2,40 metros de entre-eixos. O peso também é bem maior, com 2275 toneladas.

Isso se deve principalmente ao uso de baterias, já que o modelo possui conjunto motriz do tipo híbrido plug-in. Segundo o MIIT, a van terá dois motores, um de 70 kW (95 cv) e outro de 60 kW (80 cv). Combinados, esses motores gerariam 138 cv.


Além da proporção geral ser bem maior que a Kombi, a traseira também é diferente, mas ainda dentro do conceito retrô. A ''inspiração'' parece ter vindo de modelos americanos, como a Chevrolet Astro e o Ford Econoline. Seu sistema de abertura é duplo, como acontece em uma Fiat Dobló, as portas vão até o para-choque, já que não há motor traseiro a ar como na Kombi original e o estepe fica alocado na parte externa.

* Thomas Tironi/Motor 1.

terça-feira, 15 de abril de 2025

>>> 59º JEEP EASTER SAFARI


Jeep® enfrenta as trilhas de Moab, EUA, no 59º Easter Jeep Safari

A Jeep® marca presença no 59º Easter Jeep Safari, realizado entre os dias 12 e 20 de abril em Moab, Utah. Neste ano, Jeep e Mopar chegaram com sete novos carros-conceito, expressivos e altamente capazes de enfrentar todos os desafios de Moab, o epicentro do país para aventuras off-road.


Como parte do compromisso contínuo com a preservação ambiental e a condução responsável, a Jeep, mais uma vez, associou-se à Red Rock 4-Wheelers e ao Bureau of Land Management para limpar e conservar as trilhas locais de Moab. Todos os anos, voluntários Jeep realizam um projeto de restauração, que normalmente inclui remoção de lixo e resíduos, reparos e construção de muros e cercas de pedra, além da recuperação de áreas ao longo das trilhas.

Em parceria com a Mopar, a Jeep oferece aos participantes do Easter Jeep Safari 2025 uma gama inesquecível de veículos e experiências Jeep 4x4, incluindo sete carros-conceito da Jeep e Mopar

Os carros-conceito do Easter Jeep Safari (EJS) deste ano estão ainda melhores, com sete novos modelos customizados criados pelos times do design, Jeep e Mopar, que celebram a liderança 4x4 da marca.

O resultado é uma linha de conceitos EJS robusta que presta homenagem às raízes da marca Jeep e oferece um pouco dos veículos que vão abrir caminho para o futuro do off-road. Os seguintes conceitos Jeep e Mopar fazem parte do que a marca apresenta no evento em 2025:

Jeep Convoy Concept - Inspiração militar, Jeep Gladiator clássico com um design que resiste ao tempo em aspectos visuais e funcionais.




Jeep Bug Out 4xe Concept – Jeep Wrangler de fibra de carbono com extensão para aventuras off-grid, unindo acampamento ultraleve e overlanding.




Jeep Rewind Concept - Conceito nostálgico de um Jeep Wrangler que transmite todas as sensações de uma época em que as cores neon vibrantes estavam na moda.



Jeep Wrangler 4xe Blueprint Concept - Catálogo sobre rodas com quase 40 acessórios originais testados e homologados.



Jeep Wrangler 4xe Sunchaser Concept - O verdadeiro aventureiro ao ar livre transporta todo o equipamento necessário para um dia inteiro de atividades, desde o nascer ao pôr do sol.


Jeep Gladiator High Top Honcho Concept – A picape inspirada na herança de meados da década de 1970 confere uma nova personalidade ao modelo.




Jeep J6 Honcho Concept - Mistura o tema clássico do Jeep Honcho do final da década de 1970 com peças e acessórios de conceção e produção Jeep e Mopar.



* Press Release/Grupo Stellantis.