quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

>>> MAN TGX 18.680

E já que comentamos sobre melhores do ano no post anterior, A MAN apresenta o seu mais novo modelo TGX de 680 cv, veículo que é dotado de tecnologia para atender a Euro 5 e que também recebeu o título de "caminhão do ano" em 2008, pela imprensa especializada do setor.
Uma logística bem mais que aprumada faz com que a indústria de veículos comerciais ajuste os seus produtos às mais diversas operações de transporte. Para aqueles empresários de transporte que necessitam de uma cavalaria sem limites, agora pode desfrutar de uma força motriz que ostenta um recorde de potência na Europa, seguido de uma das melhores estações de trabalho, no quesito conforto e tecnologia embarcada.


Trata-se do MAN TGX 18.680, considerado o caminhão mais revolucionário do Velho Continente, por carregar 680 cv de potência. O bloco desse poderoso cavalo-mecânico é estruturado em V e dividido em duas partes, um conceito de construção denominado “bedplate”. Na parte superior, estão instalados os cilindros e na inferior, o virabrequim - tal técnica permite que o veículo tenha mais desenvoltura nas zonas sujeitas a fortes tensões e a altas temperaturas, uma vez que os componentes que compõem os cilindros, contam com circuitos de refrigeração por lubrificantes.

O motor D2868 LF está coberto por cabeçotes individuais e “respira” por meio de quatro válvulas por cilindro. O modelo dispõe de freio-motor de descompressão EVB (Exhaust Valve Brake).

As características desse propulsor impressionam: são 680 cv a 1 800 rpm com torque máximo de 306 kgfm entre 1 000 e 1 500 rpm. Essa “torrente” de cavalos está equipada com uma caixa de câmbios ZF 12AS-3141 OD, que a MAN batizou de TipMatic, que se completa por um retarder hidráulico da mesma marca.

Não bastasse desenvolver um veículo que bate recorde de potência, a marca alemã não poupou investimentos e produziu um habitáculo ao padrão. A começar pelos bancos revestidos em tecido, com detalhes em couro no encosto, tendo ainda uma infinidade de ajustes para o melhor conforto do motorista. O painel de instrumentos também conta com comandos digitais e de fácil acesso para o motorista. Além disso, por fora, o design moderno denota a robustez do MAN TGX 18.680.

* Fernando Fischer / Transporte Mundial.

Nenhum comentário: