quarta-feira, 3 de novembro de 2010

>>> DE VOLTA AO BRASIL

Brasil ganha nova montadora de caminhões. Vendas começam com dois caminhões International.
A NC², joint venture mundial entre Navistar International e Caterpillar criada em 2009, com matriz nos Estados Unidos, anunciou oficialmente o início de suas operações no Brasil. A mais nova montadora no país irá montar e distribuir caminhões com as marcas International e Cat.

Operações

Inicialmente, a NC² irá comercializar caminhões International (de volta ao Brasil) no mercado: o pesado 9800i e o semipesado DuraStar. De acordo com a empresa, o primeiro modelo estará disponível este mês, enquanto o outro só a partir de 2011.


A montadora informa que, nesse primeiro momento, assumirá a responsabilidade pela atual operação Navistar, em Caxias do Sul (RS), na qual manterá acordo para a produção de caminhões com a tecnologia NC2 em uma das unidades industriais da Agrale. A NC² revelou que irá investir aproximadamente US$ 200 milhões no país, recursos destinados à compra de equipamento, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, bem como à contratação e treinamento de funcionários, sendo US$ 10 milhões na expansão da linha de montagem da planta gaúcha, com planos de abrir 150 novas vagas de emprego até 2011.

De acordo com a empresa, investimentos adicionais para a construção da fábrica no Brasil serão anunciados futuramente. “Já iniciamos, este ano, investimentos em projetos de expansão a longo prazo no Brasil que incluirão a produção local de caminhões e o lançamento, em 2012, de produtos com uma nova cabine avançada”, revela Al Saltiel, presidente da NC².

Essa nova família de caminhões com cabine avançada, das marcas International e Cat, deverá chegar em 2012. Segundo a NC², a nova linha de produção incluirá mais de 15 modelos, do modelo de 10 toneladas ao de 74 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado), com motores de 180 cavalos a mais de 500 cv. Quanto à rede de distribuição, a empresa planeja contar com mais de 60 pontos de venda em todo o país até 2015.

Até o momento, a empresa já instalou cinco pontos de venda International, que deve chegar a 10 unidades até o final do ano. “Estamos muito felizes com a chegada ao mercado brasileiro, que é uma das nossas prioridades na operação mundial e que funcionará como centro de distribuição no Mercosul”, destaca Al Saltiel. “Nosso compromisso de longo prazo com o Brasil inclui o crescimento da produção, criação de empregos e o desenvolvimento de uma rede de parceiros que serão treinados para oferecer serviços de qualidade para nossos veículos e marcas em todo o país”, completa o presidente da NC², cuja sede administrativa brasileira fica localizada em São Paulo.

International

De acordo com a empresa, os dois caminhões International que estão chegando ao país vêm com garantia de um ano e quilometragem ilimitada, com uma opção de garantia estendida para motores e outros sistemas, além de suporte de peças e serviços. O 9800i será comercializado no Brasil na versão com motor eletrônico 11 litros de 417 cv com 2010 Nm de torque, opções de tração 6x2 e 6x4, com peso bruto combinado de 57 toneladas e 74 toneladas, respectivamente, além de transmissão sincronizada Eaton FTS-20112L exclusiva (treze marchas à frente) e eixo intermediário duplo.

Já o International DuraStar terá motor eletrônico MWM MaxxForce 7,2 litros (260cv, 900 Nm de torque), Euro III. O modelo será disponibilizado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4, com duas opções de transmissão: Eaton FS6406A de seis marchas e RT8908LL de dez marchas, sendo com uma marcha de trator para trabalho pesado no 6x4.

Os primeiros pontos de vendas dos caminhões International estão localizados em cinco estados (Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Ceará), revendedores das empresas Konrad Group, Catalão, Marcosa e Saga Group. Segundo a NC², a rede deverá fechar o ano com dez casas, adicionando mais vinte pontos em 2011.

* Redação/Canal Do Transporte.

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