quarta-feira, 24 de novembro de 2010

>>> ENFIM, UM PORSCHE!

Cayenne agora tem cara de Porsche. Nova geração ganha frente ao estilo da marca e motor V8 4.8 de 400 cv. Carro custa R$ 269 mil em Curitiba.
Se algum dia alguém torceu o nariz para o Cayenne por ele não vir com a dianteira tradicional de um Porsche, agora terá de mudar a opinião. A terceira geração do SUV (sigla em inglês para veículo utilitário esportivo) adotou a “cara” da marca. A frente ficou mais baixa, os faróis mais estreitados, como no esportivo 911, e as entradas de ar têm novo posicionamento. Visto de trás, percebe-se um acentuamento na forma ovalada da coluna C, dando ao jipão um ar de cupê. O interior recebeu mais novidades, como o novo volante, com comandos de mudança de marcha (paddle shift ou “borboletas”), e uma tela de 7 polegadas sensível ao toque no painel, com funções multimídia.


O novo Cayenne desembarcou no país em agosto em duas configurações: a versão S e a Turbo, por R$ 379 mil e R$ 555 mil, respectivamente. Ambos equipadas com motores V8 – o bloco V6 3.6 4WD foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo e já está à venda por R$ 269 mil.

Andamos com a versão S pe­­las ruas de Curitiba e por um curto trecho na BR-277. Foi o suficiente para perceber que o câmbio Tiptronic S, agora com oito marchas e função Auto Start Stop (que desliga e liga o motor automaticamente em situações como congestionamentos e se­­máforos fechados), além de uma série de alterações, melhorou o desempenho do jipão e permitiu uma redução no consumo de combustível.


O modelo traz um motor V8 de 4,8 litros com injeção direta de gasolina, que desenvolve a potência máxima de 400 cv – 15 cv a mais que antes – e 51 kgfm de torque à disposição para levá-lo a qualquer lugar em alta velocidade e com extremo conforto de um veículo da categoria premium.

O Cayenne S é tão silencioso e suave de se dirigir que é preciso atenção redobrada no velocímetro (que oferece leituras analógica e digital). Às vezes, na rodovia, só se percebe os 200 km/h quando o barulho do descolamento de ar do lado de fora supera o volume do rádio, que conta com dez alto-falantes, bluetooth e conexão USB. Se o condutor quiser ouvir o ronco do V8, é só pisar até o fim do acelerador para acionar o kick-down (sistema no qual o câmbio automático reduz as marchas para maior aceleração).

Os largos pneus na medida 255/55 R18, auxiliados pelo sistema PTM (Porsche Traction Mana­gement), que distribui o torque entre as quatro rodas de acordo com o piso e a força imposta no pe­­dal direito, garantem estabilidade ao carro. Fazer curva em alta velocidade não é problema. O modelo vem com tração 4x4.


O utilitário esportivo vai de 0 a 100 km/h em apenas 5s9 e continua acelerando até atingir 258 km/h, conforme dados da fabricante. Na média combinada dos ciclos urbano e rodoviário, ainda de acordo com a marca, o veículo registra 9,5 km/l. A lista de equipamentos é vasta. Destaque para os faróis de bi-xenônio direcionais com acendimento automático, os oito airbags e o detector de objetos em pontos cegos da carroceria, que avisa o motorista com luzes na base do retrovisor externo.

* Texto e Fotos: Renyere Trovão/Jornal Gazeta Do Povo.

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