domingo, 15 de janeiro de 2012

>>> E A KOMBI?


Nova Kombi pode utilizar a plataforma do compacto Up!

Como a maioria já tomou conhecimento, o governo brasileiro aprovou a lei que torna obrigatório, até 2014, a presença de airbag duplo e freios com ABS como itens de série em todos os carros vendidos zero km. Essa medida coloca em cheque a produção de veículos com projetos mais antigos e sem possibilidade de receber estes aparatos de segurança, como é o caso da  Kombi, que desembarcou no Brasil em setembro de 1950.


Mas uma fonte de dentro da Volkswagen informou que existem estudos avançados em São Bernardo do Campo, SP, para que a Kombi permaneça viva. Mesmo muito ultrapassada, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) , de janeiro a outubro do ano passado foram vendidas um total de 20 918 unidades. A grande maioria, destinadas ao trabalho, já que oferece excelente custo/benefício. Números que representam a liderança do segmento de veículos comerciais leves de uso misto, e uma parcela do mercado que, sem dúvida, a Volkswagen não quer perder.



Com o lançamento mundial do Volkswagen UP! previsto para dezembro de 2013, a novidade pode até ser fabricada no Brasil, em uma fábrica ainda a ser construída. Por ter uma plataforma moderna, de baixo custo e bastante versátil, a Volkswagen estuda a possibilidade de estender a família Up!. A saída poderia substituir a antiga Kombi e a também ultrapassada Parati, e até mesmo a Saveiro, por carros modernos e baratos, todos feitos na nova plataforma.


Já existe na Europa um carro conceito chamado Up! Blue Concept (fotos), uma versão maior do VW Up! e possível substituta da Kombi. Embora esse não seja o carro definitivo, é a partir deste projeto que deve surgir o novo carro. O futuro? Ninguém sabe. Mas é provável que muitas Kombis sejam vendidas até 2014...

* Andre Mendonça/Motor Quatro.

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