sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

>>> F-150 COM 1200W


F-150 Raptor ganha sistema de som multimídia tri-zone

Insatisfeito apenas com o ronco forte do motorzão 6.2 de sua caminhonete, um jovem empresário mineiro decidiu que queria algo mais. De olho num sistema de som primeira, o proprietário equipou sua Ford 150 SVT Raptor com um equipamento multimídia de aproximadamente 1200W RMS de potência.
 

Entre os destaques do sistema de áudio e vídeo, o veículo recebeu um iPad instalado no console central, interligado ao som. Desta forma, o proprietário, que é de Itaúna, na Região Central de Minas e preferiu não se identificar, pode executar vídeos e áudios salvos no aparelho no som da Raptor. Mas não para por ai: o carro possui um roteador automotivo 3G Wi-Fi, que torna a picape uma verdadeira “lan-house” ambulante, em que vídeos do YouTube e outros conteúdos das redes sociais podem ser reproduzidos com boa qualidade de áudio com o veículo em movimento. Passageiros também podem ficar conectados com celulares, tablets ou laptops ao passear no carro. O som é tri zone: motorista e passageiro da frente contam com o sistema principal de som, um DVD player Kenwood DNX 9990 HD com tela de 7,5 polegadas. Atrás vão outras duas telas Kenwood LZ 612 IR com tela da mesma dimensão com sistemas de som independentes e com fones de ouvido. Os três podem funcionar com a mesma mídia ou com programas diferentes.
 
 
"O cliente nos procurou querendo algo inovador, do melhor disponível no mercado. A demanda previa um som puro, com grave limpo mesmo em alto volume", conta Eduardo Schieber, da Auto Astral, responsável pelo projeto. De acordo com o profissional, o veículo conta os últimos lançamentos do mercado: "podemos afirmar que a Raptor possui um dos melhores sistemas de som montados em Belo Horizonte, ou mesmo em Minas", garante Schieber.
 
 
O coração do som é feito pelo processador digital Bit One Audison, feito na Itália. O equipamento é iluminado por LEDs e fica instalado sob o assento traseiro. A equalização do som é feita por computador através de conexão USB. Nas portas, dois kits K2 Power na frente um coaxial atrás, produzidos pela marca francesa Focal. Os amplificadores são americanos: JL Áudio XD 700/5 e um Slash 500/i.. Os graves ficam pro conta de um subwoofer JL Áudio 13Tw5. O veículo ganhou um tratamento acústico com espumas Sonex e mantas de alta performance, para garantir um som puro, sem interferências externas.
 
 
Com equipamentos de ponta, trinta dias de trabalho e três funcionários por conta, o valor do sistema de som ficou em aproximadamente R$ 50 mil, preço de um compacto premium top de linha zero quilômetro. Apesar do valor, Eduardo Schieber diz que o equipamento é um investimento em longo prazo. “É um sistema totalmente mutável; o cliente pode readaptá-lo em outro veículo sem problemas. São equipamentos de alta tecnologia e resistência. Se utilizados dentro dos padrões, podem durar anos e anos”, aponta.
 
 
Apesar da alta potência dos componentes, o sistema foi projetado para uma experiência de áudio interna, não para exibição do som em competições por exemplo. “Se a porta for aberta e o som ajustado no máximo para uma festa ou bar, o equipamento trabalha no máximo, reduzindo sua vida útil. Neste caso e na maioria que fazemos, o projeto é feito para oferecer um som alto, limpo e claro”, revela.

Tunning

Além das alterações no áudio, a F150 Raptor recebeu apliques de fibra de carbono no painel e nas quatro portas. O console onde o iPad pode ser inserido é produzido em fibra de vidro, acompanhando o design interno da picape. Algumas peças do painel foram pintadas de preto brilhante. “É uma grande satisfação realizar um trabalho desses, principalmente por utilizar produtos de alta qualidade disponíveis no mercado. E principalmente atender o esperado pelo cliente, sintetiza, Eduardo, diretor comercial da Auto Astral.

F-150 Raptor
 
A Ford F-150 SVT Raptor utilizada no projeto é modelo 2011 e não comercializada no Brasil. A picape possui motor V8 a gasolina com 6,2 litros, capaz de entregar até 411 cavalos de potência. O torque é de 60 kg fm. A transmissão é automática de seis marchas, com tração nas quatro rodas. As dimensões do caminhonete são ainda mais imponentes: 5,61 metros de comprimento, por 2,169m de largura e 1,99 de altura. O peso é de 2850 kg, sustentados por pneus 315/70 com rodas de liga leve aro 17”.
 
 
Na versão Raptor da F-150, o piloto conta com diversos sistemas próprios para condução off-road, como controle de estabilidade ao subir e descer morros. Também exclusivos dessa versão são os componentes SVT para absorver impacto em terrenos acidentados. O visual também é invocado, com uma grade frontal preta com o nome a marca Ford em baixo relevo. Por dentro, o logo Raptor é aplicado nos bancos e em outros detalhes. Para desfrutar do veículo no Brasil, o empresário teve que fazer uma importação direta, num processo que custou cerca de R$ 290 mil.

* Thiago Ventura/Portal Uai.

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