quinta-feira, 4 de abril de 2013

>>> NOVO MASTER


Com design moderno, motor mais potente e menor custo de manutenção, novo Renault Master chega ao mercado brasileiro

Com novo design, menor custo de manutenção, mais conforto, praticidade, robustez e segurança, o Novo Master chega em quatro versões de carroceira (Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré) e em várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veículo, totalizando mais de 70 configurações para atender de pequenos comerciantes a grandes corporações e empresas públicas, inclusive nichos específicos de mercado.
 

 
A linha 2014 do Novo Master mostra que um veículo concebido para pegar no pesado pode ter um design robusto e atraente. Totalmente novo, o design do furgão da Renault resultara em um veículo moderno, robusto e maior.
 
O Novo Master tem desenho inspirado em um gorila, para transmitir a sensação de força e imponência, e na chave inglesa em função da sua versatilidade no uso e facilidade de utilização. A grade frontal é formada por três filetes cromados, e o largo para-choque protege a carroceria sem tirar-lhe a beleza. A peça abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Os faróis são alongados, e o conjunto óptico já engloba as luzes indicativas de direção.
 
 
Na traseira, a lanterna mantém o formato vertical, mas apresenta nova disposição das luzes. A placa está posicionada do lado esquerdo, em posição ligeiramente elevada está mais visível. As amplas janelas, de formato assimétrico, facilitam a visibilidade para o motorista. Na lateral, marcam presença três sinalizadores luminosos, nas versões de chassi longo. As calotas centrais protegem os parafusos das rodas.

MENOR CUSTO DE MANUTENÇÃO

O conjunto mecânico do Novo Master foi pensado para oferecer o menor custo de manutenção da categoria. No motor, a corrente de distribuição foi concebida para durar toda a vida útil do veículo – o modelo anterior usava correia de distribuição (antes, era necessária a substituição a cada 60.000 km ou 4 anos). O mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que passa a resistir 160.000 km (ou 6 anos), contra os 120.000 km (4 anos) do antigo modelo.
 
O intervalo de revisões da linha Master foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km, e no utilitário da Renault uma novidade inédita: o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo, indicando que uma revisão deve ser antecipada.
 
 
O OCS interpreta como severo o uso do Master abaixo de 30 km/h em mais de 50% do tempo e o uso em marcha lenta por mais de 50% do tempo, situações comuns em engarrafamentos nos grandes centros urbanos e nos trajetos curtos. O dispositivo funciona por meio de um alerta luminoso – que não pode ser desligado – no painel, no mesmo local do marcador de quilometragem. Quando a luz se acende, após terem sido detectadas as condições severas de uso do veículo, o proprietário deve levar o Novo Master para uma concessionária até uma semana após o aviso.
 
Outra inovação é o GSI (Gear Shift Indicator) que informa através de setas luminosas no painel do veículo, quando o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, com o intuito de auxiliar na economia de combustível. Usado corretamente pode proporcionar uma redução de até 5% no consumo, além de proteger o desgaste prematuro do motor.

CONFORTO E PRATICIDADE

No interior do Novo Master também há muitas novidades. O painel totalmente renovado e traz mais informações úteis ao motorista, como temperatura do motor, relógio, OCS e GSI. O modelo recebeu mais porta-copos e porta-objetos onde podem ser guardados com segurança papéis, documentos, garrafas de até dois litros e pranchetas. O porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade de armazenamento. O painel passou também a contar com duas tomadas 12V.
 
 
A cabine do Novo Master foi pensada para quem passa muitas horas ao volante, por isso a prioridade para o conforto. Encontrar uma boa posição de dirigir é fácil, graças aos ajustes da coluna de direção (altura) e do banco (altura e inclinação de encosto e assento). O volante oferece confortável empunhadura; e a alavanca de câmbio, no painel, está próxima do condutor, o que dá mais conforto e libera mais espaço para circulação na cabine. O motorista vai levar vantagem também no quesito visibilidade, já que o Novo Master oferece maior amplitude angular no que diz respeito à visão horizontal. São 185,9 graus.

O sistema de áudio by Arkamis (opcional) merece destaque. Produzido pelo mesmo fornecedor do Renault Fluence, o novo rádio executa músicas em CD e em arquivos MP3, além de oferecer entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth. Tudo isso pode ser comandado sem que o motorista tire as mãos do volante, por meio do comando satélite instalado na coluna de direção.
 
 
O sistema de ar-condicionado, por sua vez, foi projetado para garantir o bem-estar dos passageiros com distribuição lateral ajustável. A preocupação foi não deixar haver diferença de temperatura no interior do veículo. O equipamento conta com sistema de recirculação, que impede a entrada de ar impuro do exterior, e quatro velocidades de ar.
 
Os passageiros que viajarem nas versões Minibus Executive ou VIP também sentirão dose extra de conforto. Reposicionados, os bancos guardam maior distância uns dos outros e têm ajuste de inclinação do encosto que chega a 29 graus, 12 graus a mais que o Master anterior. Um corredor central com piso antiderrapante garante acesso mais fácil à última fileira.
 
Todas as versões ficaram maiores. Com 5,05 metros de comprimento, a versão L1H1 (chassi curto e teto baixo), por exemplo, ficou 16 cm mais comprida. A versão L2H2 (chassi médio e teto alto) ganhou 15 cm está com 5,55 m. Já a L3H2 (chassi longo e teto alto) passa a medir 6,20 m, com um acréscimo de 30 cm.
 
Também merece destaque a porta deslizante, nas versões de chassi médio e longo, que ficou 17,1 cm mais larga, facilitando, e muito, as operações de carga e descarga. O vão livre da porta do Novo Master tem 1,27 m, o maior da categoria, e a peça apresenta melhor aderência na canaleta de deslizamento, podendo ser aberta e fechada com menos esforço e mais facilidade.
 
 
O bagageiro do Novo Master Minibus tem de 1.000 a 1.700 litros de capacidade (conforme a versão) – o maior bagageiro da categoria. Este amplo espaço foi obtido com a remoção do estepe, que agora está do lado de fora do veículo, logo abaixo das portas traseiras. Outra alteração está na tampa do combustível que agora tem sistema de inviolabilidade. A mesma só poderá ser acessada com a abertura da porta do motorista, evitando assim furto de combustível.

QUALIDADE E ROBUSTEZ

A carroceria, monobloco, foi reforçada visando maior durabilidade em utilização severa. A suspensão – dianteira (triângulos sobrepostos) com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e traseira composta por eixo rígido com travessas longitudinais semi-elípticas de lâminas em aço – ficou mais robusta. O novo sistema do batente foi desenvolvido para garantir a estabilidade do veículo carregado e o veículo foi concebido para o uso severo.

Prontas para serem submetidas ao uso intenso, as dobradiças das portas foram reforçadas e as roldanas têm longa vida útil e muitos anos de prestação operacional. As novas travas de segurança das portas impedem fechamento acidental das mesmas e aumenta a durabilidade do equipamento. Atrás, o sistema de abertura com ângulo de 270º é fácil de manusear, não exige esforço e garante as mãos limpas do usuário, bem longe da graxa.

SEGURANÇA

Airbags e freios a disco nas quatro rodas, com sistema ABS agora são itens de série em todas as versões. O Novo Master se apresenta mais eficiente nas frenagens. Em testes feitos pela Renault, a 100 km/h, o modelo precisa de 44 metros para parar, ganhando quatro metros de vantagem sobre seu antecessor. Outro item de segurança, opcional, é o travamento automático das portas quando 6 km/h.

LINHA COMPLETA

Com a chegada da linha 2014, o Novo Master passa a contar com 12 versões e 10 opções de transformações, totalizando mais de 70 opções. Independentemente da versão ou da configuração, o Novo Master sai de fábrica com direção hidráulica de série, além de ar quente, hodômetros digitais total e parcial, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura, recurso importante para a segurança no trânsito em se tratando de veículos que trafegam ora carregados, ora vazios.
 
 
Os opcionais variam conforme a versão. Estão disponíveis itens como vidros e travas elétricos, ajuste interno elétrico dos retrovisores, ar-condicionado, computador de bordo e faróis de neblina (itens em série conforme a versão). É possível também, conforme a configuração, adicionar divisória de carga e portas com abertura de 270 graus.
 
Entre as opções disponíveis de cores estão duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e três metálicas (Cinza Acier, Prata Etoile e Preto Nacré).

NOVO MOTOR

O novo turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros que estreia na linha 2014 é 15 cavalos mais potente e gera 2,04 kgfm a mais de torque. A máquina desenvolve 130 cavalos (3.500 rpm) e esbanja força, com 31,6 kgfm (1.500 rpm). Assim, mesmo com a lotação máxima, o Novo Master apresenta desempenho satisfatório, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. Equivale dizer, mais facilidade nas ultrapassagens.
 
A linha 2014 chega às concessionárias com mudanças no conjunto mecânico, que inclui um novo motor, o M9T 2.3 dCi, também compromissado com o meio ambiente, sem perda de desempenho.

O motor M9T funciona com o sistema Common Rail (duto comum). Conforme o próprio nome indica, a bomba envia o combustível, em alta pressão, para um único duto ligado aos quatro bicos injetores. A vazão de combustível (tempo e ponto de injeção) é comandada eletronicamente pelo calculador do motor, reduzindo o consumo de diesel e a emissão de poluentes.
 
 
 
Este motor é leve, graças principalmente à adoção de cabeçote de alumínio, onde estão dois comandos de válvula (DOHC - um para as válvulas de admissão e outro para as de escape). Além disso, o conjunto tem tuchos hidráulicos e balancins roletados, que diminuem significativamente os atritos internos.

A exemplo do que acontece na linha de veículos de passeio da Renault, o Master também é dotado de acelerador eletrônico. Com a ajuda de sensores, a aceleração do veículo é feita de forma mais ágil e suave, e com melhor dirigibilidade.

Em relação ao seu antecessor, o motor M9T apresenta diminuição da taxa de compressão e cilindros dos pistões mais largos. Além disso, o propulsor, que trabalha com temperatura de água e óleo inferior à dos motores de automóveis de passeio, funciona com menor pressão nos cilindros (150 bar).

O propulsor trabalha em conjunto com um câmbio de seis marchas, com acionamento por cabo e alavanca instalada no painel. O escalonamento foi feito para privilegiar o torque. A sexta marcha, usada principalmente em estrada, garante boa velocidade final.


MERCADO

Lançado no Brasil em 2002, o Master construiu desde então uma trajetória de sucesso no mercado nacional de furgões leves. Em 2012, foram 8.662 unidades emplacadas, um volume 17% superior ao registrado em 2011, em um segmento que registrou retração de 12%. Hoje, dez anos após seu lançamento no país, o veículo da Renault é o segundo colocado no seu segmento (furgões com até 3.500 kg de peso bruto total) na América do Sul e no Brasil.
 
Motivos para se acreditar na continuidade do sucesso não faltam. O Novo Renault Master foi muito bem recebido na Europa, além disso, como ressalta o diretor de Marketing da Renault do Brasil, Fréderic Posez, a linha de comerciais leves da Renault já foi reconhecida pelos brasileiros por possuir um baixo custo por quilômetro rodado, ampla rede de concessionárias e baixo valor de manutenção.

“São características que ganham relevância ainda maior em se tratando de veículos utilizados para o trabalho. No Brasil o Renault Master é uma das referências no segmento, o que gera confiança na compra e um ótimo valor residual na revenda”, afirma o executivo, lembrando que os furgões médios respondem por 7% das vendas do mercado de utilitários de leves.

Para atender aos profissionais do segmento, a Renault desenvolveu o programa Renault Pro+. Em 2012, a Renault ampliou sua rede, nomeando 25 novas concessionárias integrantes do projeto, cumprindo parte da meta de chegar a abril de 2013 com um total de 53 participantes.



Produzido na Fábrica de Veículos Utilitários, que integra o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o novo Renault Master será, em breve, comercializado em outros países do Mercosul e da América Latina.

A planta paranaense foi a primeira unidade fabril compartilhada pela Aliança Renault-Nissan a entrar em operação no mundo. Nestes 11 anos de história, a unidade industrial já produziu mais de 200 mil veículos das duas marcas.

* Press Release/Renault do Brasil.

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