quarta-feira, 21 de maio de 2014

>>> RANGER AVENTURA


Um sonho, uma viagem sem rumo e um ano na estrada: Eu, Ela e Sofia!

No começo todos perguntavam: Porque vocês estão abandonando tudo? Estão cansados do trabalho? Da vida que levam? Não, eles só queriam fazer algo diferente do que já tinham feito até então. Mudar de rumo, buscar algo novo! Esse era o sonho de Reginaldo Zeferino, 43 anos, casado com Juliana Mael, 34, com a companhia inseparável da parceira Sofia (uma linda schnauzer de 3 anos e meio). “Juntos, criaram o projeto “Eu Ela e a Sofia”, diz Reginaldo, com o apoio operacional de uma Ford Ranger 2007, com uma “camper” sobre a picape.
 
 
Qual era o sonho? Eles queriam rodar o Brasil de carro por um ano! Viver de lugar em lugar sem rumo certo. Dormir um dia em cada canto. Mas, para isso, a grana era um item importante. Mas, ela não foi o centro de tudo, e sim um detalhe do que realmente precisavam. Foram exatos dois anos para que o projeto tomasse forma. É claro que mudar o rumo da vida não é fácil para ninguém. Uma das primeiras coisas que pensaram foi: “Se tivéssemos grana para isso...” E com eles não foi diferente.
 
 
Entusiasmados com o projeto, conta Juliana, descobriram uma palavrinha mágica: “Desapego”. Entenderam que conseguiram viver com pouco e fazer muito. Trocar algo comum, por sonhos e que, realmente, a vida fica mais leve sem dívidas. O trabalho fica mais tranquilo, o dia-a-dia muda. Assim, as vidas do casal começaram a tomar outra forma, os “sonhos” deixaram de ficar só na cabeça, começaram a imaginar o que poderiam fazer e onde fazer.
 
 
Reginaldo trabalhava como locutor em uma rádio em Campinas, interior de São Paulo. A Ju era gestora de contas em uma empresa de Seguros. Eles decidiram avisar as respectivas empresas com seis meses de antecedência e, no mês de março de 2013, pediram as contas. Companheiros fizeram festas de despedidas com choros e sorrisos. Dois meses antes das despedidas, começaram a escolher um veículo que atendesse a necessidade do casal, dentro do orçamento previsto. Depois de uma pesquisa, escolheram uma Ford Ranger 2007. Não conheciam produtos Ford, até então, mas tinham boas referências e concluíram, depois, que foi uma das melhores escolhas dentro do orçamento do projeto, disse Juliana.

 
Apelidaram o carro de “CARAMUJO”, pois a Ranger levava nas costas uma verdadeira casa, um Camper, que é um equipamento que possui cama, cozinha e até um banheiro. Com esse recurso, tiveram autonomia 100%, só dependendo de água para abastecer o tanque, e sol para ajudar na recarga da bateria extra. Na bagagem, incluíram duas bikes e colocaram o adesivo da logomarca do projeto na Ranger. Prontos para partir.
 
 
Desde o início da aventura eles tiveram alguns impasses: o medo de largar o emprego seguro, a casa boa, deixar os familiares e amigos. Não ter a mínima idéia do que seria quando voltassem. Será que vale a pena? Será que é seguro? Foram dúvidas constantes. Mas, eles recordam de uma coisa - até o dia de sair, em nenhum momento pensaram em desistir. “Foi de grande valia tudo isso que vivemos, uma bagagem muito importante para nossas vidas. Nada apagará os aprendizados que tivemos nesse um ano fora de casa”, disse Reginaldo. “Muitas coisas boas aconteceram, brincamos sempre que a Sofia nos dá sorte, nada de ruim aconteceu, muito pelo contrário, conhecemos muitas pessoas que nos ensinaram muita coisa e temos certeza que também deixamos um pouco de nós”, continua Reginaldo. “Conhecemos novos lugares, culturas, comidas e até cheiros diferentes. Criamos para nossa vida um novo “estilo de vida”, onde, inclusive, reavaliamos nossos valores, sobre o que realmente é importante para nós, para o mundo! Você acaba criando uma nova personalidade, é muito interessante como uma simples aventura é capaz de transformar o ser humano. E agora que estamos finalizando essa etapa temos a certeza que essa foi a melhor escolha para nós e para nossa vida”, explica o casal.

Ficha da Viagem

Foram 53.000 km rodados, em um ano, com o consumo de 5.579 litros de gasolina. A média da Ranger registrou 9,5km por litro. “Para nós foi uma surpresa muito boa, confessa Reginaldo, porque a nossa Ranger estava equipada com o motor 2.3 litros, o mais simples da categoria, com tração 4x2 e ainda levava nossa casa nas costas, que pesava um total de 600 quilos”.
 
 
O casal trouxe grandes recordações depois de percorrer 20 estados do Brasil e cinco países, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai. No Brasil os estados foram: São Paulo, Minas, Distrito Federal, Goiânia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Acre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Mais de 100 cidades.
 
 
O registro mais importante da viagem sem rumo é que não tiveram nenhum problema, apenas um único pneu furado e mais nada. Mais detalhes dessa aventura estão no www.euelaeasofia.com, onde o casal colocou mais de 80 vídeos e muitas fotos.
 
 
Agora, Reginaldo e Juliana elaboraram um ciclo de palestras para compartilhar a experiência com o objetivo de inspirar as pessoas a buscar, sempre, os seus sonhos. Em princípio vão levar as palestras para as escolas públicas e já estão contatando empresas que apóiam projetos sociais.

* Press Release/Ford do Brasil.

Nenhum comentário: