segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

>>> ERA DOS CLONES...

 
Chefão da Jaguar Land Rover se revolta com clone chinês do Evoque

Lançado oficialmente no Salão de Guangzhou, na China, o crossover LandWind X7 provocou surpresa e reações negativas por ser uma cópia indiscreta do Range Rover Evoque. Inconformado com a semelhança proposital dos modelos, o CEO da Land Rover, Ralf Speth, qualificou o carro da marca chinesa de “roubo de Propriedade Intelectual” e ameaçou acionar as autoridades locais para discutir a respeito do plágio. “É decepcionante que esse tipo de coisa ainda ocorra na China. E nesse caso não foi algo casual. Os direitos de Propriedade Intelectual do Evoque pertencem à Jaguar Land Rover e quando esses direitos são desrespeitados, acaba desrespeitando também todos os regulamentos aplicados mundialmente”, disse Speth à revista britânica Autocar.
 

O executivo explicou ainda que a Jaguar Land Rover tem investido pesado na China para produzir o Evoque localmente em parceria com a Chery e que a atitude da LandWind pode atrapalhar os planos da companhia no país. “Conversarei com as autoridades e com os nossos parceiros da Chery para tentar contornar essa situação. Não acredito que as autoridades locais ficarão felizes com ações que possam prejudicar a credibilidade do país. O que vimos (a cópia da LandWind) não é correto”, finalizou Speth.

O Clone

O LandWind X7 será vendido na Ásia a partir de março de 2015 e poderá chegar ao Brasil no segundo semestre do ano que vem, importado pelo grupo S.Auto. Desenvolvido pelas chinesas Jiangling e Changan, o modelo chama a atenção pela semelhança com o Range Rover Evoque, exceto por sutis diferenças na grade do radiador, faróis, para-choques, lanternas e interior.
 
 
Sob o capô, o crossover é equipado com um motor de quatro cilindros de 2.0 litros turbo a gasolina de 190 cv de potência, fornecido pela Mitsubishi. As transmissões disponíveis é uma manual de seis marchas e automática de oito velocidades. O principal apelo para rivalizar com o Evoque, obviamente, é o preço. Enquanto o modelo da Land Rover custa aproximadamente 400 mil iuans (cerca de R$ 164.700) no mercado chinês, o X7 será vendido por 120 mil iuans (R$ 49.400).

* Redação/Carsale.

Nenhum comentário: