quarta-feira, 1 de junho de 2016

>>> GMC CREW CAB


Picape GMC Crew Cab 1962: Um modelo único!

Não é um modelo customizado, mas também não é exatamente um modelo de fábrica. É, na verdade, um modelo especial feito por uma empresa credenciada pela própria GM . Mais ou menos o que acontecia no Brasil nos anos 80 e 90, onde empresas particulares faziam adaptações em picapes nacionais de grande porte. Esta curiosa picape GMC cabine dupla 1962 conserva seu desenho original (com algumas pequenas diferenças, como a cor da pintura e pneus e rodas) e seu atual proprietário, o norte-americano Oscar Lopez, diz que com frequência é questionado pelas pessoas nas ruas, que nunca viram nada parecido.


Era raro ver picapes como esta no início dos anos 60, exceto em um pequeno número de ambientes industriais, para o qual foi projetada. Atualmente então, é mais difícil ainda. Segundo Oscar, a sua picape é uma das 6 unidades construídas naquele ano e a única remanescente nos EUA.


Como o nome Crew Cab indica (cabine de tripulação, numa tradução livre do inglês), essa configuração foi originalmente criada para suprir a necessidade de transportar 6 passageiros além da caçamba para carga. Nos anos 60, a GM concedeu a duas empresas a licença para a conversão: a Crown Steel Products em Ohio, e também a Stageway Coaches, no Arkansas. Na época, apenas alguns pedidos foram feitos e a maioria partiu do setor ferroviário (para manutenção nos trilhos), mas qualquer pessoa poderia entrar numa concessionária e encomendar um exemplar.


E foi o que fez o primeiro proprietário da picape desta matéria, Ray Rein, da Califórnia. Como tinha família numerosa, se interessou de imediato quando soube da possibilidade de ter um modelo cabine dupla para passear e levar os filhos para acampar. No pedido ele adicionou alguns extras, como janela traseira maior, para-choque traseiro alongado, caçamba com maior volume de carga e câmbio hidramático. A motorização escolhida foi o 305 V-6 a gasolina, ao contrário das outras versões. Segundo a nota fiscal, todas as mudanças custaram na época U$ 6.000, cerca de duas vezes mais do que uma versão padrão.


Oscar descobriu este GMC através de seu amigo de longa data, Armando Carrillo, segundo proprietário da picape. Armando estava fazendo um trabalho para Ray e percebeu o veículo estacionado em seu quintal. Ray confessou que não usava a picape fazia tempo, mas não estava interessado em vendê-la naquele momento, mesmo com a insistência de Armando por dias após o encontro. Depois de oito longos anos, Armando recebeu uma ligação de Ray e desta vez, ele estava ansioso para vender o carro para alguém que cuidasse melhor do outrora veículo da família Rein. Havia uma centena de direções diferentes que Armando poderia ter ido com o GMC, mas considerando a originalidade e a raridade da picape, o único caminho que ele poderia seguir seria restaurá-lo nas condições originais. O projeto entrou em funcionamento com o pai de Armando, que ajudou com grande parte do trabalho mecânico e algumas adaptações.


No geral, a picape foi mantida na forma original, com o sistema elétrico refeito, os vidros substituídos e as peças cromadas recuperadas. Pequenas mudanças vieram na pintura, que em vez do tom de branco original, Armando escolheu uma combinação de dois tons de bege misturados; e também nos pneus de faixa branca, que deram um ar mais sofisticado ao conjunto. Como seria de esperar, o interior mantém a aparência do GMC desde os anos quando Ray Rein ia acampar com seus filhos. O banco foi recuperado com tecido no estilo dos anos 60 e um aparelho de som com alto-falantes da marca Sony foram escondidos atrás do rádio de fábrica. A suspensão também foi atualizada e ficou levemente rebaixada.


Como fez Armando, Oscar pretende manter o clássico na forma como Ray o comprou há mais de 50 anos. E a história se encarregou de juntar os três amigos mais uma vez, já que quando Ray morreu, a picape foi conduzida em seu funeral pelas ruas da cidade. Atualmente Oscar e sua GMC Crew Cab 1962 são vistos nos encontros de antigos da região, e com o maior prazer, sempre repete sua história às pessoas que não o conhecem. Bela história e um belo carro, sem dúvida.

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