quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

>>> PROJETO 'MELEVATRIP'


Casal largou tudo para viajar o mundo de Kombi

Quando a italiana Vanja Venuti, em 2016, decidiu deixar sua antiga vida e todas as ansiedades de uma casa na cidade, o brasileiro William Maia não pensou duas vezes antes de segui-la em seu sonho. Assim, depois de ter planejado e procurado para poder viajar de forma prática e econômica, o casal escolheu como casa sobre quatro rodas uma Kombi 1996, comprada no sul do Brasil e batizada com o nome "Xote". Com muita paciência, se tornou o ninho de amor do casal, que está focado em chegar até o Alaska.


Agora que já faz quase um ano desde o começo desse sonho, o jovem casal decidiu criar um projeto sobre sua nova vida: assim nasce o @Melevatrip, o blog que conta através de aventuras registradas por imagens, vídeos e matérias os desafios e a joia de viver com simplicidade dentro de uma Kombi.


Não há mais aluguéis nem contas "salgadas" para pagar: a Kombi "Xote" custou menos de R$ 20.000. O espaço da Kombi é pequeno, mas realmente não falta nada: há um sofá que vira cama, um fogão com forno, pois o casal é vegetariano e adora cozinhar; um banheiro com um sanitário e um chuveiro com água quente; tem uma pequena pia e uma geladeira. A maioria dos materiais utilizados são reciclados e multiuso. Tem um caixote de fruta que se tornou prateleira, as cortinas são cangas, o sofá se torna cama, o banheiro tem um lugar para guardar a mesa e os objetos usados no dia a dia.


A Kombi Xote quer se tornar também energeticamente autossuficiente através de um sistema de painéis solares e um coletor de água que recicla a oriunda da chuva.


Hoje, Vanja Venuti e William Maia desbravam o Brasil dentro da sua Kombi, a casa dos sonhos de muitos aventureiros. O projeto @Melevatrip quer se tornar um documentário, na qual o casal relata o seu próprio testemunho da escolha de viver em casas pequenas e sustentáveis e o prazer de conhecer pequenos paraísos nada ou pouco conhecidos para incentivar o turismo ecológico e sustentável.


“Nosso objetivo é contribuir para uma reação em cadeia de mudanças positivas através do nosso dia a dia dentro de uma Kombi na qual mostramos que o espaço pequeno não e um fator limitante e te proporciona a liberdade de pisar todo os dias em um 'quintal” diferente”.


O casal visitou varias regiões do Brasil e tem uma seção especial no canal do YouTube que se chama “Ispire-se”, na qual entrevistam pessoas iluminadas e corajosas que encontram durante o caminho. Não é sempre fácil a aceitação desse estilo de vida simples e sustentável: morar dentro de uma Kombi pode parecer uma loucura, diz o casal, mas nunca se arrependeram, nem uma vez, do seu novo estilo de vida.

* Redação/Blasting News.

Nenhum comentário: