sexta-feira, 31 de agosto de 2018

>>> DURO DE MATAR


Lada Niva,
o jipe russo que não morre,
ressurge em versão conceito

Substituir um carro muito marcante é um desafio enorme para qualquer fabricante. A Lada mostra no Salão de Moscou um conceito que ilustra sua visão de como deveria ser a nova geração do Niva, que em 40 anos só mudou de nome: hoje, Lada 4X4.


O jipinho velho, leve, barato e com poucas concessões foi recriado como um carro moderno e robusto. Para o designer-chefe da Lada, Steve Mattin, o conceito 4X4 Vision exibe a “filosofia do melhor veículo off-road”.


Há traços já vistos em outros Lada, como a grade em forma de X e os para-lamas salientes que também formam um X. O conceito leva a 24ª do alfabeto mais a sério: os faróis e lanternas, ambos de leds, também tem forma de X.


Apesar do aspecto moderno, o 4X4 Vision é fiel ao modelo original nas linhas do teto e no capô quase reto. Mas o interior, com quadro de instrumentos digital, central multimídia, ar-condicionado de duas zonas, câmbio automático e seletor de tração eletrônico mostra que este é, de fato, um projeto deste século.


Um detalhe interessante é que as portas traseiras são suicidas e abrem-se apenas com a abertura da dianteira, como na terceira porta da Fiat Strada Cabine Dupla.

* Henrique Rodriguez/Quatro Rodas.

Nenhum comentário: