quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

>>> TRANSPORTER VITAMINADO


Volkswagen Transporter T5
ganha motor de Porsche para
chegar aos 300 km/h

Colocar motor de Porsche em um modelo da Volkswagen está longe de ser novidade. Mas a coisa ganha outra graça quando o Volkswagen em questão é o T5, sucessor da Kombi. E o Porsche é nada menos que um 911 Turbo. O pessoal do Autoblog descobriu um modelo muito especial anunciado no site Classic Driver. Trata-se de uma T5 com motor do 911 GT2 da geração 997 - duas encarnações atrás do atual.


Claro que o preço também se aproxima dos Porsches. O vendedor pede 139.800 euros pelo projeto, o equivalente a R$ 617 mil. Dá para comprar um 911 Carrera 4 Cabriolet por R$ 600 mil. Como é um carro usado, não seria possível importar a Transporter para o Brasil. Uma pena!


O seis cilindros não fica sob o capô. O motor foi instalado na traseira, exatamente como é no 911 e a tração passou a ser traseira como no GT2. O motorzão fica escondido por uma tampa e não alterou a funcionalidade do interior, embora tenha reduzido um pouco a altura do compartimento de bagagens. Dá para levar até seis pessoas em assentos individuais. O 3.8 Biturbo rende 572 cv e pode levar a van a velocidades próximas do 300 km/h, afirma o anunciante. Melhor não mexer com esse modelo em uma Autobahn.


É até difícil de presumir tamanha brutalidade só pelo visual. Embora não tenha o mesmo visual atualizado da T6, a Transporter T5 ganha na pose. A van é mais baixa que um modelo convencional do tipo e os pneus são 275/40. As rodas aro 19 pintadas de preto estão na medida para acomodar o novo sistema de freios com discos enormes e pinças de seis pistões da Brembo à frente e de quatro pistões atrás.


A mímica de 911 é mais forte no interior. Os bancos dianteiros do tipo concha são saídos do esportivo da Porsche e têm revestimento de couro marrom e creme. As laterais e demais partes receberam enxertos de tecido acamurçado. O volante também foi retirado do esportivo, que ainda cede os instrumentos e também a caixa manual de seis velocidades.


A grande graça é ver que a capacidade de passageiros não foi prejudicada, atrás ainda há quatro assentos no arranjo club seat. Uma mesinha retrátil pode ser escamoteada e transforma o espaço em uma das salas de reunião mais rápidas do mundo.

* Julio Cabral/AutoEsporte.

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