quinta-feira, 6 de junho de 2019

>>> SKODA MOUNTIAQ


Skoda ensaia picape maior que a VW Tarok com projeto feito por estudantes

Um Skoda Kodiaq nada mais é do que um Volkswagen Tiguan simplificado pela fabricante tcheca. Derivada do Kodiaq, a picape conceitual Mountiaq teria tudo para ser maior do que a VW Tarok, picape derivada do SUV Tarek que deverá estrear no Brasil em 2020. Isso, se a Skoda realmente estivesse interessada em ter uma picape derivada da plataforma MQB.


O Mountiaq é o resultado de um exercício feito pelos estagiários da Skoda. Todos os anos, desde 2014, eles são convidados a criar um protótipo. Desenham e constroem um carro baseado em algum modelo da marca. A picape exigiu 2.000 horas de trabalho de 35 estudantes, sendo 6 delas mulheres.


Para transformar o SUV médio nume picape, eliminaram as portas traseiras e encurtaram as dianteiras. O carro ainda foi alongado 30 cm, para chegar aos 5 m de comprimento, e recebeu reforços estruturais. Na falta do acesso à cabine pela caçamba, como há no conceito da Tarok, os estudantes da Skoda puseram três alçapões escondidos no assoalho da caçamba.


Na comparação com o Kodiaq, a picape também tem altura livre do solo 10 cm maior, por conta das modificações na suspensão e pelas rodas aro 17″ calçadas com pneus para uso off-road.

* Henrique Rodriguez/Quatro Rodas.

Nenhum comentário: