segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

>>> NOVO RENAULT MASTER


Novo Renault Master: a aerovan multienergia de nova geração

Desde que foi lançado, em 1980, já são mais de 3 milhões de unidades vendidas do Renault Master, todas produzidas em Batilly, próximo a Metz, no leste da França. A rica história de mais de 40 anos é marcada pelas três primeiras gerações do furgão, com um grande sucesso em sua posição de líder histórico do mercado europeu na categoria. O Renault Master é comercializado em mais de 50 países, tendo chegado ao mercado sul-americano em 1990. A quarta geração do Renault Master chega agora para perpetuar este sucesso.


“Com o Novo Renault Master, nossa intenção era nos aproximarmos o máximo possível da definição de furgão ideal. Os pequenos e médios empreendedores, bem como os gestores de frotas, encontrarão nele um furgão que está dando um grande passo à frente e estará sempre pronto para ajudá-los a atingir o máximo de produtividade. Eles podem contar com este furgão como um verdadeiro parceiro para o dia a dia no trabalho, seja qual for a fonte de energia utilizada” - Hélène Carvalho, responsável pelo programa Renault Master.

Design

“Nós colocamos o cliente no centro de cada uma das nossas reflexões, para simplificar o uso no dia a dia. Tudo foi pensado para fazer do Novo Master uma verdadeira estação de trabalho, prática, confortável e, sobretudo, com muita qualidade”. Louis Morasse, Diretor de Design de Veículos Comerciais Leves da Renault

O Novo Renault Master oferece um ambiente interno de alta qualidade, próximo daquele encontrado nos veículos de passeio da marca. O painel de bordo em forma de “S” é centrado no condutor, contribuindo para aumentar o espaço disponível na cabine. Os materiais topo de linha e a tela de 10 polegadas (de série em toda a gama) oferecem um toque high-tech bastante agradável visualmente e os tons escuros dos revestimentos acentuam ainda mais a impressão de casulo proporcionada pela cabine ultramoderna. Já o volante oriundo da gama de veículos de passeio pode agora ser regulado tanto em altura como em profundidade, permitindo que cada um encontre sua melhor posição de dirigir. Nas versões equipadas com câmbio automático, a alavanca do câmbio fica localizada no volante, aumentando o conforto e a segurança.

Com um total de 135 litros, o volume de porta-objetos teve um aumento de 25%, o que faz desta geração a melhor neste quesito no mercado. Cada coisa tem seu lugar na cabine de Novo Renault Master, como os múltiplos espaços para guardar objetos no painel de bordo, porta-copos laterais, porta-luvas em formato gaveta, console de teto e dois níveis de porta-objetos nas portas.


O Novo Renault Master se transforma facilmente em um verdadeiro escritório móvel. Quando é rebatido, o encosto do banco central forma uma mesa de trabalho, enquanto que o assento oferece um porta-notebook embutido. Já as tomadas USB-C permitem alimentar os dispositivos eletrônicos. Assim, cada detalhe foi pensado para um uso intenso no dia a dia, como as extremidades dos assentos dos bancos, produzidas em material mais resistente do tipo couro sintético, que facilitam os movimentos para entrar e sair da cabine, mantendo o aspecto original por mais tempo. Estão disponíveis várias opções de bancos, como suspensos, giratórios, individual e mais três versões de bancos inteiriços, em duas versões de tecido ou couro artificial.

“A impressionante atitude do Novo Renault Master é reforçada pela grade frontal imponente e vertical, os faróis de LED horizontais e o para-lamas bastante robusto. Os mínimos detalhes foram trabalhados com a engenharia para oferecer um design atraente, performance e eficiência”. Louis Morasse, Diretor de Design de Veículos Comerciais Leves da Renault

O design de Novo Renault Master foi renovado, valorizado pelo estilo espetacular e uma forte personalidade, com uma pegada moderna para acompanhar o dia a dia dos clientes profissionais. Ele nasceu para continuar a história de sucesso do Master.

O Novo Renault Master transmite confiabilidade, robustez e segurança. A frente robusta contribui para esta impressão, com um estilo único que remete ao universo dos veículos pesados. Nela se encontra a nova identidade de marca da Renault, com o novo logo e a assinatura luminosa em forma de C (C-Shape), faróis full LED extragrandes e a imponente grade frontal. Esta última é destacada por um detalhe em forma de “U” na cor preta com acabamento granulado ou na cor da carroceria, nas versões topo de linha. Sete cores de carroceria estão disponíveis de série e mais 300 outras opções de cores especiais.

As proporções foram cuidadosamente trabalhadas para oferecer o melhor equilíbrio para cada tipo de carroceria. A parte traseira é mais estreita para otimizar a aerodinâmica, tendo sido desenhada para preservar o excelente espaço para abertura da porta traseira e o volume de carga útil. O recorte assimétrico do vidro traseiro remete ao estilo já conhecido do Master, enquanto que as lanternas traseiras exibem uma assinatura luminosa específica em forma de C, assim como na frente da carroceria.

Foi realizado um trabalho minucioso em relação à qualidade percebida e a robustez. Por exemplo, os painéis laterais produzidos a partir de uma única peça são ainda mais sólidos visualmente, principalmente nas versões mais longas, cuja estrutura mais rígida evita qualquer deformação. Na área de carga a qualidade percebida também foi reforçada, até mesmo nos detalhes dos chanfros e reforços.

O trabalho excepcional realizado na aerodinâmica do Novo Renault Master permite oferecer a melhor eficiência em sua categoria, seja qual for a fonte de energia utilizada. O coeficiente aerodinâmico foi reduzido em mais de 20%, um valor bem abaixo da geração anterior e de todos seus concorrentes atuais.

Para atingir este resultado, sua forma foi trabalhada nos mínimos detalhes, como o capô mais curto, o para-brisa avançado e inclinado, o design dos retrovisores, passagens de ar no para-choque, parte traseira mais estreita, inclinação do teto, etc. A aerodinâmica também foi trabalhada para melhorar o conforto acústico do cockpit.

Como o tamanho do veículo não permite que ele seja testado no túnel de vento de Saint-Cyr, os estudos de desenvolvimento da aerodinâmica foram realizados em maquetes em escala 83%. Posteriormente, as versões em tamanho real foram validadas em um túnel de vento especializado para o setor de aviação.

Os esforços se traduziram concretamente em eficiência. Por isso, o Novo Renault Master teve um ganho significativo de 39 g/km em emissões de CO2, permitindo que ele ofereça um valor inferior a 200 g/km. A excepcional aerodinâmica do Novo Master também permite que ele contribua muito para a redução do consumo das versões elétricas, já que é possível um ganho de 20% em comparação com o Master atual.

Plataforma Multienergias

Seja qual for a motorização escolhida, os clientes do Novo Renault Master terão o veículo mais eficiente de sua categoria. Isso permite ganhos tanto em custos de utilização como em capacidade de carga útil (até 2 toneladas).


Todas as versões são produzidas na mesma linha de montagem, permitindo grande flexibilidade de adaptação à demanda. O Novo Renault Master é o único veículo da categoria produzido na França, todas as opções de motorização para as três fontes de energia e todas as variações de carrocerias produzidas na mesma linha de montagem, em Batilly, próximo a Metz, no leste da França. Os motores, caixas de câmbio e as baterias são montadas na França, sendo que 84% dos fornecedores estão localizados na França.

Quatro variantes da motorização Diesel Blue dCi fazem parte do programa do Novo Master, com potências de 105, 130, 150 e 170 cv. Elas oferecem ganhos significativos em termos de consumo (-1,5 l/100 km em média), bem como em emissões de CO2 (- 39 g/km), o que permite ficar abaixo dos 200 g/km. A transmissão fica a cargo de uma caixa de câmbio manual clássica ou a nova caixa de câmbio automática EAG9 com conversor de 9 velocidades, que é extremamente eficiente.

As versões 100 % elétricas do Novo Renault Master oferecem duas motorizações de 96 ou 105 kW, cada uma delas entregando 300 Nm de torque, sendo a primeira equipada com uma bateria com capacidade de 40 kWh (180 km de autonomia WLTP) e a segunda com uma bateria de 87 kWh (mais de 410 km de autonomia pelo ciclo WLTP).

Isso permite que o Novo Renault Master apresente níveis recordes, como carga útil de 1.625 kg com habilitação categoria B, autonomia superior a 410 km WLTP e capacidade de reboque de 2,5 toneladas. O consumo se mantém comedido, com 21 kWh/100 km segundo a norma WLTP para a versão equipada com a bateria de 87 kWh, graças a um sistema inovador de gestão térmica. A recarga rápida de 130 kW DC permite atingir 229 km de autonomia em 30 min. Em domicílio, 10 a 100% da recarga é feita em menos de quatro horas, utilizando um carregador de parede do tipo Wallbox de 22 kW em corrente alternada.

O Novo Renault Master também foi criado para oferecer futuramente uma versão a hidrogênio H2-Tech e célula de combustível.

Tecnologia

O novo sistema inovador de frenagem dinâmica com assistência elétrica do Novo Renault Master oferece a mesma eficiência e a mesma sensação no pedal, seja qual for a carga transportada. Ele também permite que o sistema automático de frenagem de emergência seja acionado mais rapidamente (tempo de reação dividido por dois), bem como uma recuperação mais forte da energia para as versões elétricas, o que contribui para o aumento da autonomia.


O Novo Renault Master conta com 20 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), proporcionando máxima segurança aos seus ocupantes e outros usuários do trânsito. A segurança ativa se mantém em alto nível de alerta, cujos sistemas incluem o assistente de estabilização de vento lateral, frenagem automática de emergência (AEBS) e o assistente de reboque. Já o Assistente Inteligente de Velocidade ajuda o condutor a respeitar os limites de velocidade.

As versões elétricas do Novo Renault Master vão oferecer funções V2X, como V2L (do Veículo para Carregamento de Dispositivos Elétricos) e V2G (do Veículo para a Rede). Isso inclui a possibilidade de recarregar dispositivos externos por meio do sistema V2L, utilizando uma tomada na cabine ou na área de carga, mediante o uso de um adaptador que pode ser conectado na tomada da área de carga. Assim, é possível conectar aparelhos portáteis, como ferramentas e dispositivos eletrônicos, bem como equipamentos integrados no caso dos veículos transformados por encarroçadores (furgão refrigerado, porta traseira motorizada, micro-ônibus com aquecimento ou ar-condicionado suplementar, etc.).

O Novo Renault Master também poderá ser integrado na rede e fornecer energia das suas baterias, por meio da função V2G, graças ao carregador bidirecional.

Conectividade

O Novo Renault Master é um utilitário nativo digital, com todos os atributos de série para oferecer o máximo desempenho. De série em toda a gama, o sistema multimídia OpenR Link é o mais intuitivo do mercado, com uma tela de 10 polegadas e compatibilidade com o sistema Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio, para espelhar smartphones. Já o FOTA (firmware over-the-air) é um sistema inteligente e evolutivo que permite receber novas funcionalidades, graças à sua capacidade de atualização à distância disponível para mais de 20 calculadores, assim como em um smartphone (oferecida gratuitamente durante 5 anos).

Pela primeira vez equipado em um veículo comercial leve, o ultramoderno sistema multimídia OpenR Link com Google integrado, desenvolvido em conjunto com o Google e baseado no sistema Android Automotive OS12, permite que o condutor do Novo Master disponha da navegação pelo Google Maps, a loja de aplicativos Google Play e o assistente por comando de voz integrado Google Assistente.

Para uma experiência conectada otimizada, o sistema pode ser personalizado como um smartphone, conectando uma conta Google no perfil do usuário. A interface modulável permite exibir dois widgets além da visualização principal (navegação via Google Maps): música, telefone, Google Assistente, veículo, data & hora, pressão dos pneus, etc. Graças à barra de menu localizada à esquerda da tela, o sistema permite navegar facilmente entre os diferentes ambientes da página inicial / navegação, música, telefone, aplicativos, veículo. Além disso, um carregador para smartphone sem fio está disponível para evitar a utilização de vários cabos na cabine.

O sistema OpenR Link é comandado de forma simples e intuitiva, como se fosse um tablet, seja por meio de toque ou por comando de voz, graças ao sistema de reconhecimento de voz do Google Assistente, como para ouvir música, por exemplo. Este assistente virtual handsfree também permite consultar informações diversas, como as últimas notícias e previsão do tempo, ou ainda para controlar algumas funções do veículo, como o ar-condicionado ou o desembaçador, mantendo a atenção no trânsito. Para os condutores que cadastraram sua conta Google no sistema OpenR Link, o Google Assistente também pode agir proativamente, para sugerir um destino em função dos trajetos habituais, por exemplo.

Disponíveis via Google Play em um catálogo que é constantemente ampliado, alguns aplicativos são bastante valorizados pelos usuários profissionais, como, por exemplo:

· O navegador Vivaldi, que permite acessar a internet para visualizar e-mails e anexos em uma tela de 10 polegadas com conforto, além de editar documentos, assistir um tutorial ou vídeo no YouTube durante a pausa para o almoço, sendo uma eficiente alternativa ao uso dos smartphones. A página inicial do navegador Vivaldi é configurada com links diretos para o Gmail, Outlook, Pacote Office e o manual virtual e-guide Renault. Assim como em um tablet ou computador, é possível personalizar os favoritos para ter um acesso rápido a outros sites na internet.

· O EasyPark é uma solução de pagamento de estacionamentos públicos que permite pagar o valor exato pelo tempo de estacionamento. O estacionamento é inicializado por meio de um simples toque na tela do sistema OpenR Link, sendo automaticamente finalizado quando o veículo começa a se mover, de forma simples e eficiente.

· O Waze está disponível para navegação, sendo uma preciosa ferramenta para os fãs do aplicativo colaborativo baseado em uma grande comunidade de usuários.

Em breve serão incluídos novos aplicativos no catálogo.

O uso do sistema multimídia OpenR Link com Google integrado também oferece possibilidades de integração de aplicativos dedicados aos veículos transformados. Desenvolvidos diretamente pelos transformadores, estes aplicativos permitem que o condutor do Novo Renault Master controle e monitore as versões transformadas diretamente na tela de 10 polegadas do sistema multimídia. São várias as vantagens para o cliente, como uma melhor interface para o condutor (melhor visibilidade, comandos de tamanho maior, tela colorida), mais simplicidade e segurança, melhor integração, ganho em qualidade, possibilidade de atualizações automáticas à distância. Assim, não é mais necessário utilizar uma tela adicional instalada no painel de bordo, melhorando o valor residual do veículo.

Três aplicativos estarão disponíveis a partir do lançamento: para bombeiros, oficina móvel e veículo refrigerado.

A navegação com o Google Maps permite visualizar informações do trânsito em tempo real, pontos de interesse (como fornecedores ou restaurantes favoritos incluindo horários, números de telefone, etc.), comando por voz, mapas sempre atualizados, etc. A conexão da conta Google no perfil do usuário permite ter acesso aos endereços favoritos.

Para ainda mais interatividade e proatividade no dia a dia, o Novo Renault Master também permite conectar o veículo à distância por meio do aplicativo My Renault, oferecendo diferentes funções ao condutor:

· Localizar o veículo mais facilmente no mapa, como em um grande estacionamento, por meio do piscar dos faróis e disparos de alertas sonoros.

· Monitorar o programa de manutenção por meio de alertas específicos.

· Receber alertas quando o veículo é destravado, oferecendo praticidade já que os veículos comerciais leves costumam transportar cargas valiosas.

As versões elétricas do Novo Renault Master oferecem várias funções específicas, com uma experiência de conexão ininterrupta semelhante à de um smartphone. Assim, a transição para a mobilidade elétrica fica mais fácil do que nunca.

O Google Maps considera as preferências do usuário, oferecendo itinerários adaptados para otimizar os trajetos. Além disso, o Electric Route Planner permite planejar melhor os percursos no veículo elétrico. O condutor pode definir filtros para fazer a recarga conforme os cartões de pagamento utilizados ou a potência de recarga desejada. Ele também pode definir o endereço de casa, trabalho e de eletropostos, além de programar o ar-condicionado e a recarga simultaneamente conforme uma programação semanal, para otimizar os custos de recarga e desfrutar da temperatura desejada na cabine.

O aplicativo My Renault e seus vários serviços a distância específicos para os veículos elétricos fazem do Novo Renault Master um veículo high-tech sempre pronto para o trabalho, mantendo-se conectado ao ecossistema digital do usuário com:

· Visualização da autonomia restante, para monitorar a recarga em tempo real.

· Visualização dos eletropostos mais próximos ou em um local determinado.

· Programação a distância da recarga conforme os horários escolhidos pelo usuário, para fazer a recarga apenas fora dos horários de pico, por exemplo.

· Programação a distância do pré-ajuste da temperatura da cabine, para desfrutar da temperatura ideal ao ligar o veículo no início do dia (sem impacto na autonomia quando o veículo está conectado), garantindo conforto para os profissionais que iniciam a jornada de trabalho mais cedo.

· Status da recarga e histórico da recarga com data.

· Integração da solução Mobilize Charge Pass, para pagar a recarga sem a necessidade de fazer várias assinaturas, utilizando a maior rede de eletropostos da Europa, com mais de 500 mil postos de recarga em 25 países, sendo 50% deles em tensão 22 kW. Por meio da rede Ionity, que oferece mais de 2.600 eletropostos, a recarga em rodovias é feita com tarifa preferencial, mediante uma assinatura específica.

Também estão disponíveis várias soluções adicionais da Mobilize, para simplificar o uso das versões elétricas do Novo Renault Master:

· A Mobilize Power Solutions facilita mudar para a mobilidade elétrica com soluções de recarga sob medida, seja no site da empresa, durante o trajeto e até na residência dos colaboradores. Desde a orientação para instalação até a utilização dos terminais de recarga, passando pela otimização energética e manutenção, a Mobilize Power Solutions está sempre ao lado dos clientes profissionais. E para pagar a recarga, os colaboradores podem utilizar o cartão de recarga Mobilize Business Pass, enquanto que o gestor da frota pode acompanhar o consumo à distância e receber uma fatura mensal.

· O aplicativo Smart Charge permite otimizar a recarga conforme o horário e a fonte de eletricidade, para otimizar os custos e reduzir a pegada de carbono da recarga em domicílio, não sendo necessária nenhuma ação por parte do condutor. Assim, ele reduz os gastos com a conta de luz e pode até ser recompensado pela flexibilidade.

Novo Patamar

Desde o lançamento, o Novo Renault Master oferece uma gama completa para cobrir todas as necessidades dos clientes profissionais. São 20 silhuetas diferentes, de 11 a 22 m3, com maior abertura da porta lateral (+40 mm) e maior comprimento de carga (+100 mm), no melhor nível da categoria. A maior carga útil, dimensões e volumes fazem dele o veículo comercial leve ideal, que vai redefinir os atributos de sua categoria.

São possíveis 20 diferentes transformações na fábrica, em uma área dedicada que realiza algumas delas diretamente (caçamba, cabine estendida, aumento de volume, etc.), permitindo ter um catálogo de kits montados na fábrica, reduzindo os prazos de entrega e simplificando a logística de transporte.

O entre eixos menor e o eixo dianteiro retrabalhado oferecem uma dirigibilidade inédita, com um diâmetro de giro reduzido em 1,5m. Com isso, as manobras na cidade ficam mais fáceis com o Novo Renault Master. Os clientes podem optar pela versão L3 para um uso urbano (a L2 é a versão básica e a L3 está disponível com tração dianteira ou traseira, enquanto que a versão L4 é oferecida com tração traseira).

Assim como para todos os veículos elétricos da gama, o Novo Master inclui elementos do programa human first da Renault, concebidos para ajudar as equipes de socorro a atuar no veículo em caso de acidente:

· Um QR Code integrado na carroceria permite que os bombeiros ajam de forma mais rápida durante o socorro;

· O acesso para bombeiros permite inundar a bateria de alta tensão das versões elétricas, evitando qualquer risco de princípio de incêndio;

· O interruptor SD permite desconectar a bateria para atuar no veículo com toda a segurança;

· A bateria está localizada em um invólucro específico e reforçado, ficando protegida de qualquer impacto.

Comercializado a partir do segundo trimestre de 2024, o Novo Renault Master foi pensado para ir mais longe, carregar mais e gastar menos, sendo o Aerovan perfeito de nova geração, com motorizações que oferecem várias opções de energia.

* Press Release/Renault do Brasil.

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