Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape
Historicamente lembrado como símbolo da indústria automobilística da Rússia, o longevo Lada Niva segue firme e forte em produção no país há quase 50 anos. Por lá, tem a carroceria SUV como principal opção disponível, mas pode ser adquirido também com proposta voltado para outras aplicações. É o caso da curiosa variante picape, oferecida tanto com cabine simples quanto com cabine dupla e vocação estritamente comercial.
O que não muda em relação ao SUV padrão é o design da dianteira e do interior, que é basicamente o mesmo desde o lançamento do Niva em 1977. A presença de itens de tecnologia, conectividade e conveniência é quase nula, especialmente por conta da idade do projeto. Além disso, o foco do carro é outro: oferecer durabilidade, confiabilidade e resistência pelo menor custo possível. Custa no mercado russo o equivalente a R$ 60.000.
Sob o capô, segue sem alterações o motor 1.7 a gasolina de 84 cv sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. O sistema de tração é 4x4 e desde o lançamento é considerado um dos principais diferenciais do modelo. Tem acionamento por alavanca, na forma convencional, e bloqueio central do diferencial. Dados de fábrica indicam consumo de 8,3 km/l e máxima de 110 km/h.
* Dyogo Fagundes/Motor 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário