sexta-feira, 25 de julho de 2025

>>> KOMBI ROCKETBOX


Kombi personalizada vai a leilão nos EUA

Praticidade pode não ser glamorosa, mas é difícil negar o quão bem a clássica Kombi Volkswagen se saiu nesse quesito. Ela podia transportar uma multidão, rebocar praticamente qualquer coisa e era barata o suficiente para quase qualquer pessoa ter. Além disso, a engenharia era simples o suficiente para que a manutenção não fosse um grande problema.


Se a Kombi original tinha uma grande deficiência, era o motor refrigerado a ar, de baixa potência, localizado na traseira. Isso definitivamente não é um problema aqui, já que este modelo substituiu o motor original por um belo V8.


Apelidado de Rocketbox pelo seu criador, esta Kombi combina estilo clássico com potência de verdade. Uma combinação estelar, visto que o estilo do Type II ainda é muito apreciado hoje em dia. Uma das maiores conquistas da Volkswagen com o novo ID. Buzz foi torná-lo potente o suficiente para o trânsito moderno.


O anúncio diz que ele produz cerca de 560 cavalos, cerca de dez vezes mais potente que o original. Essa potência é enviada às rodas traseiras apenas por meio de uma transmissão automática de três velocidades. Todo o conjunto mecânico repousa sobre um chassi tubular personalizado e rodas escalonadas de 17 e 18 polegadas.





E embora pareça uma Kombi clássica com 21 janelas, não foi assim que começou. O construtor Bodo Reichert trabalhou no veículo por mais de uma década antes de falecer, infelizmente, vítima de câncer. No processo, ele alargou os painéis traseiros em 15 centímetros para abastecer o motor com ar fresco e limpo. Em seguida, ele direcionou o escapamento através das paredes até o topo da coluna F. É um visual deslumbrante que quase passa despercebido.


A cabine é igualmente elegante, com bancos Porsche 914, volante de madeira personalizado, consoles artesanais e medidores de reposição que marcam 11.665 km no hodômetro. Sem dúvida, será um destaque quando for leiloado no evento da Mecum em Monterey, no mês que vem.


No início deste ano, uma concessionária pediu pouco menos de US$ 80.000 por ele. Era mais ou menos o que as concessionárias queriam pelo novo ID. Que surpresa! Acho que muitos fãs não escolheriam o novo em vez desta impressionante (e polêmica) obra de arte.

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