Mercedes-Benz CLA Shooting Brake com tecnologia EQ, a primeira perua elétrica a bateria da marca
A Mercedes-Benz expande a gama da nova série 174, e apresenta o segundo modelo desta nova família de veículos. O novo CLA Shooting Brake é o primeiro Mercedes-Benz elétrico disponível como perua. Combina a elegância, a esportividade e a conectividade do CLA com uma generosa capacidade de carga e um interior bastante versátil.
Com o CLA Shooting Brake, a Mercedes-Benz traz seu conceito estético para o mundo elétrico: combina as proporções esportivas de um cupê de quatro portas com maior capacidade de carga e uma grande porta traseira. Este estilo de carroceria estreou em 2012 com o CLS Shooting Brake. Em 2015, a Mercedes-Benz trouxe para o segmento compacto o primeiro CLA Shooting Brake.
Lançamento do Mercedes-Benz CLA Shooting Brake com tecnologia EQ no mercado europeu está marcado para março de 2026.
Visualmente, o CLA Shooting Brake é idêntico ao CLA sedã até a coluna B. Isso significa uma dianteira baixa, de linhas esportivas em formato de nariz de tubarão e um painel frontal exclusivo com 142 estrelas de LED cromadas com iluminação individual. Juntamente com os faróis e faixa de luz MULTIBEAM LED opcionais, o painel iluminado com padrão Mercedes-Benz contribui para a identidade da nova família de veículos.
A linha do teto do CLA Shooting Brake se estende mais para trás, com uma inclinação mais gradual. O teto panorâmico de vidro, em peça única, estende-se perfeitamente da moldura do para-brisa até a traseira. As lanternas traseiras também têm um desenho em forma de estrela e são conectadas por uma faixa de luz. O spoiler é pintado de preto por dentro e na cor da carroceria por fora. Isso dá a impressão de que o teto de vidro se estende até o para-brisa traseiro. Isso confere uma elegância única a porção posterior do veículo.
O novo CLA Shooting Brake oferece mais espaço interno. Isso graças ao teto mais longo, com uma linha que se inclina suavemente em direção à traseira, oferece mais espaço para a cabeça na segunda fileira de bancos do que no CLA (+26 milímetros). O acesso à parte traseira também é ainda mais confortável graças aos recortes maiores das portas.
Comparado ao seu antecessor, o novo CLA Shooting Brake oferece mais espaço para a cabeça em cada um dos cinco bancos, graças a uma linha de teto mais alta. O aumento para os passageiros traseiros é de sete milímetros. Na fileira de bancos da frente, o aumento do espaço para a cabeça é de 14 milímetros, enquanto o espaço para as pernas aumentou em 11 milímetros. O novo CLA Shooting Brake é 35 milímetros mais longo (4.723 milímetros) e 27 milímetros mais alto (1.469 milímetros) do que o modelo anterior. A distância entre eixos aumentou em 61 milímetros, para 2.790 milímetros.
Os bancos podem ser rebatidos de série na proporção de 40:20:40. Isso aumenta o volume do porta-malas para até 1.290 litros. Juntamente com o porta-malas de 101 litros sob o capô, oferece mais volume de carga do que seu antecessor. A porta traseira elétrica EASY-PACK é item de série para facilitar o colocação ou retirada de objetos. O sistema KEYLESS-GO com HANDS-FREE ACCESS também está disponível como opcional.
Os trilhos de teto também fazem parte do equipamento de série, e um engate para reboque está disponível como opcional. O CLA Shooting Brake pode rebocar até 1.500 kg com tração traseira e até 1.800 kg com tração integral – uma capacidade de reboque considerável para um veículo elétrico neste segmento.
O amplo teto panorâmico estabelece um novo padrão no segmento. Para proteger contra a radiação solar, ele é composto por vidro de segurança laminado com isolamento térmico e revestimento interno de baixa emissividade (LowE). Isso reduz o aquecimento do interior do veículo no verão. No inverno, o revestimento LowE reduz a perda de calor, refletindo o calor interno de volta para o ambiente. Com 200 nanômetros, ele é mais fino que um fio de cabelo humano, que tem um diâmetro de cerca de 50.000 nanômetros.
O teto panorâmico está disponível opcionalmente com uma nova função. Com ela, a transparência do vidro pode ser alterada em 10 a 20 milissegundos. Os passageiros podem escolher entre transparente, para uma visão clara para cima, ou opaco, para maior privacidade. O estado opaco (leitoso) não só protege contra olhares curiosos, como também oferece proteção aprimorada contra o ofuscamento sob luz solar direta. Ele é operado por meio de um menu correspondente nas configurações do veículo, na unidade principal.
Como cereja do bolo, o amplo teto panorâmico é iluminado. Pela primeira vez, ele é conectado à iluminação ambiente e oferece um céu estrelado iluminado. 158 estrelas estão integradas em sua superfície de vidro, que pode ser iluminada na cor selecionada individualmente pela iluminação ambiente. A luz é fornecida pela frente por meio de módulos de LED. O céu estrelado é quase invisível durante o dia. Mas no escuro, ele surpreende com uma experiência visual única, especialmente para os passageiros traseiros.
O interior é dominado pela Supertela MBUX opcional , com até três telas – incluindo uma tela para o passageiro para streaming e jogos em nuvem (incluindo Disney+ e Boosteroid). O sistema de infoentretenimento é alimentado por chips de última geração e pelo Unity Game Engine.
Com o novo Assistente Virtual MBUX baseado nas tecnologias ChatGPT4o e Microsoft, o motorista experimenta um sistema empático e com capacidade de diálogo que responde às emoções, reconhece contextos e vincula de forma inteligente a navegação aos dados do Google Maps.
Dois modelos elétricos no lançamento:
CLA 250+ Shooting Brake com tecnologia EQ
Potência : 200 kW
Alcance (WLTP) : até 761 km
Potência de carregamento DC : até 320 kW → 310 km em apenas 10 minutos
Aceleração (0–100 km/h) : 6,8 segundos
CLA 350 4MATIC Shooting Brake com tecnologia EQ
Alcance (WLTP) : até 730 km
Aceleração (0–100 km/h): 5,0 segundos
Potência: 260 kW tração integral
Ambas as variantes usam uma nova geração de bateria (85 kWh utilizáveis) e uma arquitetura de 800 volts para carregamento particularmente rápido e alta eficiência.
Além das versões totalmente elétricas, o novo CLA Shooting Brake também estará disponível com uma transmissão híbrida de 48 volts a partir de 2026. A interação inteligente do motor elétrico e da transmissão de dupla embreagem de oito velocidades (8F-eDCT) permite até mesmo uma condução puramente elétrica em baixas velocidades e recuperação em todas as oito marchas.
A nova Arquitetura Modular Mercedes-Benz (MMA), foi projetada de forma que todos os quatro modelos da nova família de veículos possam ser construídos com flexibilidade – tanto com propulsão elétrica quanto com motor de combustão híbrido. Isso permite uma redução considerável da complexidade e economias de escala significativas. O CLA e o CLA Shooting Brake serão seguidos por dois SUVs.
* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário