Mercedes-Benz comemora mais um aniversário de seu grande lançamento para o segmento de veículos comerciais.
O primeiro veículo comercial leve da Mercedes-Benz que entrou no mercado, em 1995, quebrou um tabu: não era conhecido somente pela combinação de letras e números. Sucessora da T1, a Sprinter entrou no mercado com quatro versões de peso bruto distintas, entre 2,5 e 4,6 toneladas. Desde o lançamento, o cliente já podia contar com as opções de van, furgão e chassi-cabine, três distâncias entre-eixos e duas alturas de carroceria. Os motores eram de 2,9 litros de 5 cilindros com 122 cv e 28 mkgf.
Outro destaque ficou por conta da presença de airbag e ABS em plena década de 90. Além disso, a fabricante mostrou sua preocupação com o meio ambiente e lançou uma versão a gás natural, com um motor com 125 cv. Em 1997, ganhou tração integral com um sistema eletropneumático.
Em 2001, uma versão de seis toneladas foi integrada aos modelos Sprinter. No ano seguinte, foi reestilizada pela primeira vez e partiu para mercados como Canadá e Estados Unidos. Em 2005, registrou seu primeiro de produção, com 150 mil unidades. Mas em 2008, passou por mudanças significativas em seu projeto. A partir daí, a Mercedes-Benz continuou escrevendo a história de sucesso do veículo, que coleciona números expressivos de vendas nos mercados onde é comercializada.
* Julia Zillig/Revista Transporte Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário