quinta-feira, 29 de julho de 2010

>>> ADEUS, HUMMER

Ele definiu a Guerra no Iraque, definiu o conceito de ostentação e definiu a derrocada da GM. Em tempos de downsizing, os Hummers hoje seriam encarados como gigantescos, perdulários e estúpidos.
Ao anunciar a descontinuidade de seu jipão Hummer, a GM mostra ao mundo o lado mais cruel da crise financeira em que está mergulhada. Símbolo de status em qualquer lugar do mundo, a divisão dos jipes superlativos será desativada, sem deixar saudades.


O Hummer já deveria ter saído de cena há muito tempo, na verdade, será que deveria ter existido? A decisão poderia ter sido tomada numa canetada simples, sem vestígios. A GM o colocou à venda um ano antes de toda a companhia entrar em colapso financeiro em junho de 2009. Mas a operação manteve-se ativa, à procura de novos compradores no Oriente Médio e China, que poderiam garantir uma última lufada de oxigênio, mas até nisso ele falhou, pois a desconfiança mundial colocou o jipe na posição de vilão.

A história do Hummer é bem conhecida. Concebido para o campo militar, teve atuação de destaque na guerra do Iraque, até ser apontado pelo novo visionário da indústria automotiva, Arnold Schwarzenegger, que sugeriu uma versão adaptada para uso normal, por cidadãos de paz em suas cidades. De paz? Nem tanto. Esta versão era o H1, da qual descenderam o H2 e o H3, representantes legítimos da falta de visão da indústria americana. Montados sobre as plataformas das picapes e SUVs da marca, eram lentos, desconfortáveis, ruins de dirigir e com aparência rude, enfatizada pelos pneus enormes. Além de tudo isso, eram feios e poluidores. Assim como outros SUVs americanos, só existiam em função do crédito fácil e promessas de recompra feitas no ato da venda, até que o preço dos combustíveis começou a subir e esses compradores "caíram na real" e desistiram deles, a favor de modelos mais lógicos.

A história do Hummer
LANÇADO EM: 1992
UNIDADES FABRICADAS: 358,000 (aprox)
PREÇO ORIGINAL: R$ 225 mil (H1)
PREÇO NO FIM: R$ 59 mil (H3)

Linha do tempo
1983: AM General começa a produzir um veículo todo terreno de grande mobilidade com rodas (Humvee) para o exército americano
1992: Versão de rua H1 é lançada depois do sucesso da versão militar na operação tempestade no deserto de George Bush
2003: H2 nas lojas. Mais longo e alto que o H1 e mais estreito, talvez para não destruir tantos pilares nos estacionamentos
2005: H3 nas lojas. O menor Hummer e o primeiro fabricado pela GM
2009: A chinesa Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery faz propostas pela marca
2010: GM decide não vender e avisa que vai fechar a Hummer - e depois, vacila

QUATRO MANEIRAS QUE ELE PODERIA TER SIDO MELHORADO:
1: Com mais cinco cilindros, seu ruído acompanharia o estilo
2: Manter suas raízes militares, fazendo dele um off-road imbatível
3: Não tratar o consumidor americano como um estúpido. SUVs vendem bem até hoje, mas têm que ser bons
4: Trabalhar melhor sua forte marca em mercados alternativos, que poderiam salvá-la na dificuldade

POR QUE SENTIREMOS SUA FALTA
Não sentiremos. Mas ele poderia ter estabelecido um padrão de desempenho e design único, que hoje seria admirado em todo o mundo, caso a GM aceitasse a proposta dos chineses.

* Redação/CarMagazine.

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