sábado, 3 de julho de 2010

>>> OPEL MOVANO

Com o novo Movano, a Opel pretende fortalecer e expandir a sua gama de veículos comerciais, aumentando a fatia de mercado neste segmento europeu.
Para tal, a marca alemã apresenta argumentos de peso, começando pela variedade de modelos. A gama inclui versões furgão (quatro tamanhos, que vão até mais de 4 metros de comprimento de carga e três de altura), chassi-cabine simples e chassi-cabine dupla, e versões "combi" (passageiros). Todas estas variantes – ao todo são mais de 300 versões possíveis – podem sofrer conversões ou modificações especiais.


A estrutura modulável, desenvolvida em conjunto com a Renault, pode ter tração nas rodas dianteiras (FWD) ou nas rodas traseiras (RWD). Em ambos os casos, os eixos diferem em função das diferentes necessidades de carga útil. Todos os modelos apresentam suspensões McPherson.

As opções de peso bruto estendem-se até 4,5 toneladas, e capacidade de carga às 2,5 t. Com um comprimento máximo da área de carga de 4,4 m, o novo Movano pode acomodar até 17 m3 de volume.

O novo Movano apresenta também boas capacidades de reboque, e, dependendo da versão, pode rebocar até 2,5 t (versões de tração dianteira e traseira com rodado simples) ou 3,0 t (versões de tração traseira com rodado duplo).


Em termos de imagem, a segunda geração deste modelo apresenta-se com uma frente modificada, mantendo ainda assim, a imagem que lhe é familiar. O modelo está disponível em sete cores sólidas e três cores metalizadas. No interior, a cabine foi aumentada em comprimento 5,7 cm, com diversos compartimentos e bancos que permitem uma regulação ajustável a qualquer tipo de gosto. Para proteger o condutor e os passageiros, e reter a carga, todas as versões furgão do Movano dispõem de uma divisória de aço entre a cabine e a área de carga.

Novas Motorizações

O novo Movano vem equipado com motores Diesel common-rail de quatro cilindros (2.3 CDTI), disponíveis em três níveis de potência, todos eles em cumprimento com a norma Euro 4: 100 cv (74 kW), 125 cv (92 kW) e 146 cv (107 kW). Qualquer um pode ser encomendado com filtro de partículas Diesel, passando a cumprir a Euro 5.

Todas as versões de motorização estão equipadas com caixa manual de seis velocidades. As duas versões mais potentes têm como opção a caixa manual robotizada Easytronic.

De acordo com a Opel, o novo Movano regista os menores valores de consumo de combustível e de emissões do seu segmento: desde 7,8 l/100 km e 203 g/km de CO2 na versão furgão L2H2/FWD/125 cv. A troca de óleo só tem de ser feita a cada 40.000 km, ou uma vez por ano, e o líquido de refrigeração só precisa de ser mudado após 160.000 km (mais 40.000 km do que no modelo anterior).

Em termos de segurança, todos os modelos vêm equipados de série com freios ABS com distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD). O programa de estabilidade eletrônico ESP é também de série em todos os modelos de tração traseira, estando disponível como equipamento opcional nas variantes de tração dianteira.


Como complemento ao airbag do condutor de série, os opcionais incluem um airbag do passageiro e airbags laterais integrados nos bancos do condutor e do passageiro.

* Redação/Revista Euro Transporte.

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