terça-feira, 31 de maio de 2011

>>> CERVEJA VERDE

Canadense injeta espírito verde numa antiga picape Chevrolet

Quando se fala em picapes elétricas, sem dúvida logo vem à cabeça modelos modernos ou um daqueles veículos orientais construídos como protótipos elétricos. Mas a despeito das ideias pré-concebidas, aqui temos uma brilhante Chevrolet Apache 1958, clássica picape norte-americana que ganhou eletricidade para funcionar, inclusive sendo recarregada com energia eólica (!).


Não, não é uma piada, isso é sério. E, ser verde é um negócio sério para a cervejaria Steam Whistle, situada no Canadá, que entre outras coisas, utiliza energias renováveis​​, recicla tudo o que é possível e apoia diversas causas ambientais como um apêndice de sua empresa de produção de cerveja.


O gerente Mike Kiraly, , surgiu com a ideia de "eletrizar" a picape e usá-la como veículo do dia a dia. Ele explica sua teoria: "Achei que seria legal se nós pudéssemos fazer um passeio vintage, salvá-la do monte de sucata de metal, e equipar a Chevy com um motor zero de emissões. Algo com estilo da velha escola, combinado com uma consciência moderna."

No lugar do motor original da Apache, foi instalado um potente motor de corrente alternada acoplado em um câmbio automático usado em modelos Chevrolet, gerando um torque absurdo. Segundo o proprietário, o torque é mais que o dobro do que um Tesla Roadster coloca pra fora, embora, obviamente, o Apache é consideravelmente mais pesado. O resultado é um veículo ambientalmente amigável ​​e veloz.



E o laboratório de Mike Kiraly não pára por aí, já que entre as suas recentes aquisições estão um caminhão 1949 Internacional e um Ford Econoline 1967, inspirado no famoso personagem do desenho animado Scooby-Doo, além de outros utilitários, todos com vocação "verde". É verdadeiramente uma grande coleção de automóveis da velha escola e uma boa notícia para o meio ambiente.

***

Nenhum comentário: