quinta-feira, 26 de abril de 2012

>>> INOVAÇÃO & REVOLUÇÃO


Freightliner apresentou o seu “conceito de revolução” no design de caminhões
O Mid America Truck Show é como o mundialmente famoso SEMA Show para o setor de transporte rodoviário. É um evento enorme, onde todas as empresas do ramo de caminhões, motores, componentes e acessórios para veículos de trabalho se reúnem. Fabricantes como a Freightliner, Kenworth, e outros apresentaram seus caminhões novos e inovações tecnológicas nesta edição, como as montadoras fazem em feiras de automóveis internacionais.



E entre os principais destaques, a Freightliner tomou as atenções para seu caminhão batizado com o sugestivo nome “Inovação Revolução”, um conceito de que o futuro de grandes plataformas será semelhante. Tem um monte de recursos simples e interessantes, mas um pouco estranho, segundo muitos olhares.


Em termos de novidade, há um sistema onde os eixos motrizes contam com um sistema eletrônico que controla a necessidade de usar marchas reduzidas, dependendo do peso da carga, aumentando assim, a economia de combustível. A transmissão é do tipo "manual automatizada", que significa que ela funciona como uma caixa manual tradicional, mas sem o pedal da embreagem. Os trilhos da estrutura são realmente feitos de alumínio, para conservar o peso e também os tanques de combustível foram dobrados dentro dos trilhos da estrutura para melhor distribuir o peso e arrasto aerodinâmico reduzido de ter grandes tanques pendurado na lateral do caminhão. Eles listam a capacidade total de 75 litros que é bom para viagens de curta distância, mas não seria tão bom para distâncias mais longas. O motor do caminhão é uma parceria com a fábrica Detroit Diesel, chamado DD13 e cumpre todos os requisitos ambientais rigorosos estabelecidos pelo governo.


Com uma frente de estilo, há luzes LED nos faróis, portas sem puxadores e um envoltório total em torno de pára-brisa. A cabine apresenta todos os tipos de tecnologia, como um tablet integrado ao painel, um display LCD que se transforma em uma tela para a câmara de segurança quando o motorista muda a marcha para a ré, um volante com todas as funcionalidades que se encontra em um moderno carro de luxo, e um assento que se converte em um beliche para o motorista.

***

Nenhum comentário: