terça-feira, 24 de julho de 2012

>>> DE OUTRA ÉPOCA

Empresa polonesa cria Mini Countryman “old fashion”

Imagine uma época desconhecida da história humana, em que as invenções tecnológicas aconteceram muito antes do que em seu tempo real – e com o que a ciência já dispunha até aquele momento. Um mundo em que robôs, aviões e, claro, carros, poderiam ser movidos a vapor. Isso é steampunk, um gênero da ficção científica largamente abordado pelo cinema e pela literatura.


No início de julho, o gênero transbordou as páginas dos livros de ficção científica e virou realidade no mundo automobilístico. A empresa polonesa de personalização de carros, Carlex Design, apresentou seu primeiro tuning à la steampunk. O alvo foi um Mini Countryman.

Com pintura fosca em dois tons de cinza, as laterais do veículo são ornamentadas por uma fina faixa bronze. O teto e as rodas de estilo retrô também levam a cor. Faróis e vidros aparecem num tom bem escuro, dando ainda mais destaque aos itens metálicos. Mas o que chama atenção mesmo é o interior. Com acabamento em madeira, painel, volante, câmbio, pedais e outros itens têm como base tons de cobre e bronze. O carro recebeu até engrenagens, vistas em aberturas no volante e nos assentos – cobertos em couro marrom. Elas são uma das mais marcantes características do steampunk, assim como as fontes aplicadas no painel. Para completar, só falta o maquinista!


A Carlex não divulgou informações sobre a motorização do Mini Countrymen Steampunk. Para chegar à altura de uma tunagem tão elaborada, bem que o veículo poderia ter sob o capô o mesmo motor 1.6 turbo de 218 cv do John Cooper Works, com câmbio manual ou automático de seis marchas.

* Giulia Lanzuolo/Revista Auto Esporte.

Nenhum comentário: