domingo, 29 de julho de 2012

>>> SOBRE RODAS

Viaje sem sair de casa: Os “campers” são veículos destinados ao lazer e ao descanso, pois neles o espaço é bem aproveitado. Exemplo disso é o Bravia Swan4, feito sobre um Peugeot Boxer.

Os motor homes são veículos mais ou menos compactos, mas que, dependendo da sua carroceria, podem adaptar uma série de equipamentos que permitem aos proprietários desfrutarem com conforto suas viagens. Uma das características mais apreciadas no mortorhome é o espaço interior, que se bem aproveitado, possibilita usufruir o veículo de ponta a ponta, sem desperdiçar nenhum centímetro.



No caso do modelo da empresa alemã Bravia, o Swan4, ao longo de seus 10 m2 encontram-se uma sala para quatro pessoas, um banheiro, além de cama e beliche, acomodados no canto direito da carroceria. O Bravia Swan, que foi construído a partir de um furgão Peugeot Boxer, tem altura bem generosa: é possível uma pessoa andar em pé. Uma porta deslizante foi construída na lateral direita do furgão, o que facilita a entrada e saída de pessoas ou mesmo de objetos, mesmo a altura em relação ao solo não ser muito ampla. Contudo, um facilitador é o degrau elétrico, retrátil, escondido embaixo da carroceria.

Ambiente completo

Logo ao entrar no furgão está a cozinha. Nela há dois fogões, calefação e aquecedor de água com capacidade para 10 litros, tudo funcionando a gás, cujos botijões estão localizados na parte traseira do motorhome, embaixo da cama principal. O material que compõe a cozinha imita madeira, e conta com gavetas e armários com fechaduras náuticas para guardar utensílios domésticos. A cozinha, ainda, possui refrigerador de 95 litros na parte inferior do armário, que funciona na voltagem 220 volts e também é a gás.


No espaço reservado à sala encontra-se uma mesa retangular, com bancos estofados de dois assentos, que possuem cinto de segurança. Vale ressaltar que o Bravia Swan4 está habilitado para comportar até quatro assentos durante o percurso, e permite até cinco pessoas para o pernoite.


Do outro lado da mesa está a cabine, com a poltrona do motorista e do passageiro. O conjunto de sofá e mesa podem ser convertidos em um espaço para a cama. Apesar de o espaço não ser tão exíguo, quando a mesa e as cadeiras são transformadas em cama, que tem 1,80 m x 90 cm, a poltrona do motorista acaba sendo usada, provavelmente para acomodar os pés do indivíduo. Uma clarabóia no teto provém toda a iluminação necessária durante o dia. Outro destaque é o armário extra. Não é muito grande, mas serve principalmente para guardar roupas e outras bagagens.


O banheiro, localizado no centro do veículo, é um cubículo quadrangular de quase 1 m, espaço suficiente para se mover sem bater os braços e pernas nas paredes. Conta com uma pequena pia, espelho e torneira extensora, que também serve como chuveiro. O único pecado cometido no banheiro foi esquecer de instalar uma tomada. Na parte de trás do motor home se encontra a área de descanso, com uma cama dobrável de 1,97 x 1,40 m, e um beliche.

Fácil de conduzir

Bancar o motorista deste Bravia Swan4 não é nenhum sacrifício, graças a um motor de três litros e 157 cv, que atinge até 40 mkgf a 1 700 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas. Para motoristas incautos: cuidado ao manobrar este veículo! Ele possui seis metros de comprimento, o que pode assustar quem não está acostumado a dirigir carros grandes.

* Karina Bernardino & Mario Moscatel/Transporte Mundial.

Nenhum comentário: