quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

>>> CHINÊS X CHINÊS


JAC T140 vs. Foton Aumark 3.50: Se for para comprar um chinês, qual dos dois é o melhor?

Atrás de uma subsegmentação de caminhonetes para distribuição urbana de carga, dois importadores de veículos chineses, a JAC Motors Brasil e Foton Aumark do Brasil, de forma muito discreta, colocaram duas novas opções no mercado brasileiro para a faixa pouco abaixo de 3,5 t de PBT, respectivamente, a caminhonete T140 e a Aumark 3.50.
 

Vale lembrar que, o CBT (Código Brasileiro de Trânsito) classifica todos os veículos de carga com PBT até 3,5 t de caminhonete, portanto, não são caminhões leves (com PBT acima de 6 t) e nem semileves (PBT a partir de 3,5 t). Fora a burocracia regulatória até podem ser chamados de “caminhõeszinhos” por causa de suas aparências. Mas a vantagem desses novos modelos estarem abaixo dos 3 500 kg de PBT é poder ser conduzidos com habilitação na categoria B.
 
 
As novas marcas miram diretamente no sucesso dos sul-coreanos Hyundai HR (10 331 unidades vendidas em 2011) e do Kia Bongo K2500 (10 029 modelos emplacados no ano passado).
 
As fichas técnicas do JAC T140 e do Foton Aumark 3.50 são bastante similares, mas com grande vantagem na potência do motor para o JAC, com 140 cv contra 106 cv do Foton. Porém, o torque (que é mais importante) é praticamente o mesmo em ambos. A tecnologia de pós-tratamento de gases adotada em ambos é a EGR (não precisa do Arla 32).
 
Por outro lado, o Aumark 3.50 conta com freios a disco na dianteira, com ABS, ar-condicionado de série e leva um passageiro a mais na cabine. O T140 conta com freios a tambor, com ABS e o ar-condicionado é opcional.
 
Como os dois chineses são recém-chegados ao mercado brasileiro, não se conhece o histórico de pós-venda. Mas, pelo menos, a favor deles, dois importantes componentes do trem de força são de marcas consagradas no Brasil e no exterior. Trata-se dos motores Cummins e da caixa de marchas ZF.
 
 
Segundo a assessoria de imprensa da Cummins, os motores ISF 2.8, hoje, somente são fabricados na China pela fábrica BFCEC, uma joint venture entre Foton e Cummins. Perguntamos se existem peças de reposição no Brasil para esses novos motores importados: “Sim, a Cummins já comercializa o ISF para aplicação no Agrale Marruá e também se preparou para os novos volumes que chegam ao mercado em veículos importados, considerando-se a demanda dos principais itens de desgaste e acompanhará o histórico local para garantir a rápida entrega”.
 
 
O Foton Aumark conta com garantia de dois anos ou 150 mil km, valendo o que ocorrer primeiro e o JAC tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. Nesses casos, é bom lembrar que, para fazer a garantia valer, todas as revisões podem ser feitas somente nas concessionárias autorizadas, inclusive as trocas de óleo. No caso que quem optar pela JAC, significa assinar um cheque para pagar a manutenção a cada 5 000 km (todas são pagas). No caso da Foton, somente a primeira revisão ocorre aos 5 000 km. As demais são a cada 20 000 km, sendo que as três primeiras revisões têm a mão de obra gratuita.
 
Os comerciais leves da JAC Motors (de 3,5, 6, 8 e 10 t) serão fabricados em Camaçari (BA). O T140 desta reportagem faz parte apenas um lote de 500 unidades importada que será comercializado nas concessionárias de São Paulo e Rio de Janeiro.
 
* Marcos Villela/Transporte Mundial.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

amigos tenho um foton aumark 3.5, esta com 40mil km agora, e um ano de uso, já tive vários problemas com ele desde que comprei, em outubro de 2013, as revisões todas feitas periodicamente, meu motor travou na Dutra voltando para são paulo, os parafusos de uma das biélas se romperão danificando meu motor, e o carte que é de plástico, frágil e complexo, pois o pescador é colado nele e também é de plástico, comprei outro , mas estou a + de 15 dias parado e perdi o serviço por conta do jogo de empurra deles para dar a garantia do meu motor novo, comprei acreditando em tudo que eles dizem, mas na pratica não é assim, pois todos já conhecemos a qualidade das peças chinesas, elas não durão muito, cummis feito no brasil é outra coisa, a chinesa não présta, não fação como eu cai no conto do vigário; comprem cummis apenas fabricado no brasil. ou escolha outro veiculo que se encaixe como vuk no mercado.
obs: comprei tamem um cilindro de embreagem e o mesmo não fecha a pressão do óleo, busquei em Várzea Paulista na própria foton, portanto as peças já vem com defeito de fabrica.