sexta-feira, 27 de março de 2015

>>> ARTE NA KOMBI


Kombina: um projeto itinerante de arte integrada

Foi lançado no final do ano passado, no Rio Grande do Sul, o projeto itinerante de arte integrada Kombina. Idealizado pela escritora Christina Dias, a Kombi do Kombina será um centro de cultura integrada móvel, que percorrerá diferentes lugares de Porto Alegre e muitas cidades do Rio Grande do Sul, levando arte e cultura para todos. Desde janeiro, a Kombi do Kombina está rodando pelo interior levando arte para todos os cantos do Estado e a cada mês, um artista é homenageado e sua obra é objeto de exposição.
 
 
Durante o restante do ano, a Kombi chegará em espaços públicos da capital e interior e mostrará reproduções dos trabalhos dos artistas, como uma galeria de arte ao ar livre. “A ideia do projeto é formar plateias relacionadas às artes visuais, já que nas minhas andanças pelo Estado pude perceber a presença de livros, de eventos literários, de teatro e de música, mas nada relacionado às artes visuais”, explica Christina. Além disso, uma série de atividades acontecerá durante as exposições. “Vamos promover oficinas nos espaços públicos, e todas as atividades da Kombi terão origem ou darão origem a textos literários em livros ou em outros suportes”, complementa a idealizadora do projeto Kombina.
 

No lançamento do projeto, no dia 13 de dezembro, as atividades iniciaram com a construção do cenário. Placas magnéticas em diferentes formas e cores foram oferecidas aos participantes para que ajudassem a construir a Kombi, que seria palco de outras atrações. Logo após, as artistas Cristiane Cubas e Fernanda Poletto fizeram uma performance inspirada no livro O Quadro de Andréa, escrito por Christina Dias. A história apresentada no livro retrata a vida contida em cada imagem, os detalhes que são descobertos pelo expectador e passam a construir uma história além da imagem. Na esquete “O Quadro de Andrea”, uma grande moldura esteve à disposição daqueles que tivessem vontade de “fazer parte de um quadro” e assim uma história coletiva era construída. Para finalizar, os interessados participaram do circuito de mini oficinas.
 
 
A programação de 2015 do Kombina será intensa. Em março, na semana de Porto Alegre, a Kombi do Kombina irá expor as obras de Lauro Castilhos que compõe o livro Crianças em Porto Alegre. O mês de abril terá a exposição de reproduções das obras de Clara Pechansky em Porto Alegre, Ivoti e Pelotas. Em maio é a vez da exposição das obras de Vasco Prado na capital, em Picada Café e em Gramado. Leandro Selister será o artista homenageado em junho. A Kombi estará em Porto Alegre, Arroio dos Ratos e Morro Reuter.
 
Na parte de trás da Kombi, existe a Vitrine Kombina, que é um espaço dedicado ao trabalho que as escolas fazem com os alunos e que estejam relacionados à programação itinerante. Cada escola participante terá um tempo determinado para ver suas produções circulando pela cidade e interior. Poderão participar da Vitrine Kombina escolas municipais, estaduais e particulares que adotarem livros e artistas relacionados as atividades da Kombi.

* Redação/Portal Sul21.

Nenhum comentário: