sábado, 30 de setembro de 2017

>>> HÍBRIDO COM 680 CV


Porsche Panamera Sport Turismo
híbrido tem 680 cv e chega em 2018

Parece impossível uma perua híbrida ser mais rápida do que um superesportivo. Mas é exatamente o caso da Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo – a versão híbrida da Panamera Sport Turismo. Por trás do nome extremamente longo se esconde um veículo familiar de alta performance, graças à combinação do motor V8 4.0 biturbo movido a gasolina (550 cv) com um motor elétrico que entrega 136 cv. A potência combinada é de 680 cv, com impressionantes 86,7 mkgf de torque máximo.


Informações divulgadas pela Porsche indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 s. Da inércia aos 200 km/h, passam-se apenas 8,5 segundos. A velocidade máxima é de 310 km/h, sendo que o veículo pode chegar aos 140 km/h se movido apenas a eletricidade.

Para ter uma ideia do potencial desta perua, a Panamera Sport Turismo híbrida precisa de 0,7 sa menos que um 911 GTS para ir de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é praticamente a mesma: 312 km/h do GTS contra 310 km/h. Surpreendentemente, a perua não fica tão longe assim do hiperesportivo 918 Spyder, que precisa de 2,5 segundos para atingir os 100 km/h e vai até os 345 km/h.


Um elemento curioso presente no modelo é o defletor instalado no teto para auxiliar na condução. A peça tem três níveis de inclinação e pode gerar uma carga aerodinâmica de até 50 quilos sobre o eixo traseiro. O defletor permanece recolhido a até 170 km/h e é praticamente imperceptível por acompanhar o desenho do teto. Acima desta velocidade, a asa se ergue para aumentar a pressão aerodinâmica e melhorar a estabilidade. Se os modos Sport e Sport Plus forem selecionados, o mesmo acontece acima dos 90 km/h.

Apesar do desempenho espetacular, a perua é bastante econômica, registrando um consumo médio de 33,3 km/l e autonomia de até 49 quilômetros rodando puramente com eletricidade. A Porsche informa que as baterias levam de 2,4 a 6 horas para serem totalmente carregadas, dependendo do ponto de recarga utilizado.


O banco traseiro traz uma inusitada configuração 2+1, ou seja, dois bancos individuais do tipo concha nas extremidades mais um pequeno assento no centro. O porta-malas tem capacidade volumétrica de 425 litros, podendo ser ampliado para até 1.295 l se todos os bancos forem rebatidos.

A generosa lista de equipamentos de série inclui controle de rolagem da carroceria, discos de freio em cerâmica, rodas de liga leve de 21 polegadas e suspensão adaptativa pneumática com gerenciamento ativo, entre outros itens.


A Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo já está à venda na Alemanha a partir de 188.592 euros. Sua chegada ao mercado brasileiro está confirmada para o primeiro semestre de 2018, mas preços e configurações ainda serão definidas.

* Vitor Matsubara/Quatro Rodas.

Nenhum comentário: