quarta-feira, 25 de setembro de 2019

>>> INTELIGENTE E CONECTADO


Mercedes-Benz lança Novo Actros: caminhão mais inteligente, conectado e eficiente do mercado brasileiro

A Mercedes-Benz novamente faz história no País como a marca mais inovadora do setor automotivo. Com o lançamento do Novo Actros no mercado brasileiro, a marca estabelece padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez com essa linha de caminhões extrapesados rodoviários.


“A chegada do Novo Actros no Brasil em 2020 irá revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Estamos trazendo para os nossos clientes e ao mercado o caminhão mais inteligente, seguro, conectado e eficiente de todos os tempos”, destaca Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Com o Novo Actros, garanto que vamos marcar a evolução do transporte rodoviário de cargas desse País, porque nenhum dos nossos concorrentes tem tantos recursos tecnológicos reunidos num só caminhão. Transformamos o Actros em uma solução completa de transporte para os nossos clientes”. 

Segundo o executivo, o Novo Actros traduz a inovação que as estradas pediram. “Ou seja, os nossos clientes novamente vão se ver no Actros, que atende demandas de frotistas, autônomos e motoristas captadas ao longo dos últimos anos por meio do compromisso As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.

Novo Actros é o caminhão mais seguro do mercado brasileiro

Com esse lançamento, a Mercedes-Benz traz para o País novas e inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A esses sistemas juntam-se os já disponíveis Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem, fazendo do Actros o caminhão mais seguro do Brasil.


“O Novo Actros será o único caminhão de série no mercado brasileiro que freia sozinho”, diz Philipp Schiemer. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.

De acordo com o presidente da Empresa, o Novo Actros chega ao Brasil num momento de muito êxito comercial dessa linha de extrapesados. “O Actros é um caminhão que foi evoluindo a partir de indicações dos clientes. Em 2015, ao lançarmos o atual Actros 2651, dissemos que ele foi desenhado pelo mercado. E como resultado, tenho muito orgulho de ver que hoje este modelo está no ranking dos 5 mais vendidos no mercado brasileiro”, ressalta Philipp Schiemer. “Com o Novo Actros, continuaremos esse legado. Com seus inovadores elementos de conectividade e tecnologia digital, o novo modelo será fabricado na era da Indústria 4.0”.

Cabina totalmente nova desenvolvida para o Brasil

A grande inovação do Novo Actros é a inédita cabina, que foi desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. O seu design é mais aerodinâmico, contribuindo para a redução no consumo de combustível.


Mas o que mais chama a atenção é o desenho do interior da cabina. A nova cabina amplia o espaço interno para o motorista e acompanhante, garatindo um excelente padrão de conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. Outro destaque é a altura interna, que chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.

“Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Desenhamos uma nova cabina de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”.

Esses dois painéis interativos para caminhões são exclusividade da marca no País: um multimídia digital e um multifuncional touch screen. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas, o que reforça a imagem da marca como inovadora e conectada, além de refletir a realidade do motorista plugado e conectado. 


Além de toda a tecnologia embarcada no caminhão, outros destaques são a nova cama e os novos bancos. “Estamos entregando uma nova casa para os motoristas dentro do Novo Actros, que foi totalmente pensada para atender as necessidades e os desejos dos profissionais da estrada”.

Redução no consumo e maior intervalo de manutenção

O Novo Actros faz da tecnologia um excelente parceiro do motorista e do transportador. De acordo com Roberto Leoncini, o novo extrapesado é um caminhão que usa seus diversos sistemas inteligentes para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte, visando economia e produtividade. “Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente até 12% de redução no consumo de combustível. Além disso, o Novo Actros tem economia de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano. Com maiores intervalos de manutenção, lubrificantes de alta performance e novas tecnologias, o Actros terá 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e o tempo de revisão será otimizado em até 15%. Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação com o modelo atual, o que garante mais produtividade ao cliente”. 

Entre as inovadoras tecnologias do Novo Actros voltadas à economia no consumo destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica.


O piloto automático preditivo inova também no quesito segurança. “Esse sistema possibilita que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante”, informa Roberto Leoncini. “Este é um ganho fantástico para o condutor. É como num avião. Ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias. É a relação homem e máquina usada para maximizar toda a eficiência na condução do veículo”.

Novo patamar de serviços e conectividade

Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Novo Actros leva a Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade. O inédito portfólio de soluções que chega ao mercado juntamente com esse lançamento da marca se destaca por inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia.

Os aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas poderão ser acessados com muita facilidade pelos celulares ou pela tela touch screen do Novo Actros. 


O App Liga nas Estradas avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir. O App Jornada do Motorista faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo. O App Vehicle Lens faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista. E com o App Mercedes Club, o participante pode agendar serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras

A elevada conectividade do Actros vai atrair tanto a atual como a nova geração de motoristas, mais sintonizada com os avanços da tecnologia, o que auxilia as empresas de transporte na hora da contratação de profissionais para a sua frota.

Um caminhão ainda mais robusto, feito para o Brasil

O Novo Actros mantém suas características de robustez e durabilidade para enfrentar as severas condições do transporte rodoviário de carga do Brasil. Entre suas inovações, está a exclusiva suspensão metálica Global TufTrac, mais leve e mais robusta, que oferece mais carga útil, além da maior disponibilidade do caminhão.

Outra importante inovação de robustez é o Disconnected Liftable Tandem - DLT, suspensor do eixo trativo para caminhões 6x4. A grande novidade e diferencial de mercado é que esta solução estará disponível para o Actros com freio a tambor. Isso traz economia para o cliente, uma vez que o eixo suspenso não paga pedágio e economiza pneus quando o caminhão roda vazio.

O Actros também chega ao mercado com uma nova geração do eixo traseiro, o New Final Drive. Mais leve, resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida do veículo. Além disso, também tem um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo.

Tecnologias inéditas e pioneiras para a realidade brasileira

Em parceria com a Daimler Trucks, o Novo Actros foi totalmente desenvolvido para atender a realidade brasileira e de suas estradas, levando em conta as necessidades e os desafios do transporte de carga nesse imenso país de dimensões continentais.

“Estamos lançando uma linha de caminhões extrapesados totalmente nova, como evolução natural do atual Actros, que é um grande sucesso de mercado no Brasil e no mundo”, ressalta Roberto Leoncini. “O Novo Actros continuará trazendo em sua essência atributos como robustez, economia e conforto, com muito mais inteligência, segurança, conectividade e serviços. Assim, a Mercedes-Benz começa a preparar o caminho para o futuro do transporte, com caminhões digitais totalmente integrados ao mundo atual, evoluindo e inovando para garantir ainda mais eficiência aos nossos clientes. Ou seja, o Novo Actros inova com o conceito de um caminhão que já vem carregado de serviços para oferecer ainda mais eficiência ao motorista e à operação de transporte dos clientes”.

Segundo Roberto Leoncini, a chegada do Actros à era digital será assimilada naturalmente pelos motoristas e frotistas. “Colocamos no nosso caminhão aquilo que já é a realidade para os motoristas e os gestores do transporte. Hoje, todos nós já temos muito da nossa rotina pessoal e profissional no celular e o Actros está então se integrando a esse universo”.

Actros estreia no segmento de caminhões rodoviários com tração 4x2

A partir de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4x2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4x2), 2548 6x2 e 2648 6x4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do consagrado Actros 2651 6x4. Com isso, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações.


O consagrado motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv. Juntando-se ao consagrado motor de 510 cv, o OM 460 assegura ótima performance e baixa manutenção, oferecendo mais alternativas para que os clientes escolham a faixa de potência que melhor atenda suas demandas operacionais com economia no consumo.

A maioria das peças dos caminhões Mercedes-Benz são intercambiáveis entre modelos da mesma família e até com veículos de outra família. O motor OM 460, por exemplo, tem a maior parte de suas peças em comum com o consagrado OM 457 da linha Axor de extrapesados. Essa é uma grande vantagem para os clientes, pela facilidade de reposição de peças e pela familiaridade das equipes de oficina. 

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

Nenhum comentário: