terça-feira, 20 de outubro de 2020

>>> 20 ANOS DE ESPERA


Fila de espera por Suzuki Jimny pelo mundo pode chegar a 20 anos 

Filas de espera para veículos zero km não são incomuns, em especial quando se trata de venda direta pra PcD ou por modelos com alta demanda. Mas é uma espera que não dura muito mais que alguns meses. 


Mas pode demorar anos, no caso de superesportivos ou carros de alto luxo. Ou caso você esteja na Indonésia louco para ter o mais novo Suzuki Jimny. Por lá, de acordo com a imprensa local, a fila de espera do jipinho está estimada entre algo entre 10 e 20 anos. Isso se o volume de exportação para o país não mudar, claro. 

A escassez do Jimny não é algo isolado. No Japão, conforme adiantamos, a espera já chega há 1 ano e meio devido a demanda acima do esperado e fechamento das fábricas na Ásia por conta do coronavírus. Na Austrália, a fila é de um ano. 


E ao que parece o mercado asiático realmente se rendeu aos encantos do jipinho 4×4. Segundo um relatório de vendas, a demanda pelo Jimny é tão alta na Indonésia que aumentou de maneira significativa o preço dos modelos usados para cerca de 37.500 dólares – R$ 211.800 no câmbio atual – 44,5% mais caro que o novo mais completo, tabelado em 26.000 dólares! 

O Jimny mais caro vendido no Brasil custa R$ 133.990 e até parece barato. E não tem fila de espera. 

* Isadora Carvalho/Quatro Rodas.

Nenhum comentário: