terça-feira, 4 de outubro de 2022

>>> NOVA LINHA VWCO


VWCO avança para nova era com o maior desenvolvimento de sua história

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou na semana passada, os pilares que vão sustentar seu novo portfólio a partir de 2023. As novas linhas para o transporte de cargas da marca são o resultado do investimento de mais de R$ 1 bilhão e vão muito além do que requer a legislação, estreando evoluções significativas para maior eficiência, conforto, segurança e tecnologia, ao mesmo tempo em que a montadora avança na pesquisa com veículos autônomos.


Este é o maior desenvolvimento da VWCO, que reformulou todos os seus modelos das famílias Delivery, Constellation e Meteor. São cerca de 4.500 peças novas, com a localização de diversos componentes. Todos testados e aprovados na maior frota de protótipos construída pela montadora.

Ao longo do programa, foram mais de 100 veículos envolvidos no maior estudo já conduzido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus para garantir a solução ideal para cada segmento. O resultado é um portfólio que entrega em média 10% mais de eficiência, com inovações em conforto, segurança e tecnologia. Para conferir ainda mais rentabilidade, os veículos também poderão sair 100% conectados de fábrica.

“Preparamos uma verdadeira coleção de soluções para nossos clientes, antecipando e criando diversas novas tendências no mercado como é o nosso DNA com tecnologias prontas para fazerem a diferença no dia a dia nas ruas e estradas brasileiras. Ao mesmo tempo, mantemos nosso horizonte voltado ao futuro, com novas pesquisas com veículos autônomos”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Com o início dos testes com o Constellation autônomo, a montadora avança no último dos três pilares que o Grupo TRATON, do qual a VWCO faz parte, defende para o futuro dos veículos comerciais: elétrico, conectado e autônomo. O progresso da marca nessa jornada é sólido. Seus modelos e-Delivery ganham nova capacidade de carga e se tornam os maiores de seus segmentos. Em paralelo, a marca também anuncia que seus caminhões poderão ser produzidos conectados ao sistema RIO para gestão inteligente de frotas.

Para fazer frente à toda essa estratégia, a rede de concessionárias da VWCO vai contabilizar mais de dez novas casas até o ano que vem. As inaugurações e modernizações ocorrem por todo o país, superando investimentos de R$ 200 milhões. Os aportes chegam para acompanhar o ritmo de recuperação das vendas de caminhões e ônibus da marca, que inclusive se mantém líder no mercado de transporte de cargas desde o último ano.

Linha Delivery

A nova geração da família Delivery foi projetada e desenvolvida para definir um patamar diferenciado para o atendimento das necessidades do cliente, combinado aos valores atemporais da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Assim foi criada um novo visual para os caminhões leves da VWCO com luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês), luzes de posição e lanternas em LED.


O pacote Prime de série é equipado com banco do motorista com suspensão à ar ou pneumática, revestimentos dos bancos em couro sintético, rádio com bluetooth, trio elétrico, ar-condicionado, para-choque na cor do veículo e conectado com a RIO Box.

Nova geração da família Delivery é a mais completa do segmento para distribuição urbana e conta com seis modelos: Express, 6.170, 9.180, 11.180, 11.180 4x4 que tem aplicação mista — urbano e fora de estrada — e o 13.180 6x2. Evidenciando a flexibilidade dos modelos, estão disponíveis até quatro opções de entre eixos. Além disso, todos atendem às normas de restrição de circulação e podem rodar sem restrições nas grandes capitais brasileiras.

O VW Delivery 11.180, o caminhão médio mais vendido no mercado brasileiro, será destaque em 2023 com a maior capacidade de carga do seu segmento, agora com PBT de 10.800 kg. E para trazer ainda mais segurança para os motoristas, a VWCO traz um novo freio dianteiro que proporciona maior eficiência em suas operações.

Outro destaque da família é o novo VW Delivery 9.180 que chega com PBT de 9.200 kg, traduzindo-se em mais 625 kg de carga útil, comparado com a versão anterior. Ambos os modelos continuam com consagrado motor Cummins ISF de 4 litros e com tecnologia de emissões SCR, torque máximo de 600 Nm e 180 cv de potência, mais econômico e com melhor performance. Para somar, contam com a opção da transmissão automatizada V-Tronic de 6 marchas que traz maior conforto e produtividade ao motorista.

Antecipando as legislações, a VWCO apresenta como série o controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de tração, além dos já conhecidos ABS e EBD, priorizando a segurança dos motoristas.

Linha Constellation

A família Constellation é consagrada no mercado brasileiro com a cabine mais espaçosa e silenciosa da categoria e flexibilidade para diversas aplicações. Para a sua nova geração, a VWCO apresenta uma identidade visual moderna com luzes de posição em LED e luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) integradas aos faróis e lanternas em LED.


A montadora também lança uma série de novas características para gerar um superconforto a bordo. Agora os modelos acima de 18 toneladas da família Constellation contam com um novo sistema de direção, mais preciso, suave e silencioso; e suspensão dianteira parabólica com mais durabilidade, robustez e maior capacidade de carga técnica.

Também incluído no pacote está o novo banco do motorista com cinto integrado com mais funções de ajustes e novos revestimentos. E para finalizar, a suspensão de cabine com quatro pontos de amortecimento passa a ser um opcional para todos os modelos acima de 18 toneladas. Tudo isso para proporcionar mais comodidade na condução do veículo.

Com sua ampla gama de aplicações, a família VW Constellation Robust atende aos segmentos urbano, rural, rodoviário e vocacionais e é composta por cinco modelos: 14.210 4x2, 17.210 4x2, 18.210 4x2, 18.260 4x2 e 26.260 6x2. A flexibilidade de aplicação dos modelos se deve às três opções de cabine oferecidas pela montadora para os modelos acima de 18 toneladas – estendida, leito teto baixo e leito teto alto com opções de entre eixos.

Diferencial dessa família, os modelos saem de fábrica com ar-condicionado, bancos com novo revestimento que facilita limpeza diária e é a única montadora que oferece opção de banco para três passageiros. O para-choque curto é na cor do veículo, perfeito para operar nas cidades. Como opção, a versão metálica é ideal para serviços de alta complexidade.

Todos os modelos Robust são equipados com o motor MAN D08, nas variações de 4 cilindros, com potência de 210 cv, ou de 6 cilindros com potência de 260 cv. Todos estão com aumento de torque traduzindo em melhor performance e com sistema de emissões SCR. Para o VW Constellation 18.210 está disponível como opcional a transmissão automática ZF de 8 velocidades, além da transmissão manual de 6 marchas de série. Já os VW Constellation 18.260 4x2 e 26.260 6x2 vêm com transmissão manual nas versões direta e overdrive de seis marchas, perfeita para aplicações urbanas e rodoviárias de curta distância.

De maneira geral, os modelos Constellation ganharam capacidade técnica de carga e, com isso, novas nomenclaturas. Assim nascem os caminhões Constellation de 18 toneladas (antes 17) e 26 ton (previamente 24). Já os fora de estrada de 26 ton viram 27 toneladas. Tudo isso acompanhado também por novo trem de força, com mais potência e torque.

A família Constellation tem opção para todas as preferências. Os VW Constellation Prime, por exemplo, são a escolha dos clientes para médias e longas distâncias, com três modelos: VW Constellation 18.320 4x2, 26.320 6x2 e 30.320 8x2. Todos os modelos com o pacote Prime recebem novidades como volante multifuncional com conexão ao celular e computador de bordo, novo painel com funcionalidades inéditas e suporte de celular, item que agora está como opcional para todos os modelos da família.

Para os modelos V-Tronic, a alavanca de marchas foi reposicionada e ficará na coluna de direção do lado direito, junto com a seletora. Os novos bancos com cinto integrado premium chegam de série mais modernos e confortáveis. Além disso, os modelos estão com ar-condicionado, trio elétrico e rádio com bluetooth.

Para substituir o grande líder de vendas VW Constellation 24.280, o VW Constellation 26.320 revoluciona a categoria dos semipesados. Seu motor mais potente e econômico é o MAN D08 de 7 litros, 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque, em uma ampla faixa plana e com alta performance. O modelo conta com sistema SCR e tanque adicional de Arla 32. Também estará disponível na versão 8x2: o VW Constellation 30.320 agora com entre eixo longo 6.500 mm de série.

O VW Constellation 26.320 recebe a nova transmissão V-Tronic, ZF Traxon, de 12 marchas para maior conforto e segurança do motorista, além de proporcionar melhor desempenho e trocas rápidas de marchas, com uma avalanca reposicionada para a coluna de direção do lado direito, junto com a seletora.

O componente é mais silencioso e agrega novas funções como sensor de inclinação, eco-roll (ou a “banguela eletrônica” com acionamento manual), modo manobra para as condições de movimentação com baixíssima velocidade e o kick-down; que proporcionam até 5% de redução de consumo de combustível. Para maior segurança, a marca antecipou os itens de legislação e o modelo vem equipado com assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, tudo de série, além do ABS e EBD.

Linha Meteor

As novas versões dos Volkswagen Meteor 28.480 e 29.530 estão mais potentes e confortáveis. Ambos saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon 12 ou 16 marchas com funções exclusivas, climatizador e basculamento elétrico. Além disso, os modelos contam com o sistema Predictive Shifting, um controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.


Destaque dos maiores Volkswagen do mundo é seu coração brasileiro: os modelos estreiam a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, desenvolvido e produzido no Brasil, primeiro país fora da Europa a fabricá-lo. O novo propulsor proporciona ao cliente um desempenho do veículo além do esperado, com maior economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade adequada às mais severas aplicações. Com novas potências de 480 cv e 530 cv e torque de 2.400 Nm e 2.600 Nm, respectivamente, o motor MAN D26 com o novo sistema de emissões SCR e EGR para atender a legislações do mercado brasileiro.

A cabine premium da VWCO está cada vez mais confortável conectando o motorista com o futuro por meio do novo pacote de experiência com painel digital de 10 polegadas, personalizável, e a nova multimídia mais moderna, além do volante multifuncional com conexão ao celular, geladeira e todos os atributos para garantir uma excelente jornada ao motorista.

Linha Constellation Off-Road

Não há limites que não possam ser superados pela nova família Constellation Off-Road. Os novos modelos Volkswagen Constellation 27.260 6x4, 31.320 6x4, 32.380 6x4 e 33.480 6x4 Tractor estreiam para conquistar o mercado com mais robustez e praticidade, além de uma nova identidade visual da cabine com novos adesivos laterais e frontais e as novas luzes de posição em LED, luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) integrado ao farol e lanternas em LED.


O para-choque metálico, antes disponível apenas para a versão Tractor, agora se estende para as versões 31.320 6x4 e 32.380 6x4 com proteção nos faróis e o VW 27.260 ganha o para-choque metálico curto, perfeito para encarar construções civis nas cidades.

O novo pacote Off-Road está disponível para os modelos acima de 31 toneladas e é composto pelo volante multifuncional, banco com novo revestimento e cinto integrado, rádio com bluetooth, ar-condicionado e trio elétrico de série. Além disso, estão equipados com a nova transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon, de 12 marchas e com funções exclusivas para a operação para as versões 32.380 e 33.480: off-road, que proporciona trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração; e a rock-free, que auxilia a saída de atolamentos e buracos.

Os motores foram calibrados com a potência que o segmento off-road precisa. Os VW Constellation 27.260 6x4 e 31.320 6x4 estão equipados com motor MAN D08 de 6 cilindros, com 260 cv e 320 cv de potência e 950 Nm e 1.200 Nm de torque, respectivamente. Já o VW Constellation 32.380 6x4 sai de fábrica com motor Cummins ISL, 380 cv de potência e 1.700 Nm de torque e sistema de emissões SCR. E a nova geração do VW Constellation 33.480 6x4 Tractor conta com motor MAN D26 produzido no Brasil, com 480 cv e 2.400 Nm com sistema de emissões SCR e EGR.

* Press Release/Grupo VWCO.

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