sábado, 21 de dezembro de 2024

>>> BOAS FESTAS!

 


Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

***

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

>>> LINK DA SEMANA

 


***

>>> HILUX E SW4 2025


Toyota Hilux e SW4 estreiam novidades na linha 2025

A Toyota do Brasil reitera o compromisso da marca com a excelência ao apresentar a nova linha 2025 dos modelos Hilux e SW4, já disponíveis na rede autorizada Toyota em todo território nacional com importantes atualizações na motorização, novos recursos de segurança conectados e inédito programa de garantia Toyota 10.


Além de reforçar o padrão de qualidade, robustez, durabilidade e versatilidade de ambos os modelos, as atualizações consolidam a liderança entre as picapes médias a diesel e os SUVs grandes: a Hilux registrou 41.623 unidades vendidas de janeiro a outubro de 2024; o SW4 soma 13.937unidades neste período.


Para atender aos mais variados perfis de consumidor, a nova Hilux 2025 recebeu câmbio automático de seis velocidades nas versões destinadas ao trabalho Cabine Chassi e Cabine Simples. Essas configurações visam atender uma crescente demanda do segmento de vendas diretas e complementam a linha que, desde o mês de agosto de 2024, oferece a configuração Power Pack AT.


“Robustez e durabilidade consolidaram o sucesso da Hilux e os ótimos resultados comprovam a força da Toyota também no segmento nas Vendas Diretas. Nosso compromisso com o público e com as demandas de mercado deram origem às novas versões e, agora, a Hilux se torna o único modelo com Cabine Chassi e Cabine Simples a contar com o conforto e a comodidade da transmissão automática no mercado brasileiro.” ressalta Fábio Lage Domingues, gerente geral de vendas da Toyota do Brasil.


Reafirmando o compromisso da Toyota com a descarbonização e a redução da emissão de poluentes em todo o portfólio, os modelos Hilux e SW4 passaram por atualizações nas motorizações para se adequarem às novas regulamentações de emissões Proconve L8, que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2025.

Seguindo a filosofia da marca de melhoria contínua, todas as versões receberam novo filtro de partículas diesel (DPF) capaz de reter e tratar resíduos gasosos que seriam emitidos ao meio-ambiente, além do tanque de ureia (Arla 32), aditivo capaz de reduzir as emissões de poluentes como o óxido de nitrogênio (NOx).

Disponível em todas as configurações de Hilux e SW4 2025, o renomado motor turbodiesel 2.8L 16V tem 204 cv de potência e 42,8 kgfm de torque a 3.400 rpm nas versões com câmbio manual; quando associado à transmissão automática de seis marchas sequenciais, o conjunto tem 50,9 kgfm de torque a 2.800 rpm.

Para a linha 2025, a Hilux (a partir da versão SRV) e o SW4 (em todas as versões) recebem o sistema Toyota Serviços Conectados, que permite ao proprietário consultar status do veículo, histórico de viagens, lembrete para revisões, indicadores de consumo e diagnóstico de falhas sem nenhum custo adicional no aplicativo Toyota App.

Além disso, o proprietário pode contar com rastreamento e imobilização de veículo roubado, alertas remotos de limite de velocidade e acionamento do alarme, cerca geográfica – que permite determinar um perímetro de circulação a partir do qual é enviada uma notificação –, monitoramento aprimorado que aciona o cliente em caso de acidente e as autoridades caso não seja possível o contato, e contratar adicionalmente Wi-Fi para até oito dispositivos.

Com especial atenção às exigências dos clientes fiéis da marca, a Toyota, em parceria com a Toyota Corretora de Seguros e a Mitsui Sumitomo Seguros, disponibiliza também a modalidade de Seguro Conectado, que permite integrar as informações do veículo e do condutor à seguradora para a aplicação de benefícios e eventuais descontos de maneira personalizada.

Todos os clientes segurados terão isenção do valor da assinatura do pacote completo de serviços no Toyota App durante o período de cobertura. Além disso, os clientes que financiarem os veículos pelo Banco Toyota do Brasil terão acesso a todos os recursos conectados de segurança gratuitamente durante parte do período de financiamento.

A chegada da linha 2025 para Hilux e SW4 marca a estreia do Toyota 10 no País, um programa de extensão de garantia que permite prolongar a cobertura para até 10 anos. Sem nenhum custo adicional ao proprietário, o benefício é ativado automaticamente ao serem realizadas revisões programadas na rede autorizada Toyota após o término do período inicial de 5 anos de garantia de fábrica.

Essa cobertura adicional é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km e contempla peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios até o limite máximo de 60 meses (totalizando 120 meses quando somados à garantia inicial) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.

Enfatizando a reconhecida confiabilidade dos veículos da marca e o cuidado com a satisfação dos clientes, o Toyota 10 também estará disponível para Hilux e SW4 produzidos desde 2020 que estejam elegíveis pelos critérios do programa.

“O lançamento do Toyota 10 reforça nosso compromisso com os clientes da marca e eleva esse relacionamento a um novo patamar de tranquilidade. E isso também reflete no valor de revenda, já que o veículo poderá contar com a garantia Toyota durante até 10 anos com as manutenções na nossa rede de concessionárias. Assim, os nossos clientes têm uma solução completa para a sua experiência de propriedade por muitos anos”, reforça Jorge Mussi, gerente geral de pós-vendas da Toyota do Brasil.

Nas versões Cabine Chassi e Cabine Simples, a Hilux tem ar-condicionado, acendimento automático dos faróis, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade. Itens como airbag de joelho para o motorista, bloqueio do diferencial traseiro (com acionamento elétrico), freios ABS e sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas, assistência de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática seguem disponíveis em toda a linha Hilux.

Nas versões com cabine dupla, a Hilux ainda vem com mais quatro airbags (dois laterais e dois de cortina), totalizando 7 airbags, sistema universal Isofix® para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro, assistente de reboque e central multimídia com tela de 9 polegadas e espelhamento sem fio para Apple CarPlay® e Android Auto®.

Já a versão SR acrescenta ar-condicionado de duas zonas automático digital, computador de bordo e controle de velocidade de cruzeiro.

Na versão SRV, destaque para o conjunto ótico, com faróis e lanterna de LED, rodas de alumínio de 18 polegadas e interior com acabamento em couro e material sintético que conferem mais requinte e sofisticação.

Nas configurações SRX e SRX Plus, a picape oferece sistema de monitor de visão 360º (Panoramic View Monitor – PVM), que dá suporte ao motorista na identificação de movimentos ao redor de todo o veículo, sistema de áudio premium JBL®, e pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) com:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS)* que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas e ao identificar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem, para evitar ou reduzir os danos.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA)* que foi projetado para alertar o motorista ao detectar desvios de pista, quando as linhas divisórias são visíveis.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC)* é um sistema semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade, para ajudar a manter uma distância predeterminada e segura.

Disponível nas configurações SRX Platinum (com cinco ou sete lugares), e Diamond, exclusivamente com sete lugares, o SW4 traz de série todos os equipamentos das opções topo de linha da Hilux. No caso da versão Diamond, o SUV oferece ainda um carregador por indução para smartphones e duas portas USB no console, proporcionando mais praticidade aos passageiros.

Todas as versões do SW4 contam com cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e o passageiro dianteiro, além de Âncoras Isofix® (x2) com amarração superior (x2) na segunda fileira. Fazem parte da lista de equipamentos sete airbags, sendo dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista.

* Press Release/Toyota do Brasil.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

>>> PROPAGANDA

 

1972 Mercedes-BenzUnimog

***

>>> NOVO VOLVO XC90


Volvo Cars apresenta o melhor XC90 de todos os tempos

E se fosse possível aprimorar aquele que já é o melhor? A Volvo conseguiu cumprir essa difícil missão com o novo XC90, que atualiza o mais alto patamar de luxo da marca sueca. O XC90 é um ícone da Volvo Cars, e graças a uma ampla gama de atualizações de tecnologia e design ao redor de todo o veículo, o premiado e mais vendido SUV híbrido topo de linha está, agora, melhor do que nunca. Mantendo o requinte, conforto e segurança com capacidade para até sete passageiros.


Com início da produção estimada ainda para o final de 2024, em Torslanda (Suécia), o modelo de sete lugares é um dos carros mais seguros nas estradas. Além do mais, é referência de conforto no segmento premium e, na versão híbrida plug-in, pode até mesmo rodar como um carro totalmente elétrico, oferecendo 47 km de autonomia totalmente elétrica com uma única carga, segundo dados oficiais do Inmetro. Isso significa que muitos motoristas poderão fazer suas viagens diárias com zero emissões de poluentes. Na verdade, informações atuais da Volvo mostram que cerca de metade (48%) da distância percorrida pelos mais recentes carros híbridos plug-in da marca é feita usando energia puramente elétrica.

E o XC90 tem mais potência quando você precisa – para viagens mais longas, o sistema híbrido é combinado com um eficiente motor a gasolina para estender sua autonomia em torno de 550 km. Você também pode optar pela potência combinada total de gasolina e eletricidade para uma tração integral constante ou para condução off-road.


Um novo design exterior, mais contemporâneo, reforça o visual confiante do XC90, refletindo a transição contínua da Volvo para a eletrificação total e já traz elementos dos mais novos Volvos totalmente elétricos. A maior novidade, talvez, esteja no interior do XC90. Uma cabine renovada melhora a praticidade e traz a mais recente experiência de bordo, a mesma que já é oferecida nos novos elétricos EX90 e EX30. Uma tela central maior com maior resolução melhora a experiência do usuário e abre um mundo de novos recursos, aplicativos e, claro, atualizações regulares de software remotamente (over-the-air).


"O novo XC90 exala confiança, e por que não exalaria? Nosso modelo híbrido de ponta tem sido um dos nossos best-sellers por anos e continua a ser o favorito de muitos clientes”, diz Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Quer você busque conforto, espaço, luxo, versatilidade ou eficiência híbrida, o XC90 entrega em todos os aspectos. Juntos, o XC90 e seu irmão totalmente elétrico EX90 oferecem aos clientes as opções que melhor se adequam a eles e nos equipam com um portfólio equilibrado à medida que continuamos nossa transição para a eletrificação total”, complementa o executivo.

Para Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, o novo XC90 é mais uma opção para o cliente que deseja migrar para um veículo eletrificado. “A Volvo acredita no futuro elétrico e o novo XC90 é mais uma prova disso. Temos a confiança de que precisamos atender aos nossos clientes da melhor forma possível e, com isso em mente, vamos oferecer produtos híbridos, como a XC90, e o EX90, totalmente elétrico, para aqueles que já estiverem confortáveis em abraçar o universo dos veículos sem motor a combustão. Como diz o velho ditado: ‘o cliente tem sempre razão’ e estamos prontos para entregar o que cada um desejar”, reflete Godoy.


O novo XC90 tem chegada prevista ao mercado brasileiro no primeiro trimestre do ano que vem, com valor competitivo para a categoria de SUVs grandes, com sete lugares.

Um portfólio de produtos equilibrado

Junto com a nova linha de carros totalmente elétricos da Volvo, o XC90 T8 híbrido plug-in continua sendo muito lembrado pelos clientes, além de se tratar de um carro importante para a marca em termos de vendas. Junto com os modelos totalmente elétricos, carros híbridos plug-in como o XC90 e seus irmãos formam um portfólio de produtos global empolgante e equilibrado para a Volvo Cars, proporcionando uma ponte sólida para um futuro totalmente eletrificado.


Esse equilíbrio entre totalmente elétricos e híbridos plug-in compõe o mix ideal para o portfólio no mercado atual, visto que o segmento de modelos premium totalmente elétricos segue em franca ascensão.

Como todos os modelos da Volvo, o XC90 é um dos carros mais seguros à disposição no mercado. Equipado com uma estrutura de segurança avançada, junto com um abrangente conjunto de recursos de segurança ativa para auxiliar o motorista, seus familiares, e até mesmo terceiros na estrada, em segurança.


Usando radar e uma câmera frontal, o XC90 pode detectar se você desviou para a pista oposta e guiá-lo de volta para a sua faixa com segurança, evitando o risco de colisão, ajudando a evitar que o cliente saia acidentalmente da estrada. Como se não bastasse, pode usar freios e direção para ajudar a evitar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e grandes animais, como o alce, típico nas vias suecas, país de origem da Volvo.

Conforto

A condução no XC90 está melhor do que nunca, com o conforto lendário dos assentos e suspensão aprimorados, desde a versão de entrada. Cada amortecedor, que trabalha de forma individual, agora é capaz de se adaptar mecanicamente às condições da estrada para otimizar tanto o conforto quanto a estabilidade – proporcionando uma experiência de condução mais confiante e relaxada.

E se o consumidor quiser algo a mais, a suspensão a ar opcional trabalha em conjunto com um chassi ativo que monitora o carro, a estrada e o motorista 500 vezes por segundo para oferecer o passeio mais confortável possível.

Nas versões Ultra e Ultra Dark, as mais premium, caso seja necessário acesso facilitado para entrar ou sair, melhor aerodinâmica em alta velocidade ou maior altura para terrenos acidentados, o XC90 com suspensão a ar pode abaixar-se em 20 mm ou elevar-se em 40 mm. Além disso, foram adicionados isolamentos extra em certas partes do carro, o que significa que os ruídos de vento e da própria estrada ficaram ainda mais imperceptíveis.

O interior renovado vem com uma cabine frontal redesenhada que representa o melhor do design escandinavo contemporâneo. O painel tem uma forma mais horizontal do que antes, incorpora painéis decorativos feitos de materiais reciclados premium para um acabamento mais texturizado e é dividido por novas saídas de ar verticais. A iluminação aprimorada contribui para uma sensação ainda mais luxuosa à noite.

A cabine também foi reconfigurada para torná-la ainda mais prática, em resposta ao feedback dos atuais proprietários do XC90. O departamento de design da Volvo criou espaço de armazenamento adicional no console central, incluindo um porta-copos extra, e foi acrescentado o carregador de telefone por indução atrás do túnel central, separado da área de armazenamento principal, para maior conveniência.

O XC90 pode ser equipada com um dos melhores sistemas de som para carro, o sistema de áudio High Fidelity da Bowers & Wilkins, que pode replicar fielmente a acústica de um palco, uma sala de concertos ou um clube de jazz.

* Press Release/Volvo Cars.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1947 Riley RMA Woodie Shooting Brake

***

>>> CELEBRANDO 15 ANOS


Ram celebra 15 anos como marca independente em uma grande festa

A Ram comemorou seus 15 anos como marca independente, junto a mais de 700 pessoas no interior de São Paulo. A festa reuniu todo os seus embaixadores além de clientes e colaboradores, que apreciaram um bom churrasco feito pela chef Ju Lima, também embaixadora da marca. Além disso, os convidados puderam participar de diversas ativações como espaço beleza, barbearia, Ram Store e Ram Connect.


O evento ainda contou com shows durante toda a programação, com destaque para a nova parceira da Ram, Lauana Prado, que encerrou o dia repleto de diversas ações para os convidados e suas famílias com um super espetáculo.

Com um estacionamento lotado de picapes Ram, de todos os tamanhos e cores, o público pode votar e escolher as 10 unidades acessorizadas que mais se destacaram, em uma ação promovida pela Mopar, marca responsável pelo desenvolvimento e comercialização de acessórios genuínos.


Estiveram presentes fiéis clientes inscritos no programa de relacionamento Ram Society, bem como clubes de fãs da marca do Poder Inigualável como Mulheres de Ram, Ram Clube Brasil, Grupo Ram BR e outros.

“Tenho muito orgulho em fazer parte da história dessa marca tão potente. Cada recorde de venda e reconhecimento em importantes premiações do setor, concretiza que estamos trabalhando no caminho certo. Que venham mais 15 anos de muitas novidades e celebrações.” comenta Juliano Machado, Vice-Presidente da Ram para a América do Sul.

BREVE HISTÓRIA DA MARCA

Em outubro de 2009, Sergio Marchionne, então CEO do grupo, anunciou a separação das marcas Dodge e Ram, tornando a Ram a única marca única premium e exclusiva de picapes. Nesta época, no Brasil era comercializado o modelo Ram 2500.


Desde então, a Ram foi ampliando consistentemente sua participação de mercado e conquistando cada vez mais fãs, sobretudo por conta de sua forte ligação com o universo Agro. Para expandir sua presença no segmento, a marca apresentou o modelo 1500 no Salão do Automóvel de 2016 e, depois, na edição seguinte (2018), a nova geração.

Mas foi no ano seguinte que a marca do carneiro montanhês começou a escrever um importante capítulo da sua história no Brasil. Em 2019, a Ram apresentou a nova geração da Ram 2500. Equipada com o novo motor 6.7 Cummins® Turbodiesel de 365 cavalos e 1.085 Nm de torque, o modelo veio equipado com tecnologias até então nunca vistas em uma picape, como central multimídia de 12”, câmera 360° e exclusiva câmera de caçamba, além do cancelamento ativo de ruídos.

Desde 2005, a marca apresentou um crescimento consistente e, em 2020, rompeu a barreira dos 10 mil emplacamentos no país. E era só o começo do sucesso de vendas que logo se multiplicaria. No fim deste mesmo ano, a Ram apresenta a 1500 Rebel, a primeira picape full-size equipada com o motor V8 HEMI®.

Depois do sucesso da 1500 Rebel, em março de 2022 chegou o momento de lançar a Ram 3500, a maior e mais luxuosa picape do país, também equipada com o 6.7 Cummins® Turbodiesel. E em agosto do mesmo ano, foi a vez da Classic expandir mais uma vez a gama de modelos da marca. O modelo veio equipado também com a motorização 5.7 V8 HEMI® de 400 cavalos de potência.

Com mais produtos à venda, a rede de concessionárias também foi ampliada. Assim, a Ram saltou para mais de 70 lojas ao fim de 2022, chegando a federações até então inexploradas, como Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia, além de reforçar sua presença em outras cidades.

RAMPAGE, A PRIMEIRA PICAPE RAM NACIONAL

Mas um divisor de águas ainda estava por vir. Lançada em junho de 2023, a Rampage – primeira Ram feita fora do eixo EUA/México – contou com a expertise de mais de 800 engenheiros e técnicos brasileiros, que aplicaram mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento para entregar ao consumidor brasileiro uma picape que expandiu os horizontes em seu segmento.


Cada uma das três versões – Rebel, Laramie e R/T – entregam propostas e experiências distintas, seja no ambiente off-road ou até mesmo em pista. Quinto veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana (PE), a Rampage é a picape mais potente e rápida produzida na América do Sul.

A Rampage também demandou uma nova expansão da rede concessionárias da Ram, que concluiu 2023 com 123 pontos. Ainda neste ano, a marca inaugura a primeira loja conceito. Chamada de Ram House, a flagship é única no mundo e hoje conta com 4 unidades.

A Rampage já acumulou 15 prêmios em pouco mais de um ano de mercado, além de 30 mil picapes vendidas. Graças ao sucesso de público desde seu lançamento, a picape ficou ainda mais poderosa em sua linha 2025, com a chegada do novo motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv de potência e 450 Nm de torque. Com a novidade, o veículo ficou mais ágil e com redução no consumo de combustível. Além da estreia do propulsor, a gama também receberá em breve a inclusão da inédita versão Big Horn.

O ano de 2024 também marcou a chegada da nova Ram 1500 2025, que estreia o moderno motor 3.0 Hurricane 6 Biturbo gasolina de 426 cv e 635 Nm de torque. O novo propulsor torna a 1500 a picape mais rápida do Brasil, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em somente 5,3 segundos.

Para contar um pouco mais, a Stellantis também preparou uma websérie com as histórias que fortalecem o legado da Ram, unindo gerações em uma só comunidade.

* Press Release/Grupo Stellantis.

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

>>> eCITARO ''MODO H2''


Mercedes-Benz eCitaro ganha versão movida a célula de combustível com modo de operação H2

A Daimler Buses apresenta o ônibus eCitaro equipado com o sistema de célula de combustível, a fim de expandir as possíveis utilizações do veículo elétrico equipado com tecnologia de célula de combustível. A partir de agora, os ônibus poderão ser operados com uma nova estratégia de operação, o chamado “modo H2”, em que a célula a combustível atua como única fonte de energia. Este desenvolvimento destina-se particularmente a empresas de transporte que possuem fontes de hidrogênio baratas ou que dependem de tempos de reabastecimento curtos e que gostariam de aproveitar as vantagens do hidrogênio como fonte de energia.


A célula de combustível Mercedes-Benz eCitaro é um veículo híbrido que utiliza uma combinação de bateria e célula de combustível. A célula de combustível não serve como fonte de energia primária, mas sim como um extensor de autonomia para ampliar a autonomia do ônibus. Embora a bateria seja a principal fonte de energia, a célula de combustível gera eletricidade a partir do hidrogênio e do oxigênio, que é então usada para sustentar o veículo ou para carregar a bateria. O ônibus é equipado com célula de combustível de 60 kW montada no teto, além de bateria de 295 kWh , que é carregada por meio da infraestrutura de recarga da garagem.


A célula de combustível eCitaro foi projetada para longas autonomias e, com a atual geração de baterias NMC3 , oferece autonomias de até 600 km em veículo individual e de até 500 km em ônibus articulado. Com a próxima geração de baterias NMC4 , que estará disponível a partir de 2026, a autonomia será ainda maior – até 700 km para o veículo individual e 600 km para o ônibus articulado. Estas autonomias tornam a célula de combustível eCitaro particularmente adequada para o tráfego urbano e nacional, onde são necessárias longas autonomias combinadas com tempos de carregamento curtos.


No novo modo de funcionamento “Modo H2”, a célula de combustível é utilizada para garantir e estabilizar o nível de carga da bateria durante a condução, o que elimina a necessidade de uma infraestrutura de carregamento externa. A bateria é carregada através da célula de combustível durante a condução e, portanto, permanece sempre com um nível de energia definido. Neste modo, o autocarro funciona completamente sem energia da rede, o que o torna particularmente atrativo para empresas que dependem do hidrogénio como fonte de energia preferida. A célula de combustível funciona na faixa de potência eficiente entre 20 e 40 kW e garante que a bateria nunca caia abaixo de um nível de carga crítico.

A autonomia do ônibus solo é de até 480 km na modalidade H2 e de até 360 km para o ônibus articulado , dependendo de fatores como topografia e condições de condução. A vantagem deste modo de operação é o curto tempo de reabastecimento associado ao hidrogênio em comparação com o longo tempo de carregamento dos veículos elétricos a bateria.


A célula de combustível Mercedes-Benz eCitaro oferece um total de três estratégias operacionais que podem ser selecionadas dependendo dos requisitos da respectiva empresa de transporte:

- Modo Alcance Máximo : Neste modo, tanto a bateria quanto a célula de combustível são utilizadas ao máximo. A célula de combustível funciona sempre na faixa mais eficiente e tanto a bateria quanto o armazenamento de hidrogênio são utilizados de forma ideal. Isso permite que o ônibus solo tenha um alcance de até 600 km com a atual geração de baterias e de até 700 km com a futura bateria NMC4;

- Modo Balanceado : Aqui a bateria fornece a maior parte da energia para o acionamento e os consumidores auxiliares, enquanto a célula de combustível adiciona apenas a energia necessária para atingir a autonomia desejada. Este modo permite um alcance de até 700 km para um barramento solo com bateria NMC4;

- Modo H2 : Este modo permite que o ônibus funcione exclusivamente com hidrogênio. A célula de combustível garante que a bateria seja carregada durante a condução, sem a necessidade de infraestrutura de carregamento externa. As autonomias no modo H2 são de até 480 km para o veículo solo e 360 ​​km para o ônibus articulado.

A decisão do modo de operação adequado é crucial para a economia e confiabilidade do veículo. A Daimler Buses oferece, portanto, aconselhamento abrangente de consultores de sistemas que ajudam as empresas de transporte a selecionar a estratégia operacional mais adequada para a sua área de operação. A estratégia operacional é definida através do software do sistema do veículo e não pode ser alterada diretamente através do mostrador do condutor.


Outro destaque da célula de combustível Mercedes-Benz eCitaro é a integração do sistema digital de monitoramento veicular por meio do portal Omniplus On . Através deste portal, os operadores podem monitorizar em tempo real os dados mais importantes do veículo, como o nível da bateria , o fornecimento de hidrogénio e o consumo de energia . O sistema permite uma análise detalhada das tendências e do potencial de otimização do consumo de energia e fornece informações concretas sobre como aumentar a eficiência. O sistema também oferece uma previsão precisa em termos de autonomia, exibindo o nível atual de abastecimento de hidrogénio e bateria, bem como a autonomia restante.

Em caso de avarias ou baixos níveis de enchimento, os responsáveis ​​são avisados ​​de imediato – seja através do portal ou mesmo via SMS. Para as empresas que não utilizam o portal Omniplus On, a Daimler Buses também oferece pacotes de dados individuais que permitem a integração dos dados dos veículos nos sistemas de gestão de frota existentes.


A célula de combustível Mercedes-Benz eCitaro representa uma solução flexível para o transporte urbano que permite às empresas de transporte escolher entre diferentes estratégias operacionais e, assim, adaptar o autocarro de forma ideal às suas necessidades específicas. Destaca-se especialmente a possibilidade de operar o autocarro exclusivamente com hidrogênio, o que é de particular interesse para os operadores que apostam no reabastecimento rápido e na utilização de hidrogênio verde. A integração de um avançado sistema de monitorização digital garante elevada eficiência e prontidão operacional do veículo, o que contribui para uma melhor rentabilidade de toda a frota a longo prazo.

* Anderson Nunes/Mercedes Magazine.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA



História do Furglaine, van fabricada pela Furglass que foi o veículo mais requintado dos anos 80.

***

>>> NOVO CHEVROLET EQUINOX


Novo Equinox Turbo leva requinte e exclusividade ao segmento de maior desejo

O segmento de SUVs nunca esteve tão aquecido. São mais de 100 modelos à disposição, com diferentes tamanhos e tecnologias de propulsão. A categoria dos veículos médios equipados com motor turbo é a mais competitiva, por representar o sonho de consumo da maioria dos brasileiros. Com isso, o Novo Equinox Turbo chega para estabelecer um novo patamar de design, sofisticação, experiência e performance. Sem perder a exclusividade, atributo que marca a trajetória do SUV no mercado local.


O modelo desembarca em duas versões topo de linha, Activ e RS, com propostas complementares de estilo e aplicação. Elas se diferenciam pela grade e para-choques customizados, conjunto distinto de rodas e pneus, além de uma cabine ambientada para cada perfil. Inédita, a versão Activ é voltada ao consumidor aventureiro, enquanto a RS foca na esportividade urbana. As duas trazem tração (AWD) integral inteligente de série.


Compartilham também as inovações tecnológicas: conectividade 5G, assistentes avançados de segurança e direção, pacote premium de itens de conforto e nova configuração mecânica. O motor 1.5 turbo está cinco cavalos mais potente, chegando aos 177 cv, e agora a transmissão é de oito marchas, garantindo melhor performance sem aumento no consumo.


A bordo do SUV da Chevrolet, a sensação é de estar em um veículo de nível superior. Os cinco ocupantes contam com amplo espaço interno, incluindo assoalho traseiro plano. Há sistema eletrônico de cancelamento de ruídos, vidros com isolamento acústico e térmico, bancos climatizados com memória, volante aquecido e cockpit virtual com duas telas.


“O Novo Equinox Turbo foi projetado para atender às necessidades de famílias que valorizam status, prazer ao dirigir e que gostam de viajar de carro com a máxima praticidade”, diz Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul.

Hoje, as vendas de SUVs médios estão divididas entre os modelos turbinados, com aproximadamente 70%, e os eletrificados, com 30%. Para satisfazer os anseios dessa menor porção do segmento, a empresa lançou recentemente o Equinox EV, um veículo totalmente distinto, que complementa a gama.


Disponível no Brasil a partir do início de dezembro, o Novo Equinox Turbo é o sexto lançamento da Chevrolet neste ano, reforçando o compromisso da marca em oferecer um portfólio de produto cada vez mais sofisticado e sustentável.

Quarta geração

Tudo é inédito no Novo Equinox Turbo. O visual imponente e a profusão de ângulos retos caracterizam o modelo 2025. A frente está mais alta e a lateral ganha linhas atléticas com elementos inéditos. Na traseira, o destaque são as lanternas com assinatura de LED em forma de “Y”, tendência entre os atuais SUVs globais da Chevrolet.

A quarta geração do Equinox dá um salto principalmente em requinte, mostrando que o produto evolui para encantar o consumidor. Referência em pesquisas de satisfação na categoria, o modelo continua se destacando dos rivais diretos pela superioridade nas dimensões e pelo seu size impression, expressão atribuída a um automóvel que chama a atenção pelo seu porte e presença.


O novo modelo está ligeiramente maior, mais largo e mais alto. São 4.667 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 1.713 mm de altura - proporções com o intuito de favorecer tanto o design exterior quanto o melhor aproveitamento do espaço interno. O compartimento de bagagem leva 469 litros até o nível dos vidros e conta com um “subsolo”, perfeito para quem precisa separar ou camuflar determinados tipos de carga.


A dianteira é marcada pelo conjunto óptico bipartido, com a parte superior bem afilada, agregando tecnologia e beleza ao SUV da Chevrolet mais vendido do mundo. A grade e o para-choque estão mais proeminentes, com a adição de molduras que contornam as caixas de roda e seguem por toda a base das portas. Elas, aliás, também foram redesenhadas para facilitar o embarque dos passageiros.


Com isso, a geometria da coluna “C” também foi modificada, mas sem perder aquela impressão de robustez que acompanha o modelo desde sua origem. O efeito de teto flutuante (panorâmico) é outra nuance que ressalta a estética do modelo.

Ao entrar no veículo, chama a atenção as telas de alta definição do painel e o elevado padrão de qualidade dos acabamentos, incluindo o dos assentos Evotex, feitos com um material sintético super macio, agradável ao toque, com alta capacidade de dissipar calor – perfeito para uso em países de clima quente.


As forrações do painel e dos encostos de braços passam a ser soft touch. Já os comandos do ar-condicionado (dual zone) e do console central reforçam a atmosfera high-tech com efeito de superfície brilhante.

Comparando as versões Activ e RS, nota-se que o modelo de apelo aventureiro traz múltiplos elementos em tons escurecidos na carroceria, pneus de perfil mais alto (para filtrar melhor as imperfeições no fora-de-estrada) e interior com acabamentos caramelo.


Na derivação esportiva do Novo Equinox Turbo, a impressão é de que se está diante de um veículo mais aerodinâmico e rente ao solo. Conta ainda com rodas aro 20 e teto escurecido. Na cabine, dominam os revestimentos pretos decorados com costura vermelha e azul até no volante, de base reta.

Integrado ao seu estilo de vida

Por serem altamente aspiracionais, os SUVs tomaram o posto dos sedãs premium para se tornar a vitrine tecnológica dos fabricantes de automóveis. O Novo Equinox Turbo é um bom exemplo dessa tendência de superioridade. O carro da Chevrolet traz um pacote imbatível na categoria com itens de segurança ativa, conectividade avançada e equipamentos de comodidade que valorizam a experiência a bordo.

“Desenvolvemos as versões Activ e RS com um conteúdo específico para o mercado brasileiro, reunindo todas as tecnologias inovadoras disponíveis para o Novo Equinox Turbo nos Estados Unidos. Aqui, o modelo atrai um cliente que exige alto padrão em conforto, performance, segurança e conectividade”, conta Maurício Scalzo, diretor de Planejamento de Portfólio da GM América do Sul.

Na proteção dos ocupantes, o modelo adicionou: alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com correção ativa da direção, controle adaptativo de cruzeiro, além de sensor perimetral de desembarque, câmera 360º e retrovisor interno com projeção de vídeo.

Esses recursos se unem ao sistema de resposta automática em caso de acidente e aos bancos com alertas sensoriais - o recurso exclusivo da Chevrolet fornece um feedback tátil mais imediato e eficaz ao motorista, ajudando-o a reagir rapidamente a qualquer situação crítica sem precisar desviar os olhos da estrada.

Em relação a comodidades, o usuário conta com sistema de abertura da tampa traseira por sensor de proximidade e atualização remota de sistemas eletrônicos, poupando visitas adicionais à concessionária para realizar esses updates. A funcionalidade também permite customizações digitais do veículo.

Outro diferencial competitivo do Novo Equinox Turbo está na conectividade, território liderado pela GM. Além do quadro de instrumentos configurável de 11”, o veículo oferece sistema OnStar 5G e um multimídia MyLink (11,3”) de última geração compatível com Android Auto/Apple Car Play mais internet e Google built-in nativos. Ou seja, o carro independe de um smartphone para projetar desde mapas online até aplicativos gerenciados por inteligência artificial.

O Novo Equinox Turbo foi o escolhido para estrear o 5G, que permite velocidade de conexão entre 10 e 100 vezes mais rápida, dependendo da infraestrutura local. A tecnologia é capaz de elevar a experiência ao volante a um nível muito mais avançado.

“À medida que evoluímos para uma conexão de internet ultrarrápida no Brasil, a tecnologia da GM permitirá a ampliação de funcionalidades e de serviços desses veículos, trazendo ainda mais conectividade e segurança. Tanto que o 5G é a base de uma futura geração de veículos gerenciados por softwares e de automóveis totalmente autônomos”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

Veja outras oportunidades de avanços da tecnologia 5G:

- Download instantâneo de músicas e vídeos de alta definição;
- Atualizações remotas mais abrangentes e rápidas;
- Navegação online com gráficos animados de melhor resolução;
- Uso mais amplo de sistemas comandados por voz;
- Maior possibilidade de customizações digitais do veículo;
- Maior segurança cibernética;
- Mais comandos remotos do veículo via app.

A difusão do 5G representa o maior salto evolutivo da conectividade veicular desde a chegada do OnStar no Brasil, há uma década.

Praticidade é um dos pilares do Novo Equinox Turbo. Por meio do aplicativo myChevrolet dá para acessar diversas funcionalidades à distância, pré-climatizar a cabine, fazer check-ups instantâneos e até acompanhar o deslocamento do automóvel.

Prazeroso de conduzir

Não há dúvidas de que o fenômeno comercial dos SUVs passa pela evolução dinâmica desses veículos, que hoje têm conforto e dirigibilidade semelhantes à dos melhores carros de passeio. Parte da explicação está no avanço da arquitetura estrutural.

O Novo Equinox Turbo dá um passo além neste sentido. Suspensão, direção, motor, transmissão e eletrônica foram refinadas para oferecer uma condução ainda mais envolvente. O modelo da Chevrolet é daquele tipo de produto para ser “degustado”.

Ao volante, o motorista vai sentir um rodar macio, com direção precisa e um conjunto mecânico muito mais harmonizado... Tudo com muito mais silêncio a bordo.

O propulsor foi recalibrado e ganhou a companhia de uma nova transmissão, agora de oito marchas. As alterações resultam em aumento da potência, torque e eficiência. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 9,3s, quase 7% mais rápido que o modelo anterior. A mesma lógica se aplica a retomadas, que simulam ultrapassagens em rodovia. O 60-100 km/h leva apenas 6,3s.

Agora dá para fazer trocas de marcha manualmente por meio de aletas atrás do volante, bem como selecionar um dos três modos de condução do veículo: normal, baixo atrito e off-road. Destaque também para o novo computador de bordo, mais completo e interativo, com dados como vida útil das pastilhas de freio, força G e inclinômetro da carroceria.

Outra novidade é o sistema Auto Hold, útil em situações de trânsito, por manter o automóvel parado automaticamente após o condutor liberar o freio, sem a necessidade de manter pressionado o pedal o tempo todo.

Mais um recurso interessante é o sistema que permite o monitoramento e o ajuste de configurações do carro para quando o veículo é entregue a manobristas, por exemplo. Dá para limitar a velocidade e acessar depois um relatório de condução para consultar a quantidade de vezes que os alertas de segurança atuaram.

Apesar de estar maior, mais equipado e mais ágil, o Novo Equinox Turbo manteve a média de consumo de gasolina, tanto na estrada (10,7 km/l) quanto na cidade (9 km/l), de acordo com o ciclo do Inmetro. Prova de que o carro está melhor do ponto de vista energético.

Outro diferencial do SUV da Chevrolet é que ele vem equipado de série com tração (AWD) integral inteligente. O sistema é projetado para distribuir automaticamente a potência às rodas com maior aderência, oferecendo maior estabilidade e controle, especialmente em condições adversas, como lama ou pisos escorregadios.

O Novo Equinox Turbo estreia em cinco opções de cores para a carroceria: Verde Cacti (exclusivo Activ), Vermelho Radiant (exclusivo RS), Branco Abalone, Preto Ouro Negro e Prata Shark.

* Press Release/GM do Brasil.

>>> MITSUBISHI TRITON 2025


Mitsubishi Motors apresenta nova geração da picape Triton

A espera acabou. A sexta e mais atual geração da renomada linha de picapes Mitsubishi Triton foi apresentada ao mercado brasileiro. Completamente novo, o veículo chega em seis versões diferentes — algumas delas com preço de lançamento mais baixo em relação à geração anterior — e oferece ainda mais robustez, estabilidade, segurança e conforto.


Produzida na fábrica da HPE Automotores em Catalão (GO), a picape é a única de tecnologia japonesa fabricada em solo nacional, no centro de uma importante região do agronegócio brasileiro. A picape está disponível para pré-venda em todas as 128 concessionárias Mitsubishi Motors de todo o Brasil. Suas primeiras unidades devem chegar às lojas a partir do próximo mês de janeiro.

As diferentes versões são perfeitas para atender aos mais variados perfis de público, desde o profissional do campo, ao executivo de uma grande metrópole ou mesmo aos amantes de trilhas e esportes ao ar livre. Todas elas são oferecidas com o mesmo motor completamente renovado em relação à geração anterior e com os seguintes valores:

- Triton GL MT (exclusivo para venda direta) – R$ 249.990;
- Triton GL – AT (exclusivo para venda direta) – R$ 259.990;
- Triton GLS - R$ 265.990;
- Triton HPE – R$ 284.990;
- Triton HPE-S – R$ 314.990;
- Triton Katana - R$ 329.990.

Pela primeira vez na história da Mitsubishi Motors no Brasil, o veículo chega com duas versões topo de linha. A Katana, cujo nome remete à espada de alta precisão e rapidez usada pelos samurais japoneses, tem uma proposta mais jovem e esportiva, graças ao acabamento escuro abundante em diversos itens. O nome Katana também está associado à honra, disciplina e ao espírito guerreiro tão presentes na cultura japonesa. Já seu “par”, a versão HPE-S oferece aos clientes os mesmos equipamentos, mas com uma aparência clássica e conservadora, graças aos itens com acabamento em cinza e cromado.


Com cinco anos ou 100 mil quilômetros de garantia de fábrica, o modelo chega para ser um dos mais relevantes dentro do segmento de picapes médias 4x4 diesel no Brasil, e honra toda a tradição e legado que a linha de picapes Triton traz desde sua primeira geração, lançada no Japão em 1978.

A linha Mitsubishi Triton é, atualmente, responsável por 48% do total de vendas de todos os modelos Mitsubishi Motors disponíveis no Brasil. A chegada da sexta geração ao mercado deve consolidar ainda mais o modelo como uma das melhores opções dentro do concorrido segmento de picapes médias 4x4 a diesel disponíveis no país.

Nova estrutura

A sexta geração da picape Mitsubishi Triton chega completamente renovada em relação à geração anterior, a começar por um novo chassi, acompanhado também de uma nova carroceria. Baseado no conceito Mega Chassis, o chassi da nova Triton é o mais robusto já desenvolvido em toda a história da Mitsubishi Motors. Mais leve, extremamente resistente, ele oferece 60% mais rigidez flexional e 40% mais rigidez torcional em relação à geração anterior.


A nova estrutura também é consideravelmente maior em relação à geração anterior, com 130 milímetros a mais na distância entre eixos, 20 milímetros a mais de comprimento total e 50 milímetros a mais de largura, o que oferece mais espaço para todos os ocupantes, seja nos bancos dianteiros ou traseiros.

Apesar de maiores, as dimensões da picape não são exageradas e tem o tamanho ideal para oferecer mais estabilidade e mais facilidade de condução, seja em uma cidade com ruas apertadas, seja em uma rodovia de cinco ou mais faixas, graças à sua excelente capacidade de manobras e sua ampla visibilidade.

Novo design externo

A nova carroceria que estreia nessa sexta geração da Triton dá à picape uma aparência inédita que transmite ainda mais robustez e sofisticação, sem deixar de lado o espírito esportivo e desbravador, sempre presente na linha Triton desde seu lançamento, mais de quatro décadas atrás. Totalmente baseada no conceito de design “Modo Beast”, ela evoca a um veículo forte, robusto e preparado para qualquer necessidade.


Na parte dianteira, a grade frontal dividida em três partes é ampla e mais larga que na geração anterior, assim como o para-choque dianteiro, pintado na cor da carroceria, que traz o já renomado conceito Dynamic Shield com acabamento em preto brilhante, em cromado ou até mesmo na cor da carroceria, dependendo da versão.

O conjunto óptico traz DRLs em LED bem afilados com assinatura em “L” que remetem aos olhos de um predador em busca de sua caça. Logo abaixo deles encontram-se as luzes de seta, o farol alto e os faróis de neblina. Tal disposição garante um visual bastante moderno e arrojado para o modelo.


A versão Katana abusa dos acabamentos em preto metálico, presentes em itens como no skidplate, maçanetas, retrovisores, molduras dos faróis de neblina, moldura da tampa da caçamba, para-choque traseiro e no rack de teto. As rodas de aro 18 com acabamento também em preto dão o toque final para a proposta esportiva e aventureira da versão.

Nas demais versões, os mesmos acabamentos chegam em cromado ou na cor da carroceria, e oferecem um visual limpo e dinâmico, sem perder a proposta robusta presente em toda a linha.

Como forma de auxiliar os ocupantes do veículo, a lateral da picape pode ser equipada - dependendo da versão – com estribos laterais bastante largos, projetados para fornecer uma plataforma antiderrapante de acesso facilitado ao interior do veículo, mesmo quando em uso off-road e condições escorregadias.

Na parte traseira, as saliências laterais do para-choques podem servir como plataforma de acesso à caçamba quando sua tampa está aberta, o que facilita o acesso e a acomodação de cargas.


Na caçamba, o diferencial fica para o revestimento em X-Liner. Antiderrapante e antirriscos, o revestimento vem de série em todas as versões e oferece extrema durabilidade e praticidade aos ocupantes. Ele substitui a proteção removível em plástico presente em algumas concorrentes e é totalmente impermeável.

As lanternas com assinatura LED em “T” reforçam o senso de largura da carroceria além de evocarem a robustez presente no modelo.

A versão Katana ainda é equipada com um Santo Antônio estilizado em preto metálico com detalhe em Dark Titanium, para um visual ainda mais robusto e esportivo.

Interior sofisticado

Assim como na parte externa, o interior da nova Mitsubishi Triton é completamente novo em relação à geração anterior. Absolutamente tudo é novo, a começar pelo tamanho maior, graças ao aumento da largura e entre eixos, que entrega ainda mais espaço entre os bancos a todos os seus ocupantes.


A experiência a bordo é totalmente intuitiva e moderna e mescla o uso de telas sensíveis ao toque com botões e mostradores físicos, tudo feito com materiais duráveis de fino acabamento, dispostos de forma fácil e sempre à mão dos ocupantes.

Todo o interior da nova Mitsubishi Triton foi projetado sob o conceito de “eixo horizontal”, ou seja, por meio de uma mesma linha que vai do centro do volante até o final do painel central, todos os comandos estão alinhados, o que torna a vida a bordo totalmente intuitiva, fácil de usar, além de proporcionar uma sensação de maior amplitude para os ocupantes.

Os botões físicos são ideais para o uso fácil em situações de terrenos difíceis uma vez que, independentemente da trepidação imposta pelo piso, eles são facilmente acionados.

O volante multifuncional de três raios é menor em relação à geração anterior e oferece excelente ergonomia – além de ajustes de altura e profundidade – e acionamento de comandos de forma bastante simples e rápida por parte do motorista.


O condutor também tem acesso a um novo painel de instrumentos, capaz de atender a todos os perfis de clientes. Os mostradores de velocidade, temperatura, nível de combustível e tacômetro são físicos enquanto todas as demais informações são mostradas em um painel de 7 polegadas e alta definição.

Nele, são mostradas as mais diversas informações sobre o funcionamento da picape como modo de condução dentro ou fora de estrada, números de consumo, mapa, informações de dirigibilidade e segurança, entre outros.

Alinhado com o painel de instrumentos está o novo sistema de entretenimento, com tela sensível ao toque de nove polegadas e alta definição. Compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, o sistema oferece diversas funções totalmente integradas a até dois celulares de forma simultânea, ou seja, enquanto o passageiro comanda de seu próprio celular a escolha de uma playlist, o celular do motorista pode projetar o Waze ou Google Maps na tela.


Além dos comandos na própria tela, os ocupantes também têm à sua disposição botões físicos que controlam inúmeras funções que vão desde os comandos de intensidade e temperatura do ar-condicionado dual-zone, até o sistema de câmeras 360º disponível na versão Katana.

O painel também traz dois porta-luvas, um tradicional, mais amplo e iluminado além de outro na parte superior, com tampa, ideal para guardar documentos e itens de fácil acesso, um exemplo de como o design deve oferecer elegância e funcionalidade.


As versões HPE, HPE-S e Katana oferecem ainda uma nova forma de carregamento de celular sem fio – além das já conhecidas saídas auxiliares USB-A e USB-C, tanto para a fileira da frente quanto para a de trás – além de tomadas carregadoras 12V nos consoles centrais dianteiro e traseiro.

O amplo uso do couro premium aliado aos acabamentos soft touch de alta qualidade reforçam a proposta de sofisticação que a picape oferece a seus ocupantes. Os bancos em couro, que nas versões Katana e HPE-S recebem costura em cores contrastantes, são sem dúvida os mais confortáveis e ergonômicos da categoria, ideais para viagens longas.


O interior também conta com um sistema de ar-condicionado ainda mais eficiente por conta das saídas de ar colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine de forma mais rápida, ao captar o ar refrigerado da primeira fileira e transferir para a fileira de trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, através de um comando localizado no teto.

Motor e câmbio

Toda a linha da sexta geração da Mitsubishi Triton é equipada com o novo motor diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2.4 litros, que rende 205 cv de potência e 47,9kgf.m de torque.

O propulsor possui duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), transmissão por corrente QPM, sistema de alimentação de alta pressão e injeção direta de combustível. Tais sistemas oferecem melhor linearidade de entrega de torque e respostas bastante rápidas aos comandos no pedal do acelerador.


Aliado ao sistema de transmissão automático de seis velocidades com calibração adaptativa INVECS-II, a nova geração da Mitsubishi Triton é seguramente a picape média mais econômica da categoria.

O sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo, resultando em baixíssimos níveis de emissões, sem comprometer a linearidade de entrega de torque, respostas intuitivas aos comandos de pedal do acelerador e transmissão rápida e com calibração adaptativa INVECS-II.

Novo sistema de suspensão

Se a proposta da nova Mitsubishi Triton é ser ainda mais robusta e confortável em relação às gerações anteriores, o sistema de suspensão é também um dos grandes responsáveis por entregar essas características.

Ele é completamente novo e foi projetado para oferecer o máximo em conforto, segurança e estabilidade em qualquer tipo de terreno, independentemente do peso da carga que a picape pode carregar. As modificações melhoraram de forma significativa o conforto e o desempenho ao dirigir em qualquer tipo de terreno.


A suspensão dianteira utiliza o sistema de duplos braços sobrepostos (Double Wishbone), enquanto a suspensão traseira utiliza o tradicional conjunto de feixe de molas, com ajustes perfeitamente adequados tanto para o uso urbano quanto para o off road.

O curso de suspensão também ficou 20 milímetros maior, entregando uma melhor aderência e tração em trechos de terra, lama, pedra e cascalho.

Tração

O sistema de tração oferecido na linha Triton é, há anos, um dos principais responsáveis pela picape ser a mais robusta do mercado. Nessa nova geração, ele chega ainda melhor.

A nova Triton é a única da categoria a oferecer 7 opções de modo de direção – Normal, Eco, Gravel, Snow, Mud, Sand e Rock – que ajustam a tração e a performance de acordo com o piso escolhido.

Não importa em qual situação esteja, a nova Mitsubishi Triton se adapta ao terreno e facilita qualquer transposição com conforto e confiabilidade ao motorista. O destaque fica ainda para o exclusivo modo Gravel, que permite a máxima velocidade em cascalho ou pisos escorregadios.

O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos distintos de operação, incluindo a reduzida, ideais para o tráfego em diferentes tipos de terreno. Por meio do seletor no console central, ele pode facilmente escolher o melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

· 2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

· 4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema distribui automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.

· 4HLc - Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.

· 4LLc - Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

A sexta geração da linha de picapes Triton deve chegar ao mercado brasileiro em meados de janeiro.

* Press Release/Mitsubishi Motors.