segunda-feira, 27 de julho de 2009

>>> MERCEDES-BENZ GL

Grandalhão, GL cativa pela delicadeza
A cara é de mau, mas esta sensação se desfaz no momento em que o motorista dá a partida no carro. A partir daí, tudo vira uma aventura divertida: subir barrancos, descer ladeiras, enfrentar a lama... Enfim, transpor obstáculos é a sua missão e faz isso com muita delicadeza, apesar do seu perfil agressivo.


Mesmo que a maior parte dos compradores deste carro não realize estas façanhas, ela deseja um veículo que tenha toda essa parafernália capaz de deixá-lo seguro nas mais adversas situações. E, além disso, quer espaço para sete ocupantes, graças a uma terceira fileira rebatível.

O Mercedes-Benz GL sai da mesma planta onde são produzidos o Classe ML e o R, no Alabama, Estados Unidos. Foi mostrado pela primeira vez no Salão de Detroit, em 2006. É bastante difícil ver um deles rodando por aí, mesmo porque, é vendido somente por encomenda por US$ 194 mil.


Na versão 500, traz um motor V8 de 5,5 litros e 388 cv de potência e 54 kgfm de torque em uma faixa de rotação entre 2.800 e 4.800 giros. Associado ao bloco há uma transmissão automática de sete velocidades chamada 7G-Tronic. De acordo com a Mercedes-Benz, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos e a velocidade máxima alcançada é de 240 km/h.

Para comprovar o que este fora de estrada tem a oferecer, o iCarros cruzou uma pequena trilha off road durante um evento para clientes da marca, que aconteceu em São Paulo, no mês passado. O cenário tinha exercícios convidativos: buracos, lama, ladeiras, pista em forma de caixa de ovos, frenagem brusca na terra, entre outros. E a conclusão foi a de que ele não deixa o conforto de lado em qualquer cenário, mesmo com sua disposição para encarar a terra.


O primeiro botão a ser acionado no início do teste foi a reduzida com bloqueio do diferencial central, sistema disponível somente neste veículo, em toda linha da montadora. Ele divide igualmente a força nas rodas dianteiras e traseiras (50% para ambos os lados) para evitar que elas patinem. Na terra, em baixa velocidade, ela faz com que o carro pareça estar carregando toneladas na parte de trás. Essa é a função: força total em baixa rotação. Não há alavancas; tudo é controlado eletronicamente, assim como a tração 4Matic, que atua nas quatro rodas permanentemente.

Hora de encarar o primeiro desafio: buracos por todas as partes, de diferentes tamanhos. A reduzida cumpre seu papel, fazendo com que o GL saia com facilidade deles. O único trabalho do condutor é manter a direção reta e o pé no acelerador, com moderação. Depois, ao se deparar com a primeira ladeira de terra, bastante íngreme, foi possível parar o carro no meio do trajeto e continuar subindo, sem que os pneus traseiros girassem em falso.

Na hora de descer, é o momento de optar pela assistência de descida em frenagem. Não é preciso colocar os pés no freio que o equipamento segura o carro sozinho, fazendo com que ele permaneça em uma velocidade já estipulada que, no caso, foi de 15 km/h. Dá um pouco de medo, mas a segurança está garantida. O carro desce lentamente e é possível ouvir o sistema de assistência trabalhando por baixo do veículo.


Na reta, hora de acelerar. O V8 responde no momento em que o pé toca o pedal. Apesar de todo o tamanho – são 5,08 metros de comprimento, 3,07 metros de entre-eixos e 3,1 toneladas –, na hora em que os freios são acionados, não há derrapagem ou trancos.

O passeio com o poderoso da Mercedes-Benz foi curto, com duração de pouco mais de meia hora, mas foi tempo suficiente para comprovar que os grandalhões também podem ser suaves. Ao menos, no caso da condução do GL500.

* Anelisa Lopes/iCarros.

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